Qual perfil do cliente ideal na prestação de serviço

Por um momento feche os olhos e imagine o cliente ideal. Como ele seria na sua visão? E melhor ainda, será que realmente  essas características que você imagina fariam diferença no seu negócio? Por isso, vamos te propor um desafio: faça uma breve lista com o perfil do cliente ideal na prestação de serviço para bater com a nossa. Topa?

O perfil do cliente de uma empresa pode mudar de acordo com o progresso e maturidade do negócio. Por isso, ele nunca é fixo.

No início do empreendimento, para sobrevivência, ter uma lista de cliente robusta por ser a salvação de muitas contas.

E com o tempo, o time do comercial pode ir refinando o foco das vendas, direcionando para o perfil que compete a empresa naquela determinada fase.

Não vamos focar em personalidade porque cada cliente tem a sua e é algo muito pessoal.

Quando falamos de prestação de serviços, no qual os técnicos adentram as casas e o trabalho dos clientes, saber o perfil atual dos nossos clientes ajuda a promover um melhor atendimento.

A prestadora pode ter conhecimento do perfil dos clientes por meio de um bom relacionamento e por pesquisas.

Abaixo, fizemos um parâmetro de perfil de clientes que pode ser traçado não importa a fase da sua prestadora. São características importantes que podem impactar sua produtividade e fidelidade contratual. Pegue sua lista e vamos checar se bate com as nossas ideias.

Perfil do cliente ideal na prestação de serviço

• Cliente ativo. Sim, não tenha em mente que aquele cliente que nunca solicita os serviços é o melhor para empresa. Como ele poderá ter boas experiências, se nunca te acessa? Por isso, o ideal é sempre dar aquele alô para os inativos, lembrá-los sobre a importância da manutenção e mais que isso, reforçar que a prestadora está ali, pronta para qualquer problema. Inclusive, se os clientes inativos causam problema na sua empresa, te orientamos com algumas dicas no texto: Clientes inativos na prestação de serviço.
  • Se prepara para receber o técnico. Não sabemos como é o quadro na sua empresa, mas pontualidade  é a cereja do bolo na  prestação de serviço. Assim como o técnico pode chegar atrasado, o cliente pode não estar ponto para recebê-lo e pode pedir para esperar para se trocar, terminar algum serviço, enfim… Sabemos que imprevistos acontecem, claro, mas quanto mais pontual, melhor ainda. Além de atrasar a visita, toda a agenda do dia da prestadora pode ter impacto. Sem contar que o cliente irá demorar para ter o problema solucionado, ainda mais e for demorado e complexo;
  • Realiza troca de peças sem consultar a prestadora. Peças falsificadas e de procedência duvidosa podem danificar o aparelho de forma irreversível. Por isso, explicar a gravidade dessa atitude é essencial logo no fechamento do contrato.

Ainda, tem algumas características que não importa o setor, mas são sempre muito bem-vindas…

• Contrato pago em dia;
  • Aquele que sempre renova e assina novos serviços;
  • Fala bem da prestadora e dos serviços dos técnicos para Deus e o mundo;
  • Oferece uma água para os técnicos na visita, um refri ou até aquele cafezinho esperto, por que não? Não é obrigação do cliente, mas faz toda a diferença para o nosso colaborador que fica na rua o dia inteiro;
  • Sugere melhorias para o gestor e até reforça possíveis erros que possam ser corrigidos antes de gerar uma crise maior.

E aí, sua lista bateu com a nossa?

Tem algum ponto que você considera importante que não foi citado? É só descrever nos comentários. Podemos continuar nossa conversa por lá.

E já que abordamos o perfil ideal dos clientes, que tal partir para o outro lado? Te convidamos a discutir com a Field o Perfil ideal dos técnicos de visitas de campo.