Modelo de O.S.

BAIXAR

Como aumentar a produtividade da empresa?

Como aumentar a produtividade da empresa?

Quando uma empresa é aberta e tem um time engajado no mesmo propósito, a empolgação de estar no mercado com novos produtos e conceitos é algo excitante. E depois de um ano na estrada, dois e até 10 anos, como fica a produtividade da empresa?

Manter a produtividade em alta, todo o tempo, é um desafio. Há vários fatores que despertam a alta produtividade em uma empresa. Porém, em contraponto, há muitos outros que provocam a desmotivação.

Hoje em dia, com tantas distrações virtuais, manter o foco na produtividade da empresa é algo que precisa ser trabalhado todos os dias. Redes sociais que são atualizadas a cada segundo, mensagens em aplicativos, sites de notícias e entretenimento são alguns exemplos. O acesso ao conteúdo digital tem seu lado positivo, mas também pode ser vilão se usado sem bom senso. Ainda mais quando impacta os resultados e metas de um indivíduo ou de toda a equipe.

Já comentamos aqui no blog, algumas mudanças que a empresa precisa realizar para manter uma equipe engajada. Além do papel do líder que é o responsável por toda a gestão do time e individual. Descrevo agora alguns pontos que atrapalham e os que aumentam a produtividade. Fique por aqui e role e tela para baixo:

#Fatores que impactam a desmotivação da produtividade da empresa

  • Ameaças constantes;
  • Quando o profissional está com problemas nas demandas diárias e não tem auxílio do gestor para orientá-lo na solução;
  • É humilhado e tem os erros apontados publicamente;
  • Problemas com estrutura física como ambientes muito quentes, não arejados. Equipamentos em mau estado que não permitam um bom desempenho das funções;
  • Lidar com líderes e pessoas arrogantes todos os dias, sem empatia.

#Fatores que aumentam a produtividade

  • Quando a equipe tem o trabalho reconhecido;
  • Quando as metas estipuladas têm realmente condições de serem alcançadas;
  • Os integrantes da equipe têm liberdade para tomar decisões, comunicar e administrar conflitos e solucionar problemas;
  • Atmosfera com incentivo e confiança;
  • Ter um gestor que acompanha o dia do colaborador, mas ao mesmo tempo tem confiança para execução das tarefas;
  • Incentive a leitura de livros, sejam eles técnicos ou não;
  • Proporcione momentos e atividades que melhorem o foco e a criatividade. Cafés de manhãs ou da tarde, sem nenhuma data especial para dar uma esfriada na cabeça.

Equipes produtivas com colaboradores produtivos

Não vai ser de primeiro que você vai montar um time engajado na causa da empresa. Se isso aconteceu, a pessoa realmente pode se considerar sortuda. Moldar a equipe de atendimento aos poucos, até chegar a uma qualificada leva tempo e ajustes. Mas isso faz parte do empreendedorismo. Trocar colaboradores que não se adequam aos princípios da empresa acontece, de fato. Porém, os que realmente têm talento, mas estão com dificuldades de adaptação à cultura da empresa, podem ser moldados. É um investimento que vale a pena. Tenha em mente: para se ter uma alta produtividade, é preciso se ter o melhor time!

Tenha o cliente como foco SEMPRE!

A sua empresa deve sempre ter o cliente como foco de tudo. Ele é que gera todo o fluxo de caixa e que faz a empresa rodar. Então, a produtividade deve ser baseada nele. Fique atento sempre às expectativas e reclamações.

Fazer um mapeamento sobre a jornada do cliente, desde o primeiro contato, não importa o meio, é importante. Conhecer essa trajetória, te ajuda a manter um padrão de atendimento contínuo em todas as etapas. Desde a pré-venda, fechamento de contrato e pós-venda. Com isso, também, é possível identificar ameaças e oportunidades. Por exemplo, determinada pessoa acessou o site, fez contato com a equipe, mas decidiu não fechar negócio. Ao acompanhar toda essa trajetória, é possível identificar a não retenção desse possível cliente.

Caso algum colaborador esteja com um problema direto com o cliente e não esteja conseguindo lidar com isso, interfira. Ajude-o e entre na rede de contato. Será bom para os dois lados, o funcionário que se sentirá apoiado e também o cliente, por sentir que a demanda foi acolhida e resolvida.

Não hesite em investir em novas tecnologias. Crie mudanças reais, nas quais os esforços possam ser sentidos, em proporcionar o melhor para o seu cliente.

Empreender é uma aventura que precisa constantemente ter o caminho reavaliado. Olhe sempre para os erros cometidos anteriormente, aprenda com eles. Dê exemplos do que fazer e o que não deve ser feito de jeito nenhum. O gestor e líder são a alma da empresa, além do próprio cliente, claro. Então, meu amigo, fidelize já as pessoas que fazem a locomotiva da sua empresa rodar. Produtividade é tudo e garante muito avanço na sua empresa e no seu negócio!

E sempre que precisar de uma força na gestão da sua equipe externa para aumentar sua produtividade, conte com a Field Control!

 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço