Modelo de ficha de EPI pronto para download

Ter um modelo de ficha de EPI adequado te previne de muitas dores de cabeça. Mais que isso, promove a segurança que esse procedimento promete. Aprenda aqui a fazer um modelo adequado e que seja satisfatório, de acordo com a proteção devida em casos de acidentes.

Acidentes de trabalho acontecem todos os dias. Quando a empresa não treina e oferece os EPIs necessários, a partir da função de cada funcionário, os riscos de algo grave acontecer são altos.

Para que ter uma ficha de EPI?

É obrigação da empresa distribuir todos os equipamentos de proteção individual e coletiva aos funcionários.

Cada segmento e atividade tem EPIs diferentes, de acordo com a área de atuação. Alguns são básicos, como luvas, máscaras, óculos e fones. Outros já incluem aventais e roupas de proteção.

Promover a segurança do trabalho no ambiente corporativo e sempre reforçar  o uso está entre os princípios de uma empresa com alta produtividade. Sem acidentes e com a equipe completa, todas as tarefas programadas são atendidas. E a saúde e bem-estar de toda a equipe ficam assegurados.

Acima de tudo, mais que ter um modelo de ficha de EPI que atenda as necessidades, oriente e sempre reforce sobre a importância de cada item do kit de EPI.

E sempre recicle os treinamentos para casos de emergência para que no momento de acidentes, os envolvidos estejam preparados sobre como agir.

Para saber mais sobre segurança do trabalho, confira:

Modelo de ficha de EPI

O modelo de ficha de EPI pode ser personalizado. Entretanto, existe o básico.

Vamos poupar seu trabalho e já te oferecer aqui um modelo de ficha de EPI pronto, para ser usado agora mesmo: download grátis de modelo de ficha de EPI

As informações mais básicas precisam conter detalhes de cada segmento, além da lista de equipamentos que serão fornecidos.

Então, vamos lá para elas:

• Empresa;
  • Nome do funcionário;
  • Número o registro/cargo;
  • telefone:
  • Data de Admissão:
  • Data de demissão (em caso de necessidade de devolução dos EPIs).

Como alguns equipamentos devem ser repostos de tempos em tempos, a ficha de EPI preenchida precisa ter uma tabela com as datas. Isso mesmo, você pode utilizar uma única ficha para várias distribuições. Dessa forma, você economiza com papel e espaço, ao invés de guardar várias e várias folhas.

Ficha de EPI preenchida

O preenchimento pode ficar por conta de quem distribui os equipamentos. Porém, cada funcionário deve ler a ficha e verificar se tudo o que está descrito realmente está sendo oferecido naquele momento.

Mas não basta estar preenchida para garantir o uso.

Leia também: Existe regra para uso de uniforme na prestação de serviços.

Como garantir e reafirmar o uso de EPI antes do início das atividades?

Já que o gestor e a pessoa responsável pela distribuição dos EPIs ou até mesmo pela segurança do trabalho não acompanham a equipe externa nas visitas, como reafirmar que os equipamentos são utilizados?

Além da ficha de EPI preenchida e assinada na sede no dia da distribuição, controlar o uso desses equipamentos no dia a dia exige uma certa vigilância.

Então, o que fazer? Em casos de acidentes, a empresa certamente vai ser questionada sobre o uso dos EPIs no momento do ocorrido.

Mais que ter uma ficha de EPI em word assinada, a gestão tem outros meios de certificar-se que o técnico está ciente de que precisa utilizar o EPI a cada atividade.

Possivelmente, você usa checklists na realização das tarefas. Imagine que antes do preenchimento do checklist, o técnico precisa dar ok nos principais itens de segurança em um aplicativo. Mas esse app traz o checklist para preenchimento com todas as atividades que serão executadas naquela visita.

Ou seja, o técnico só começa se realmente afirmar o uso de EPI naquele visita. Feito todo o processo, ele só consegue encerrar a visita e ir para a próxima, quando a lista de verificações está preenchida.

Como facilitar a confirmação do uso de EPI?

Se você é daqueles que afirmam em alto e bom som “segurança em primeiro lugar”, chegou o momento de reafirmar isso mais que da boca para fora. Literalmente na prática.

Essa confirmação é possível por meio de um sistema de gestão de equipes externas. Mais que o checklist e a confirmação do uso de EPIs, outras ferramentas agregam esse aliado da gestão inteligente e com alta produtividade.

• Ordem de serviço digital;
  • Checklist;
  • Controle de materiais;
  • Localização em tempo real;
  • Pesquisa de satisfação do cliente.

Não adianta utilizar uma única ficha de EPI para várias distribuições e ainda utilizar ordem de serviço de papel.

A tecnologia aliada à segurança do trabalho

Quando uma visita demora mais que o esperado, ainda mais aquelas de alto risco, que envolve a manipulação de produtos químicos, como você sabe se houve ou não um incidente?

Acompanhar mesmo que de longe indica mais que uma segurança extra, mas que a gestão está ali para apoiar a equipe. Por meio de um painel, o gestor consegue visualizar todas as etapas do processo de uma visita.

Desde o início, com a confirmação do uso do EPI, até a finalização com a assinatura e preenchimento da pesquisa de satisfação pelo cliente. Tudo isso por meio de um aplicativo instalado no smartphone no técnico que é integrado ao sistema.

Caso aconteça algum impedimento ou ultrapasse o tempo previsto, o gestor aciona o técnico ou o responsável pela visita para assegurar se está tudo bem.

Tudo isso em um único lugar. Teste agora como funciona. Melhore o desempenho e segurança dos seus funcionários: teste gratuito do Field Control.

Para mais conteúdo sobre gestão, inscreva-se no nosso canal no YouTube.