Se você é daqueles que perdem trabalho por não fazer uma proposta de serviço adequada, precisa rever urgente esse quesito. As chances desperdiçadas por um orçamento que não atende as expectativas, indicam a falta de profissionalismo e também o não comprometimento com o negócio. Ao mudar esse cenário ou até mesmo ajustar a sua proposta atual, você poderá cumprir o propósito da empresa, além de bater suas próprias metas.
Quando uma proposta de serviços que não atende a expectativa é apresentada, acontecem os seguintes problemas:
- Falhas no entendimento do que realmente está sendo ofertado, seja produto, seja serviço;
- Desorganização e falta de comprometimento;
- Quando o mesmo modelo copia e cola é usado, alguma informação antiga de outro possível cliente pode ser divulgada, o que gera a falta de personalização e atenção;
- Sem um padrão específico, perde a qualidade visual e demonstra que a empresa não se importa tanto com aquela proposta solicitada.
Agora, chegou o momento de você profissionalizar seu negócio ao elaborar um novo tipo de proposta que te trará muitos negócios fechados. Neste conteúdo, você terá acesso a todas as informações necessárias para que tenha um processo com resultado sempre positivo.
O que é uma proposta de serviço?
É um documento que indica tudo o que está sendo proposto entre empresa e possível cliente. Autônomos e pessoas jurídicas também estão nesse meio no oferecimento de serviços prestados.
Existem vários formatos, o ideal é que você escolha um que se encaixe no modelo de negócio e que seja de fácil acesso para a modificação, de acordo com a necessidade de cada cliente.
No material apresentado, é necessário conter algumas informações básicas que veremos ao longo do texto. Por exemplo, dados consultados sempre que houver alguma dúvida sobre o andamento do processo. Cliente ou empresa/autônomo ficou em dúvida sobre prazo, pagamento, execução? Basta acessar a proposta!
Ou seja, torna-se realmente um documento relevante e muitas vezes decisivo no momento do fechamento do negócio.
E após o acordo, não esqueça do contrato. É outro documento relevante e que protege ambas as partes envolvidas na execução do serviço.
Como elaborar uma proposta de prestação de serviço?
Informações essenciais:
- Prazos de início e término do serviço que será prestado;
- O que está no escopo do trabalho;
- Preço e forma de pagamento, inclusive, custos extras e adicionais para não pegar ninguém de surpresa;
- Insira as ferramentas utilizadas, principalmente as que são diferenciadas e que proporcionam resultados acima da média;
- Apresente a equipe e as habilidades de cada profissional;
- Quanto ao tamanho, não se empolgue. O documento precisa ser objetivo e direto, indo direto ao foco: fechar a venda!
- E após o envio por e-mail ou apresentação, coloque-se à disposição para qualquer dúvida durante o processo. Tenha paciência e treine sua equipe de vendas para que as perguntas mais básicas sejam respondidas da melhor forma possível;
- E mesmo após a assinatura do contrato, a qualidade do atendimento deve ser a mesma. Nada de relaxar na excelência só porque garantiu aquela venda. A fidelidade no mundo de negócios vale ouro hoje em dia.
Vá além do básico
Justifique o preço que você cobra pelo diferencial oferecido. No momento da apresentação, reforce e destaque as vantagens de fechar essa proposta com você e não com seu concorrente.
Então, indique as melhorias e diferenciais. Inclusive, se você tem alguns problemas a serem resolvidos na empresa, comece esse ajuste agora. Alguns processos, por mais simples que parecem, são a alma de todo o funcionamento de determinados setores. Não espere fechar propostas para implementar as melhorias. Comece a arrumar a casa desde já.
Comunicação falha, processos desorganizados, falta de controle de estoque e equipamentos, não saber a localização do time de campo em tempo real são problemas que atrapalham a gestão e impedem a melhoria contínua da qualidade.
Reforce seu diferencial
Se você usa ferramentas digitais diferenciadas para a gestão e que tornam a sua prestação de serviço mais ágil e com mais facilidade na solução dos problemas dos clientes, use e abuse dessa vantagem na proposta de serviço. Afinal, o preço do uso estará inserido no custo final, correto?
Por exemplo, o Field Control é um sistema de gestão que facilita os processos de gestores, técnicos de campo e clientes.
Muito mais que organizar a troca de informações entre os envolvidos, organiza os processos fundamentais, como a ordem de serviço, relatório fotográfico, checklist, entre outros. Entender como está o tempo de atendimento, os problemas mais recorrentes de cada cliente, te ajuda a estar preparado para atender aquela empresa da melhor forma. E mais ainda, a conter uma crise antes mesmo que ela comece.
E quanto todos esses processos estão em sintonia, os erros são eliminados, a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes aumentam. Como resultado, a equipe consegue fazer mais visitas e executar mais demandas com o mesmo número de técnicos e ainda com uma qualidade acima da que você oferece hoje.
Entenda melhor no vídeo:
Como finalizar uma proposta de serviço?
Mesmo nossa vida não sendo um conto de fadas, esperamos sempre que o final seja feliz, não é mesmo?
Afinal, se você articulou a proposta de serviço é porque o objetivo é tornar o solicitante seu cliente. Então, mais que ter uma boa proposta redigida, sem erros de digitação e feita personalizada para aquele cliente, capriche na apresentação.
Se puder, faça uma reunião e apresente ponto a ponto. Demonstre que você está interessado em fechar essa proposta, além de ser mais um número na meta. Reforce a importância e a diferença que fará para aquela empresa e as facilidades. Esse momento é o ideal para fazer uma demonstração, caso o seu serviço permita, ou até mesmo demonstrar resultados de outros clientes que são cases de sucesso.
Seja fiel à tudo o que é realmente oferecido. Nada de inventar moda e incluir ou ofertar algo impossível ou que não está disponível no momento.
E nada de ficar enrolando sobre o preço, hein. Se você cobra o justo pela qualidade, tecnologia, entre outros diferenciais, não tem porque ter medo de passar o quanto a pessoa pagará pela sua contratação.
Se precisar de dicas para melhorar as vendas, conte com a Field:
- Metas para equipe de vendas: como implementá-las;
- 3 Técnicas de negociação em vendas;
- Aplique técnicas de venda na prestação de serviços.
Atente-se na apresentação
Mesmo que existam vários modelos que você pode usar, como word (na verdade, sempre fechado em PDF para evitar a mudança de dados), power point, vídeo… capriche!
Atente-se a focar bem nas informações. Caso não tenha domínio em designer gráfico, contrate um freelancer para dar aquela primeira impressão positiva, logo que a pessoa abrir esse documento enviado.
Cuidado com a fonte das letras, quanto mais fácil a leitura, melhor. Evite palavras difíceis. Tempo é dinheiro. Quanto mais simples e assertiva for a mensagem, a pessoa terá mais condições para uma tomada de decisão positiva.
Voe mais alto!
A Field espera que com esse conteúdo você feche muitas novas propostas de serviço e que sua carteira de clientes aumente!
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