Todo empreendedor, independentemente do setor e tipo de produto, deveria ter um plano de marketing para empresa de serviços como um dos processos essenciais. Elaborar um plano é a forma mais organizada e ágil, principalmente se for produzido por um profissional que não seja da área.
O planejamento precisa de um foco: divulgar o produto, o serviço ou a empresa. Caso tenha a intenção de divulgar os três, a indicação é que cada um tenho um plano separado com foco e objetivos diferentes.
O marketing em si proporciona aumentar a sua visibilidade e posicionamento no mercado, captação de clientes e auxilia no desenvolvimento de estratégias de comunicação. Ainda em definição, o Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências.
Aprenda com o vídeo dicas para um Plano de Marketing:
O que é um plano de marketing?
Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. A partir do momento que o empreendedor sente a necessidade de um plano, é ponto positivo e diferencial no mercado.
Antes do plano, aprenda com os erros dos seus clientes. Se for um serviço inovador que não faz parte do dia a dia do usuário, o início será um pouco árduo para ele. Até tomar práticas todas as ferramentas e funcionalidades, alguns erros podem ser cometidos.
Analise se esses equívocos podem ser evitados, principalmente por iniciantes. Além disso, não os deixe tentar resolver problemas técnicos sozinhos. Sempre os oriente a procurar atendimento a qualquer dúvida que tenha. Faça com que todo o serviço que será divulgado via marketing esteja em pleno funcionamento.
No caso de um plano de marketing para empresa de serviços, o foco é restrito e bem estruturado. Passos simples podem ser implementados no dia a dia da rotina de trabalho e que trarão bons resultados a curto e longo prazos. O objetivo é sempre inserir a marca no mercado e informar sobre seus serviços. Antes de tudo, analise se todos os processos da empresa estão alinhados e com a qualidade esperada.
Como trabalhar a imagem da empresa?
Atendimento, solução de problemas, qualidade do serviço prestado, canais de acesso do cliente para a empresa. Tudo está funcionando em perfeita harmonia? Pois trabalhar a imagem da empresa para atrair novos clientes e não oferecer um serviço qualificado não é recomendado. Ao contrário, será construída uma imagem negativa. A reputação da empresa deve ser preservada acima de tudo. Má administração é prejudicial à imagem e reflete diretamente nos lucros.
Primeiro planeje como quer executar esse plano e o quanto pretende investir. Separar uma verba é fundamental e manter-se dentro desse escopo também. Antes de ampliar esse investimento no andamento do projeto, mensure e analise os primeiros resultados.
Caso não seja o esperado, reestruture desde o começo, se for preciso. Perdas de tempo e dinheiro não podem fazer parte da vida de uma empresa que tem potencial de crescimento.
Outro ponto importante é: onde a empresa quer estar? Para que? Por que? E para quem? Se as respostas estiverem na ponta da língua, você está preparado para investir em marketing.
Dicas para elaborar uma estratégia de marketing para empresa de serviços
- Cause empatia. Conheça seu público. A linguagem utilizada mais apropriada possível proporciona identificação e chama a atenção sobre o assunto divulgado. Analise os fatores sociais, ambientais, econômicos e até políticos que o influenciam. Os fatores tecnológicos merecem atenção especial, pois é a partir deles que muitas ações de marketing são produzidas;
- Defina uma “persona”, ou seja, um público específico que você irá direcionar essas ações. Idade, sexo, região onde vivem, onde e como trabalham, nível de escolaridade. Todas essas informações irão auxiliar a criar ações diretas para impacto;
- Implemente um conteúdo atrativo. Imagens podem chamar mais atenção do que um texto. Teste a aceitação das duas formas. Se o público for mais jovem, foque em vídeos de até 30 segundos e com legenda. Hoje, mais de 80% das pessoas acessam internet pelo celular e assistem vídeo sem ativar a função do som;
- Não foque direto no produto, mas sim o que muda na vida de quem o utiliza. Proporcionar experiência e satisfação com facilidade é um caminho;
- Seja simples e direto nas suas ações de marketing. Muito conteúdo gera baixa audiência, independente da onde será utilizado. Como a tecnologia permite uma enxurrada de informações em tempo real, as pessoas não perdem tempo com informações sobre produtos;
- Utilize exemplos. Sempre humanize o serviço de que você presta à sociedade de forma indireta;
- Tenha as redes sociais como uma aliada: além de conteúdo gratuito em páginas próprias para empresas, é possível alcançar o público-alvo que deseja com baixo custo;
- Entre as ferramentas que podem ser utilizadas são publicidade, promoção de vendas e no ponto de vendas, patrocínio, telemarketing, internet, planos de fidelização com descontos exclusivos;
Etapas do plano de marketing para empresas de serviços
Após o plano, o próximo passo é organizar a implementação das tarefas indicadas. É nessa hora que todo o planejamento será executado. Para que realmente o resultado seja positivo, todo o processo deve estar bem alinhado com os funcionários que atuam na linha de frente dessas ações. Comunicação interna efetiva é fundamental.
Determine um prazo de início e término;
Escolha as ferramentas que irá utilizar e limite um orçamento;
Indique um responsável por essas ações: implementação, monitoramento e mensuração de resultados;
A avaliação e controle dessas ações devem ser feitos frequentemente. Caso algum tópico não esteja com bom retorno, pode ser excluído e substituído por outro. O primeiro plano de marketing para empresa de serviços pode ser considerado um teste.
Ser for assertivo de primeira, terá bons resultados e em um período estimado, será possível conferir os benefícios. Mas caso sinta que não está estruturado de uma forma correta, não desista.
Procure profissionais da área que podem dar boas dicas e também analisar os possíveis erros que estão impedindo a evolução desse processo.
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