Modelo de negócio VS Plano de negócio

Há algumas questões que todo empreendedor sabe: não tem como fugir de algumas etapas na preparação do seu negócio! E tanto o modelo de negócio quanto o plano de negócio são extremamente importantes para que a empresa tenha sucesso.

No entanto, sempre temos dúvidas quando o assunto é “modelo de negócio” ou plano de negócio. Apesar de nomes parecidos, são totalmente e diferentes e devem ser complementares.

Neste texto, vamos explicar as principais diferenças – e complementações – entre modelo de negócio e do plano de negócio.

#Modelo de Negócio

O Modelo de Negócio é a explicação e a exemplificação de como sua empresa faz para criar, entregar e capturar valor. É demonstrar ao mercado como sua companhia pode resolver algum problema. É uma  apresentação dos processos, formas de trabalho e até quanto será cobrado.

Como fazer um Modelo de Negócio

Existem diversos formatos para desenvolver seu Modelo de Negócio, mas uma das mais utilizadas é o método Canvas. Utilizando essa ferramenta é possível colocar em um modelo, de maneira simples e detalhada, tudo que for relacionado à entrada de valor que sua empresa vai entregar aos clientes.

Para desenvolver esse modelo de negócio é preciso fazer algumas análises:

• O mercado que vai atuar;
  • Os principais concorrentes;
  • As facilidade e dificuldades identificadas.
  • É preciso também exercitar e pensar em uma pesquisa de viabilidade com os potenciais clientes.

Com todos esses dados,  avalie se o mercado está disposto a pagar pela solução ou produtos que sua empresa pretende oferecer.

Com tudo isso desenhado, é hora de entender quais são seus diferenciais competitivos e começar a desenvolver o modelo de negócio visando suas necessidades em relação aos recursos e estratégias.

#Plano de Negócio

O Plano de Negócio é um conjunto de informações e análises que devem ser feitas pelo empreendedor. A partir desse diagnóstico, poderá confirmar se o negócio elaborado e desenhado no Modelo de Negócio é realmente viável economicamente. Ainda, se traz consigo o propósito e o valor que será entregue aos clientes.

Um bom plano de negócio cobrirá e mostrará os custos e as principais despesas para que o negócio seja colocado em prática. É quando o gestor começa a mensurar o investimento inicial necessário, a estratégia de crescimento, de marketing e vendas. Além de projeções de receita e lucro para os anos seguintes.

É um longo documento, que deve demorar meses para ser feito. Não tenha pressa! Nele se descreve minuciosamente todo o negócio. Planos de negócio podem ser utilizados em negociações e apresentados a investidores. Porém, é um documento importante para você mesmo seguir os próximos passos da empresa.

Como fazer um Plano de Negócios

Com Modelo de Negócio bem feitinho e já sabendo qual o propósito da sua empresa, fica muito mais simples desenvolver seu Plano de Negócios. No geral, os Planos de Negócio são compostos por seis ou mais partes. Esses itens devem ser subdivididos em diferentes tópicos, tudo de acordo com a área de atuação da sua empresa.

Na web, é possível encontrar bons modelos de Plano de Negócio, que vão te ajudar a estruturar um documento sólido e de grande valia para sua empresa.

Não se esqueça da gestão da sua empresa

Tendo o Modelo de Negócio e o Plano de Negócio feitos, é hora de pensar em como gerir sua empresa no dia a dia, tendo atenção especial aos processos, caixa e tudo que pode atrapalhar ou melhorar o desempenho da companhia.

Atualmente, a tecnologia trouxe benefícios nunca antes vistos no quesito gestão. Há ferramentas e softwares que se integram e dão ao gestor todas informações necessárias para o melhor funcionamento das engrenagens. Para quem lida com equipes externas, há excelentes opções, como o Field Control, que é capaz de acompanhar todo o trabalho em tempo real, aumentando a produtividade da equipe e facilitando a comunicação entre técnicos e gestores.

Comece agora a melhorar a gestão da sua empresa. A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade. Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadores de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.