Ter um modelo de ficha de EPI adequado previne muitas dores de cabeça. Mais que isso, promove a segurança que esse procedimento promete. Aprenda aqui a fazer um modelo adequado e que seja satisfatório, de acordo com a proteção devida em casos de acidentes. Aproveite e adquira um modelo pronto para usar agora mesmo.
Acidentes de trabalho acontecem todos os dias. Quando a empresa não treina e não oferece os EPIs necessários, a partir da função de cada funcionário, os riscos de algo grave acontecer são altos.
Para que ter uma ficha de EPI?
É obrigação da empresa distribuir todos os equipamentos de proteção individual e coletiva aos funcionários.
Cada segmento e atividade tem EPIs diferentes, de acordo com a área de atuação. Alguns são básicos, como luvas, máscaras, óculos e fones. Outros já incluem aventais e roupas de proteção.
Promover a segurança do trabalho no ambiente corporativo e sempre reforçar o uso está entre os princípios de uma empresa com alta produtividade. Sem acidentes e com a equipe completa, todas as tarefas programadas são atendidas. E a saúde e bem-estar de toda a equipe ficam assegurados.
Acima de tudo, mais que ter um modelo de ficha de EPI que atenda as necessidades, oriente e sempre reforce sobre a importância de cada item do kit de EPI.
E sempre recicle os treinamentos para casos de emergência para que no momento de acidentes, os envolvidos estejam preparados sobre como agir.
Para saber mais sobre segurança do trabalho, confira:
- Segurança do trabalho: Equipamentos de Proteção Individual;
- Equipamento de proteção coletiva: o que é?;
Modelo de ficha de EPI
O modelo de ficha de EPI pode ser personalizado. Entretanto, existe o básico.
Vamos poupar seu trabalho e já te oferecer aqui um modelo de ficha de EPI pronto para ser usado agora mesmo: modelo GRÁTIS de ficha de EPI.
As informações mais básicas precisam conter detalhes de cada segmento, além da lista de equipamentos que serão fornecidos.
Então, vamos lá para elas:
- Empresa;
- Nome do funcionário;
- Número o registro/cargo;
- telefone:
- Data de Admissão:
- Data de demissão (em caso de necessidade de devolução dos EPIs).
Como alguns equipamentos devem ser repostos de tempos em tempos, a ficha de EPI preenchida precisa ter uma tabela com as datas. Isso mesmo, você pode utilizar uma única ficha para várias distribuições. Dessa forma, você economiza com papel e espaço, ao invés de guardar várias e várias folhas.
Ficha de EPI preenchida
O preenchimento pode ficar por conta de quem distribui os equipamentos. Porém, cada funcionário deve ler a ficha e verificar se tudo o que está descrito realmente está sendo oferecido naquele momento.
Mas não basta estar preenchida para garantir o uso.
Leia também: Existe regra para uso de uniforme na prestação de serviços.
Como garantir e reafirmar o uso de EPI antes do início das atividades?
Já que o gestor e a pessoa responsável pela distribuição dos EPIs ou até mesmo pela segurança do trabalho não acompanham a equipe externa nas visitas, como reafirmar que os equipamentos são utilizados?
Além da ficha de EPI preenchida e assinada na sede no dia da distribuição, controlar o uso desses equipamentos no dia a dia exige uma certa vigilância.
Então, o que fazer? Em casos de acidentes, a empresa certamente vai ser questionada sobre o uso dos EPIs no momento do ocorrido.
Mais que ter uma ficha de EPI em word assinada, a gestão tem outros meios de certificar-se que o técnico está ciente de que precisa utilizar o EPI a cada atividade.
Possivelmente, você usa checklists na realização das tarefas. Imagine que antes do preenchimento do checklist, o técnico precisa dar ok nos principais itens de segurança em um aplicativo. Mas esse app traz o checklist para preenchimento com todas as atividades que serão executadas naquela visita.
Ou seja, o técnico só começa se realmente afirmar o uso de EPI naquele visita. Feito todo o processo, ele só consegue encerrar a visita e ir para a próxima, quando a lista de verificações está preenchida.
Como facilitar a confirmação do uso de EPI?
Se você é daqueles que afirmam em alto e bom som “segurança em primeiro lugar”, chegou o momento de reafirmar isso mais que da boca para fora. Literalmente na prática.
Essa confirmação é possível por meio de um sistema de gestão de equipes externas. Mais que o checklist e a confirmação do uso de EPIs, outras ferramentas agregam esse aliado da gestão inteligente e com alta produtividade.
- Ordem de serviço digital;
- Checklist;
- Controle de materiais;
- Localização em tempo real;
- Pesquisa de satisfação do cliente.
Não adianta utilizar uma única ficha de EPI para várias distribuições e ainda utilizar ordem de serviço de papel.
A tecnologia aliada à segurança do trabalho
Quando uma visita demora mais que o esperado, ainda mais aquelas de alto risco, que envolve a manipulação de produtos químicos, como você sabe se houve ou não um incidente?
Acompanhar mesmo que de longe indica mais que uma segurança extra, mas que a gestão está ali para apoiar a equipe. Por meio de um painel, o gestor consegue visualizar todas as etapas do processo de uma visita.
Desde o início, com a confirmação do uso do EPI, até a finalização com a assinatura e preenchimento da pesquisa de satisfação pelo cliente. Tudo isso por meio de um aplicativo instalado no smartphone no técnico que é integrado ao sistema.
Caso aconteça algum impedimento ou ultrapasse o tempo previsto, o gestor aciona o técnico ou o responsável pela visita para assegurar se está tudo bem.
Tudo isso em um único lugar. Conheça nosso site: www.fieldcontrol.com.br.
Para mais conteúdo sobre gestão, inscreva-se no nosso canal no YouTube.