O que é uma matriz SWOT e como aplicá-la

Toda e qualquer empresa, independente do tamanho e área de atuação, precisa saber o que quer e para onde vai. É normal que muito empreendedores e gestores fiquem em dúvida quanto ao planejamento estratégico. Esse processo  vai ajudá-los a definir os objetivos, as metas e ações a serem tomadas. Uma ferramenta que é muito útil para atingir todos esses pontos é a matriz SWOT. Mas, afinal, o que é uma matriz SWOT? Vou responder sua pergunta da forma mais simples e clara possível.

O que é uma matriz SWOT?

Toda vez que é preciso tomar uma decisão importante, seja na vida pessoal, seja na profissional, é preciso pesar os prós e os contras. As ameaças, fraquezas, forças e oportunidades também precisam estar nesse barco. A análise SWOT é exatamente isso, porém com análise das informações da empresa.

Antes de nos aprofundar, vamos conhecer o conceito SWOT:

SWOT é a sigla, em inglês, para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). No Brasil, ela é chamada de FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades).

A análise SWOT foi criada em forma de matriz exatamente para que fosse fácil e simples de ser elaborada. É uma ferramenta intuitiva, com regras de fácil aplicação. A matriz SWOT permite analisar o ambiente interno (forças e fraquezas) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças).

Como fazer um análise e a matriz SWOT?

Como falei, as forças e fraquezas são extraídas ao analisar os fatores internos. Já as oportunidades e ameaças representam uma análise de fatores externos. É preciso pensar também no microambiente e macroambiente.

#ambiente interno

Em uma matriz SWOT, o ambiente interno – que vai trazer as informações de forças e fraquezas – é definido como tudo que a empresa tem controle, que consegue agir sobre ele. É neste terreno que estarão as forças e fraquezas em uma análise SWOT. O ambiente interno é tudo que está dentro ou no controle da empresa, como maquinários, tecnologias, sistemas, veículos de frota, clientes, cultura organizacional, estratégias de vendas, etc.

As “forças” da sua empresa são elementos do ambiente interno que apontam vantagens em relação à concorrência. Um sistema de gestão de equipes externas é um exemplo de algo que sua empresa tem como diferencial em relação a outros players do mercado.

Já que citei “fraquezas”, as destaco como características e elementos do ambiente interno que desfavorecem a companhia em relação à concorrência. Por exemplo: uma empresa de prestação de serviço que não conta com um sistema de gestão completo para gerenciar equipes externas. Ou até mesmo uma empresa que tem dificuldades com sua cultura organizacional.

Nos dois casos, é preciso que a análise seja feita com muito critério, clareza, sensibilidade e honestidade, já que a matriz SWOT vai trazer os pontos positivos e negativos e dar ao gestor as informações para trilhar os próximos passos.

#ambiente externo

A matriz SWOT também busca analisar o ambiente externo. E muito mais que isso, mostra as oportunidades e as ameaças que sua empresa tem frente ao mercado. O ambiente externo se refere a fatores nos quais a empresa não tem o mínimo controle, como clima, políticas, crises e legislação, por exemplo.

As oportunidades em uma matriz SWOT se referem a fatores externos que criam um cenário favorável à empresa no mercado. Por exemplo: a chegada de uma nova empresa de telecom na cidade, que precisa de uma parceira terceirizada para instalação com equipe externa. É uma ótima oportunidade. Ou ainda o aumento da venda de aparelhos de ar-condicionado corporativos, o que vai gerar mais manutenções. É uma ótima oportunidade para empresas que prestam esse serviço.

Já as “ameaças” são elementos ou fatores que criam um ambiente desfavorável no mercado. É bom lembrar que, neste caso, são fatores, eventos ou elementos nos quais a empresa não tem controle e que realmente ameaçam o andamento do negócio. Por exemplo: um dia de fortes chuvas e alagamentos na cidade, o que prejudica muito que suas equipes externas façam seus trabalhos.

#macro e microambiente

Comentei, mais acima, do microambiente e do macroambiente em uma análise ou matriz SWOT. Mas o que é isso?

O microambiente está ligado diretamente ao setor onde a empresa atua, trazendo informações como barreiras de entrada, nível e quantidade de concorrência. É quando se analisa onde se está pisando, mas sempre focado na área de atuação.

Já o macroambiente se refere a elementos que estão além do setor de atuação. São questões macroeconômicas, políticas, de legislação e sociais, por exemplo, que extrapolam o setor em si. Porém, impactam e podem ajudar ou atrapalhar sua empresa.

Gestão é tudo em uma empresa

Como sempre falamos por aqui, é extremamente importante fazer uma boa gestão na sua empresa. É importante ter as melhores informações disponíveis. A partir daí tomar a melhor decisão, seja fazendo uma análise com matriz SWOT ou se utilizando de um bom plano para fluxo de caixa.

Há, também, outras  ferramentas de gestão que podem auxiliar no trabalho e que são diferenciais competitivos. Se na sua empresa há a necessidade de gerir equipes externas, há soluções, como a da Field Control. Por um sistema web e um aplicativo integrados, ajuda no dia a dia da empresa e se tornam parceiros ideais e perfeitos para qualquer gestor.

O Field Control é um aplicativo para prestadores de serviços externos. Você acompanha todo o trabalho em tempo real. Além de aumentar a produtividade da equipe e facilitar a comunicação entre técnicos e gestores. É possível melhorar a gestão da sua empresa em tempo real.

A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade. Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadores de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade