Você já se perguntou se sua empresa é sustentável? Não pense que esse é mais um termo de modinha, pois não é, ele veio para ficar. E o papo é sério! E claro que, como gestor esperto que é, você não vai ficar de fora dessa. A sustentabilidade proporciona diversos impactos ao ambiente interno, mas principalmente ao externo. Por isso, estamos aqui para tirar suas dúvidas sobre como ter uma prestadora de serviços sustentável.
Antes de mais nada, vamos te explicar o que é essa tal sustentabilidade que tanto se fala nos dias de hoje. De origem do latim sustentare, tem o significado de sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
E tudo isso, com foco no ambiente em que se vive. E o Brasil, a cada ano, bate recorde de produção de lixo. E para evitar um acúmulo maior ainda, sua empresa pode contribuir. Como? Apostamos que você nunca deve ter pensado em todos os itens abaixo:
- quantidade de papel impresso para ordens de serviço;
- equipamentos e peças descartados após a troca ou reparo;
- toalhas de papel após uso do banheiro;
- papel carbono para cópia das OSs;
- plásticos que rasgam com o tempo, utilizados para arquivos da OS.
Pare agora o que está fazendo e dê uma olhada no lixo da sua mesa. Tem muito papel? E quando os técnicos voltam de uma visita, como é descartada a peça que foi substituída?
Pode parecer frescura nossa, mas não é.
Cada vez mais pessoas estão aderindo empresas que tem consciência ambiental para garantia de uma melhor vivência na cidade em que se mora.
E como sempre falamos aqui, ter mais um diferencial, te coloca à frente dos seus concorrentes. E quando adotamos medidas simples que trazem mais grana, melhor ainda.
Para que você não abandone a gente antes mesmo de terminar o texto, vamos abordar apenas dois assuntos que devem super te interessar: ordem de serviço digital e conserto de peças trocadas. Com apenas essas duas atitudes, você terá uma empresa prestadora de serviço sustentável. Ficou a fim de saber? É só seguir para o próximo parágrafo.
Ordem de serviço digital para prestadora de serviços
Você, com certeza, ouviu falar dela. Se sua realidade ainda é emitir ordem de serviço em blocos de nota, com aquelas três vias, você está na era dos dinossauros.
Como que um gestor todo moderno igual a você, ainda não utiliza a ordem de serviço digital? É uma ferramenta prática que facilita muito a vida do gestor. E ainda, do técnico e do cliente também.
É bem aquela coisa, todos saem ganhando.
O gestor emite a ordem de serviço digital pelo sistema de gestão de equipes externas Field Control, que envia ao aplicativo instalado no smartphone do técnico.
O cliente recebe a via, que é assinada no próprio celular do técnico, após o encerramento da visita por e-mail. Quer mais moleza que isso? Tudo é preenchido pelo aplicativo, no momento da visita.
Quer começar do zero? Aqui mesmo você pode baixar um modelo de ordem de serviço para uso digital: modelo de ordem de serviço .
O técnico não precisa mais andar com prancheta, caneta e até voltar para a sede da empresa, caso o bloco da ordem acabe.
Todas essas ordens ficam armazenadas em nuvem e acessíveis a todo momento, de qualquer lugar.
Basta acessar o sistema, inserir algum dado da ordem que, como um passe de mágica, aparece na sua tela. Isso sim é modernidade, fala sério.
Você prefere:
a) Deixar o cliente na linha, levantar da mesa, procurar a pasta, pegar aquele bolo de papel, buscar uma a uma, até encontrar… enquanto isso, o seu maior interessado, o cliente, está ao telefone, mudo, te esperando. Que chato isso, neh.
b) Simplesmente, você pede a data da visita e o nome da pessoa que está do outro lado da linha. Digita no sistema, enquanto isso, você pergunta como o cliente está, como foi a última visita, afinal, relacionamento com o cliente é tudo! E em instantes, a OS está na sua tela.
E agora, qual a opção melhor para você e seu cliente?
Ainda, o escritório ficará mais livre sem aquelas estantes que acumulam pó e ácaros, só de pensar, dá vontade de espirrar.
Se você tem interesse e quer aderir ou até mesmo fazer um teste gratuito sobre a ordem de serviço digital, a Field quebra seu galho.
É só entrar no nosso site, www.fieldcontrol.com.br e criar uma conta. E qualquer dúvida, chama a gente lá no chat.
Conserto de peças trocadas
Sua empresa já pensou em consertar as peças trocadas? Se tiver alguém com essa habilidade, por que não?
É uma possível forma para uma nova receita para a empresa quando se oferece reparo de peças de diferentes fabricantes.
Os olhos brilharam? Calma que antes de sair por aí querendo já implementar um novo serviço, é preciso considerar que os técnicos que estarão à frente da tarefa precisam de treinamento constante para atualização das peças.
E um tópico muito importante, considerar principalmente os custos desses reparos e se valerá a pena.
As peças recondicionadas por ser vendidas para os clientes da prestadora de serviço, claro que sempre dentro das normas e com garantia.
Se você achar que não é um nicho viável, é importante ficar atento sobre a forma de descarte dessas peças. Consulte o fabricante sobre a forma mais ecológica, pois alguns podem contém líquidos e substâncias tóxicas que contaminam solos e rios.
E como uma pessoa firmeza que você é, vai deixar isso acontecer?
Não deixe de ter tudo muito bem organizado. Uma planilha quebra um galho e tanto: modelo de planilha de controle de estoque.
Outras atitudes sustentáveis
- trocar copos plásticos por garrafas individuais ou canecas;
- orientar sempre ao último a sair do ambiente para checar se alguma luz ficou acessa;
- ligar equipamentos realmente só no momento do uso;
- folhas não utilizadas ou com erros, podem ser usadas como rascunho ou anotações.
Todo esse discurso sustentável tem um fundo econômico que muitos empreendedores não se atentam.
A forma como sua empresa afeta o meio ambiente, não só garante o selo de empresa amiga do ambiente, mas agrega valor de mercado e reputação.
E quem não quer ter uma empresa prestadora com uma boa imagem no segmento?
Se estiver a fim, vem com a gente! Vem com a Field e vamos juntos melhorar a qualidade da prestação de serviços no Brasil.