Não é um palavrão. Muito menos um trava-língua. O organograma de uma empresa pode te livrar de um problemão. Sua prestadora já tem um? Se ainda não, orientamos a tirar um tempo do seu dia para refletir sobre a necessidade dele.
Mas é não é qualquer organograma que você precisa. Para ter resultados mais diretos e precisos, te orientamos a criar um organograma para prestadoras de serviços. Nele, é necessário inserir todas as características do segmento.
Não é difícil. Porém, não vamos te dizer que seja um trabalho leve. Você vai precisar se dedicar.
Antes de mais nada, vamos te explicar o que é um organograma e para que serve.
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O que é organograma?
Vai que você pensa que estamos te lançando uma nova tarefa, sem explicar direito nem o que é. Da forma mais simples, o organograma é um gráfico que representa toda a estrutura de organização da sua empresa. É um modo prático de você visualizar tudo ao mesmo tempo.
Outro objetivo é refletir sobre as funções e estratégias aplicadas na sua gestão.
Portanto, ao visualizá-lo, pode tirar métricas sobre onde está errando e corrigir ali mesmo. Sem muita enrolação e direto no ponto. Bem assertivo.
Nesse gráfico, é possível incluir setores e cargos. No caso de prestadoras de serviço, irá te ajudar a saber qual o melhor técnico para determinada função. Entretanto, de acordo com as melhores habilidades de cada um, a partir dos serviços oferecidos.
O organograma ainda serve para motivar o desempenho do trabalho. Dessa forma, promove todos os esforços de todas as áreas sejam compatíveis.
Parece tudo muito complicado. Talvez, você ainda esteja se perguntando se realmente precisa de um.
A gente te explica melhor no vídeo abaixo:
Organograma de uma empresa prestadoras de serviços
Um organograma para prestadoras de serviços deve incluir funções e responsabilidades que você acha que serão necessárias para dar suporte aos objetivos primários da empresa. Lembra da missão, visão e valores?
Eles que encaixam aqui.
- Na primeira fase, não atribua nomes e posições, apenas determine as habilidades necessárias para cada função;
- Alinhe o novo organograma com as metas anuais da sua empresa para permitir que sua organização execute estratégias definidas;
- Nunca, jamais esquece esse princípio: os clientes devem ser sempre o centro dessas ações e de qualquer outra executada na prestadora;
- Direcione atenção a um conjunto de questões ou preocupações prioritária para o que se deseja alcançar dentro da prestadora;
- Sinalize onde o serviço de campo irá focar esforço e recursos para facilitar a realização do trabalho.
Quando estiver pronto…
Com o organograma pronto e funções definidas, atribua a equipe funções de acordo com as habilidades de cada um. Aqui, será possível checar quem não se encaixa mais na empresa e quem está engajado com o novo foco do negócio.
Os que não se encaixam podem ser treinados ou atribuídos a novas funções.
Ou até mesmo desligados da prestadora, caso haja resistência nas mudanças de atitudes para se enquadram no novo ritmo da prestadora.
O gestor precisa ter em mente que mudanças no organograma normalmente significam demissão de algumas pessoas.
O organograma não precisa ser perfeito, mas ter linhas claras de autoridade e funções bem definidas e responsabilidades vinculadas aos objetivos organizacionais.
O caminho será longo, mas irá permitir que sua equipe trabalhe de forma eficiente.
Aderir novos processos e tecnologia pode ter uma resistência. Teste. Converse com os envolvidos. Explica o motivo e para onde a empresa quer seguir.
Um processo transparente e aberto gera maior engajamento. Para isso, use e abuse de uma boa comunicação.
Comunicação na gestão
Seguir o organograma é apenas uma atribuição. Dividir as tarefas incluídas nele é outro ponto a ser desempenhado.
Você já analisou como anda a divisão de tarefas da equipe?
E caso alguém esteja se sentindo sobrecarregado, tem condições de mudar o cenário?
Por essas e outras que a abertura no contato e comunicação com os líderes são importantes:
- Reuniões periódicas;
- Conversas individuais;
- Acompanhamento da rotina de cada equipe/técnico;
- Manter uma relação ética e de respeito entre os integrantes;
- Ser transparente quanto aos processos da empresa.
Para mais dicas de gestão, acesse nosso canal: Field Control no YouTube.
Sobre as habilidades
Nós aqui da Field sabemos que atender e demandar os técnicos de acordo com as habilidades e ordens de serviço é um pouco complicado. Ainda mais se você não sabe a localização de todos ao mesmo tempo.
Mas isso é uma questão do passado. A tecnologia invadiu literalmente o serviço de campo no Brasil. E é óbvio que veio para ficar.
Com um sistema de gestão de equipes externas, você pode encaixar qualquer nova chamada para determinado técnico sem sequer ligar para ele. Como?
Com o Field Control, que é composto por dois módulos. Um aplicativo para o técnico e um painel para o gestor, no qual ele consegue saber a localização de todos os técnicos em tempo real. A partir daí, é possível aumentar sua produtividade. E ainda, promover uma alta qualidade de prestação ao seu cliente.
Quer saber como funciona? Você pode! É só agendar uma demonstração.
E claro que tudo isso casa com um organograma perfeito.
Quer saber como? Acesse: www.fieldcontrol.com,br. Teste gratuitamente. Qualquer dúvida, é só chamar nosso time que está lá no site para te ajudar!
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