Dados na nuvem: como é o armazenamento

Blog da Field Control > Processos  > Dados na nuvem: como é o armazenamento
dados na nuvem

Dados na nuvem: como é o armazenamento

Muitos programas de software utilizam armazenamento de dados na nuvem. Você sabe o que significa isso? Muitos gestores têm receio de aderir a determinadas tecnologias por receio de vazamento de dados e até perda de documentos importantes. Por isso que dedicamos este post exclusivamente sobre o assunto. Afinal, nossa proposta é que você tire suas dúvidas quanto a segurança dos dados na nuvem e tenha garantias sobre o processo de armazenamento.

#O que significa dados na nuvem

É o armazenamento de dados que, por meio de um serviço, envia todas as informações necessárias, de forma automática ou não, a redes espalhadas em diversos servidores. Esses podem estar localizados em outras cidades ou até diferentes países da matriz da empresa.

De forma simples e direta: é um sistema que funciona como um backup. É uma das formas mais garantidas e seguras para se armazenar dados. Quando se utiliza apenas programas que não são conectados a internet, como muitas empresas fazem, o risco de perda de informações importantes é grande. Uma queda de energia repentina, um furto ou ou roubo do equipamento são sinônimos de caos e preocupação.

Sabemos que hoje, a qualidade dos notebooks e computadores é muito mais superior do que há 15 anos atrás. Mesmo assim, proteger esses dados que são muito valiosos para você e sua empresa, é um processo obrigatório.

#Quais dados posso armazenar

• fotos;
  • planilhas;
  • vídeos;
  • e-mails;
  • relatórios;
  • apresentações;
  • ordem de serviço digital;
  • entre outros.

#Tipos de nuvem

Pública: geralmente é gratuita, vinculada a uma conta de e-mail. Usa-se muito de forma particular para armazenamento de fotos, mas muitas empresas que ainda não contam com fornecedores de software que fornecem esse tipo de serviço, também a utilizam. O acesso, geralmente, é feito por login e senha e há limite de armazenamento.

Privada: é uma das formas mais seguras. O armazenamento de dados na nuvem, de forma privada, é uma das mais seguras que existe. Gerenciada e programada por empresas de tecnologia especializadas, pode-se armazenar dados mais complexos como ordem de serviço digital, balanços, relatórios, pois estarão em diversos servidores para segurança e proteção. Ainda, algumas empresas já têm esse tipo de serviço de acordo com a área de atuação da empresa.

Híbrida: mescla os servidores públicos e privados, de acordo com a necessidade da pessoa/empresa.

#O início da computação em nuvem

Quando se trata de internet, podemos considerar que a computação em nuvem é teoricamente nova. Começou lá pelo início dos anos 90. Os estudos em cima desse armazenamento começaram nessa década, porém, a comercialização real só se consolidou a partir de 2008. Hoje, é utilizada por empresas globais, principalmente as que têm sede em diversos continentes e precisam de um tráfego rápido e seguro das informações.

#Armazenamento de dados na nuvem para pequenos e médios empreendedores

As grandes corporações, que têm condições de investimento e estrutura para ter um departamento próprio de tecnologia, criam suas próprias ferramentas de armazenamento. E os pequenos e médios empreendedores, ficam de fora? Não mais! Diversas startups já desenvolveram softwares com preços acessíveis e focados em negócios e segmentos de atuação específicos para PMEs.

Se existe a possibilidade de ter acesso a dados importantes para a empresa a qualquer lugar e a qualquer momento, todas as empresas, independentemente do porte, podem e devem usufrui-la. Se quiser conferir e testar o impacto de tudo o que falamos no seu negócio, comece agora mesmo, com apenas um clique: www.fieldcontrol.com.br .

Como citamos ordem de serviço digital acima, se quiser saber mais sobre a relação entre ela e os dados da nuvem, confira no post: Elimine seu gastos com papel utilizando ordem de serviço digital.

Luiz Freneda

Luiz é um dos fundadores e responsável tecnologia da Field Control, que inclui o Aplicativo para celular, Painel de gestão, Site, demais sistemas e agora também o Blog ;)