A importância dos processos na segurança do trabalho

Já é sabido que processos são pontos importantíssimos para o dia a dia da sua empresa, certo? Sem esquecer que, para uma gestão, e para que tudo esteja bem alinhado, rever os processos faz parte da rotina. Afinal, é sempre possível melhorar qualquer tipo de processo. E com a segurança do trabalho não é diferente. Ela precisa de processos claros e diretos. A padronização desse passo a passo pode ser a diferença entre ter ou não sucesso nesse quesito.

Não deixe de lembrar que a primeira e primordial função da segurança do trabalho é pensar nas pessoas, no indivíduo. Dessa forma, o objetivo é evitar que aconteçam erros ou acidentes que as prejudiquem. No entanto, é inegável que os processos para segurança do trabalho aumentam a produtividade e a eficiência.

Se há menos erros, há melhor produtividade. Sendo assim, a padronização dos processos para segurança do trabalho é um método eficaz para ter tudo isso. Essa padronização vai definir de forma clara as expectativas e atribuições de cada um no processo.

Processos na segurança do trabalho

#Vamos padronizar

Para ter uma segurança no trabalho altamente eficiente, há um conjunto de normas técnicas, médicas e psicológicas para seguir.

Essas normas utilizadas na prevenção de acidentes servem para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Dessa forma, para que tudo isso seja feito, é preciso que os gestores tenham em mente a importância da segurança do trabalho. E mais que isso, investir  periodicamente na saúde e bem-estar da equipe.

E para ter tudo isso dentro da empresa é fundamental que haja normatização no local de trabalho. Portanto, crie procedimentos de rotina que todos devem seguir para executar as tarefas diárias.

#Criando a padronização

Como falamos, as normas devem ser seguidas por todos dentro da empresa. Já que elas interferem diretamente nas questões de segurança do trabalho. A padronização pode começar em processos mais banais do dia a dia, como o atendimento ao telefone, a forma de finalizar ou iniciar um contato por e-mail ou de venda, e até como fechar e abrir o escritório.

Com a padronização de coisas diárias mais simples, mas não menos importantes, é preciso avançar para questões mais complexas, como a utilização de equipamentos de segurança, por exemplo. Então, são essas ações que vão melhorar a segurança do trabalho, evitando acidentes.

Outra padronização disponível para implementação: a ginástica laboral. Por exemplo, palestras sobre postura, para que os colaboradores tenham uma vida mais saudável durante o trabalho, diminuindo problemas na coluna. Sempre lembrando que a padronização deste tipo de ação entra nos processos da agenda dos gestores. O exemplo vem sempre de cima.

#Vamos falar de segurança do trabalho

A utilização de equipamentos de segurança se mostra algo básico. Porém, considere adotar também outras ações. Focando apenas em segurança do trabalho, há bons exemplos de padronização de processos que podemos utilizar. Por exemplo, a adequação da jornada de trabalho dos colaboradores. Mas por qual motivo fazer isso? É simples! Apesar de parecer desnecessária, as muitas horas de trabalho e plantões sem intervalos podem comprometer o desempenho dos colaboradores. Nessas situações diversos problemas, como ineficiência e até acidentes, são gerados.

E quando pensamos em segurança do trabalho sempre lembramos de capacetes, óculos e outras questões mais direta à segurança física das pessoas. Muitas vezes, esquecemos que os profissionais que atuam sentados, em escritórios e posições mais corporativas, podem sofrer uma série de problemas. Um deles é a LER (Lesão por Esforço Repetitivo). É um problema que causa afastamentos e gera problemas. Por isso a importância de adequar a carga horário dos colaboradores.

Outro ponto interessante para a segurança do trabalho é trabalhar com campanhas de conscientização e prevenção para os colaboradores. São ações que podem ser feitas diretamente pelo RH e que impactam positivamente toda a empresa.

#Tecnologia também na segurança do trabalho

Já sei, você vai dizer “mas novamente falando de tecnologia?”. Pois é, quando o assunto é gestão não tem como deixá-la de lado. Inclusive, quando falamos de padronização de processos, não esqueça do quanto a tecnologia faz parte da vida corporativa. A  partir do uso, muitos negócios conseguiram alcançar o sucesso. Consequentemente, eliminado problemas com sistemas de software adequados.

Ferramentas de gestão, como o Field Control, podem te ajudar a desenvolver bons processos de segurança do trabalho. É uma ferramenta de gestão que dá ao gestor uma série de importantes informações. Algumas delas são a localização em tempo real da equipe externa, a ordem de serviço digital e o “ok” final após o serviço realizado.

Entretanto, todos esses processos faz com que seja possível ter todo o cuidado necessário.  Quando falamos em segurança do trabalho, uma visibilidade em tempo real dos colaboradores elimina problemas desde os mais brandos até os mais graves.

Outro ponto interessante do app: não precisa estar conectado a internet o tempo todo.  O que isso significa? Não há necessidade de estar conectado 100% do tempo e atualizando as informações assim que tiver conexão. Toda essa tecnologia auxilia os gestores na coordenação dos chamados e diretamente na visita de campo.

Ainda, destina os profissionais de acordo com suas capacidades e habilidades, e alinhados às demandas e o controle de visitas externas. Tudo isso traz maior eficiência ao dia a dia de todos, e promovendo mais satisfação aos clientes e também às equipes.

O que acha de conhecer a Field Control e o que podemos proporcionar ao seu negócio? Somos um sistema de gestão de equipes externas. Temos diversos processos e ferramentas que otimizam a segurança, economia e produtividade. Entre no nosso site e confira: www.fieldcontrol.com.br