Relatório de manutenção digital: Vantagens para sua empresa

Os avanços tecnológicos têm transformado a maneira como as empresas realizam suas atividades diárias. No setor de manutenção e instalação, a adoção de relatório de manutenção digital tem se mostrado uma estratégia eficaz para otimizar processos e impulsionar o sucesso dos negócios.

Neste conteúdo, exploraremos os benefícios de usar  o relatório de manutenção de forma digital, destacando como essa prática pode melhorar a eficiência operacional das empresas de manutenção e instalação.

O que é relatório de manutenção?

Um relatório de manutenção é um documento que registra e descreve as atividades realizadas durante o processo de manutenção em um determinado equipamento, sistema ou instalação. 

Esse relatório é elaborado com o objetivo de fornecer um registro detalhado das intervenções e procedimentos executados, incluindo reparos, substituições, ajustes e inspeções. Além disso, o relatório de manutenção também pode conter informações sobre o tempo gasto, materiais utilizados, custos envolvidos, observações relevantes e recomendações para futuras ações de manutenção. 

Esse documento desempenha um papel fundamental na gestão da manutenção, pois fornece um histórico das atividades realizadas, auxilia na identificação de tendências e padrões de falhas, além de servir como base para a análise de desempenho e tomada de decisões estratégicas.

 

Os benefício de automatizar o relatório de manutenção nas empresas de manutenção e instalação

Você já deve ter ouvido a expressão “dançando conforme a música”, não é mesmo?

Pois bem, é importante que estejamos atentos e acompanhemos de perto os avanços tecnológicos que estão impactando significativamente a forma como as empresas operam e se comunicam. 

Esse impacto no setor de manutenção e instalação, em particular, foi evidente. A transição dos relatórios em papel para os relatórios digitais tem sido notório, e embora possa parecer um desafio inicialmente, a adoção dessa inovação tecnológica traz consigo uma série de benefícios, como: 

  • Facilidade de criação e acesso aos relatórios
  • Redução de erros e padronização
  • Otimização do fluxo de trabalho e agilidade
  • Rastreabilidade e histórico de serviços
  • Integração com outros sistemas e análise de dados

Vamos entender cada uma delas?

 

Facilidade de criação e acesso aos relatórios:

Uma das principais vantagens dos relatórios digitais é a facilidade de criação e acesso a partir de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets. Isso elimina a necessidade de preenchimento manual e transporte físico de documentos, tornando o processo mais rápido e eficiente. Além disso, os relatórios digitais podem ser facilmente armazenados e organizados em um software específico, permitindo um acesso rápido a informações passadas e a geração de relatórios consolidados.

 

Redução de erros e padronização

Os relatórios digitais proporcionam maior precisão e redução de erros em comparação com os relatórios em papel. Os campos de preenchimento obrigatórios, verificações automáticas e validações de dados garantem que as informações fornecidas sejam consistentes e corretas. Isso contribui para uma padronização dos relatórios, facilitando a análise de dados e a identificação de tendências ao longo do tempo.

 

Otimização do fluxo de trabalho e agilidade

 Ao adotar relatórios digitais, as empresas de manutenção e instalação podem otimizar seus fluxos de trabalho. Os técnicos podem preencher os relatórios instantaneamente, incluindo detalhes sobre o trabalho realizado, materiais utilizados e tempo gasto. Essas informações podem ser compartilhadas instantaneamente com os gestores e equipes internas, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e uma resposta mais rápida a solicitações de clientes.

 

Rastreabilidade e histórico de serviços

Os relatórios digitais oferecem rastreabilidade e histórico de serviços detalhados. Cada registro digital pode ser facilmente vinculado a um cliente, localização ou equipamento específico, permitindo um acompanhamento preciso de todas as atividades realizadas ao longo do tempo. Isso é especialmente útil para manutenções preventivas, programação de manutenção futura e identificação de padrões de falhas.

 

Integração com outros sistemas e análise de dados

Os relatórios digitais podem ser integrados a outros sistemas utilizados pelas empresas de manutenção e instalação. Isso possibilita a análise de dados em tempo real, a criação de indicadores de desempenho (KPIs) e a geração de insights valiosos para a gestão do negócio. A análise de dados permite identificar áreas de melhoria, otimizar recursos e tomar decisões baseadas em informações concretas.

 

Relatórios Digitais é com o Field Control!

Infelizmente, no dia a dia das empresas que ainda não aderiram à gestão digital, é necessário utilizar diversos métodos para acompanhar o andamento das rotinas de trabalho. Mas convenhamos que o uso de ordens de serviço em papel, relatório de manutenção e registros de dados de clientes em arquivos físicos já é amplamente reconhecido como  trabalhoso e ultrapassado. 

Mesmo após muito esforço e organização para manter esses dados físicos em ordem, ainda é possível ocorrer perdas ou danos nos papéis, tornando difícil manter todos os registros seguros e completos. 

Agora, imagine quando a empresa precisa coletar dados para análise e geração de métricas. Seria um verdadeiro caos e transtorno. 

Foi pensando em resolver esses problemas que o Field Control traz soluções como os relatórios digitais.

Através desses relatórios, é possível visualizar de forma prática e rápida todos os dados registrados no sistema. 

Com o sistema Field Control, você terá uma seção dedicada exclusivamente aos relatórios, organizados de acordo com as suas necessidades, desde serviços de manutenção até orçamentos. 

Além dos relatórios, o Field Control oferece muito mais para sua empresa de manutenção e instalação, como:

Com o Field Control, sua empresa prestadora de serviços pode aumentar a produtividade em até 40%.

Está esperando o que para realizar agora uma demonstração GRATUITA e ver como o Field Control pode mudar o desempenho da sua empresa, elevando os resultados do seu negócio! 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade