Modelo de ficha de EPI pronto para download

Ter um modelo de ficha de EPI adequado previne muitas dores de cabeça. Mais que isso, promove a segurança que esse procedimento promete. Aprenda aqui a fazer um modelo adequado e que seja satisfatório, de acordo com a proteção devida em casos de acidentes. Aproveite e adquira um modelo pronto para usar agora mesmo.

Acidentes de trabalho acontecem todos os dias. Quando a empresa não treina e não oferece os EPIs necessários, a partir da função de cada funcionário, os riscos de algo grave acontecer são altos.

Para que ter uma ficha de EPI?

É obrigação da empresa distribuir todos os equipamentos de proteção individual e coletiva aos funcionários.

Cada segmento e atividade tem EPIs diferentes, de acordo com a área de atuação. Alguns são básicos, como luvas, máscaras, óculos e fones. Outros já incluem aventais e roupas de proteção.

Promover a segurança do trabalho no ambiente corporativo e sempre reforçar o uso está entre os princípios de uma empresa com alta produtividade. Sem acidentes e com a equipe completa, todas as tarefas programadas são atendidas. E a saúde e bem-estar de toda a equipe ficam assegurados.

Acima de tudo, mais que ter um modelo de ficha de EPI que atenda as necessidades, oriente e sempre reforce sobre a importância de cada item do kit de EPI.

E sempre recicle os treinamentos para casos de emergência para que no momento de acidentes, os envolvidos estejam preparados sobre como agir.

Para saber mais sobre segurança do trabalho, confira:

Modelo de ficha de EPI

O modelo de ficha de EPI pode ser personalizado. Entretanto, existe o básico.

Vamos poupar seu trabalho e já te oferecer aqui um modelo de ficha de EPI pronto para ser usado agora mesmo: modelo GRÁTIS de ficha de EPI

As informações mais básicas precisam conter detalhes de cada segmento, além da lista de equipamentos que serão fornecidos.

Então, vamos lá para elas:

• Empresa;
  • Nome do funcionário;
  • Número o registro/cargo;
  • telefone:
  • Data de Admissão:
  • Data de demissão (em caso de necessidade de devolução dos EPIs).

Como alguns equipamentos devem ser repostos de tempos em tempos, a ficha de EPI preenchida precisa ter uma tabela com as datas. Isso mesmo, você pode utilizar uma única ficha para várias distribuições. Dessa forma, você economiza com papel e espaço, ao invés de guardar várias e várias folhas.

Ficha de EPI preenchida

O preenchimento pode ficar por conta de quem distribui os equipamentos. Porém, cada funcionário deve ler a ficha e verificar se tudo o que está descrito realmente está sendo oferecido naquele momento.

Mas não basta estar preenchida para garantir o uso.

Leia também: Existe regra para uso de uniforme na prestação de serviços.

Como garantir e reafirmar o uso de EPI antes do início das atividades?

Já que o gestor e a pessoa responsável pela distribuição dos EPIs ou até mesmo pela segurança do trabalho não acompanham a equipe externa nas visitas, como reafirmar que os equipamentos são utilizados?

Além da ficha de EPI preenchida e assinada na sede no dia da distribuição, controlar o uso desses equipamentos no dia a dia exige uma certa vigilância.

Então, o que fazer? Em casos de acidentes, a empresa certamente vai ser questionada sobre o uso dos EPIs no momento do ocorrido.

Mais que ter uma ficha de EPI em word assinada, a gestão tem outros meios de certificar-se que o técnico está ciente de que precisa utilizar o EPI a cada atividade.

Possivelmente, você usa checklists na realização das tarefas. Imagine que antes do preenchimento do checklist, o técnico precisa dar ok nos principais itens de segurança em um aplicativo. Mas esse app traz o checklist para preenchimento com todas as atividades que serão executadas naquela visita.

Ou seja, o técnico só começa se realmente afirmar o uso de EPI naquele visita. Feito todo o processo, ele só consegue encerrar a visita e ir para a próxima, quando a lista de verificações está preenchida.

Como facilitar a confirmação do uso de EPI?

Se você é daqueles que afirmam em alto e bom som “segurança em primeiro lugar”, chegou o momento de reafirmar isso mais que da boca para fora. Literalmente na prática.

Essa confirmação é possível por meio de um sistema de gestão de equipes externas. Mais que o checklist e a confirmação do uso de EPIs, outras ferramentas agregam esse aliado da gestão inteligente e com alta produtividade.

• Ordem de serviço digital;
  • Checklist;
  • Controle de materiais;
  • Localização em tempo real;
  • Pesquisa de satisfação do cliente.

Não adianta utilizar uma única ficha de EPI para várias distribuições e ainda utilizar ordem de serviço de papel.

A tecnologia aliada à segurança do trabalho

Quando uma visita demora mais que o esperado, ainda mais aquelas de alto risco, que envolve a manipulação de produtos químicos, como você sabe se houve ou não um incidente?

Acompanhar mesmo que de longe indica mais que uma segurança extra, mas que a gestão está ali para apoiar a equipe. Por meio de um painel, o gestor consegue visualizar todas as etapas do processo de uma visita.

Desde o início, com a confirmação do uso do EPI, até a finalização com a assinatura e preenchimento da pesquisa de satisfação pelo cliente. Tudo isso por meio de um aplicativo instalado no smartphone no técnico que é integrado ao sistema.

Caso aconteça algum impedimento ou ultrapasse o tempo previsto, o gestor aciona o técnico ou o responsável pela visita para assegurar se está tudo bem.

Tudo isso em um único lugar. Conheça nosso site: www.fieldcontrol.com.br.

Para mais conteúdo sobre gestão, inscreva-se no nosso canal no YouTube.