Modelo de O.S.

BAIXAR

Ar condicionado quebrou, e agora?

Ar condicionado quebrou, e agora?

“Moro num país tropical…” Começamos com Jorge Ben só para justificar que ninguém escapa das altas temperaturas do nosso país. No verão, então, nem se fala. Algumas cidades chegam a uma sensação térmica de mais de 50 graus (sim, isso foi em janeiro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro). Mas que questão de bem-estar, o calor e a sensação térmica nas alturas causam problemas sérios de saúde. Idosos e crianças estão nas faixa etárias que mais sofrem. Tudo o que menos quer se ouvir nessa época é: o ar condicionado quebrou.

Parece até palavrão de tão ofensa que é. Seja em casa, seja em algum estabelecimento comercial, o aparelho de ar condicionado quebrado pode causar até mau humor. E o que fazer quando isso acontece? Muita gente pode tentar resolver o problema por si, mesmo não sendo especialista, ainda mais com tantos tutoriais de fácil acesso por aí. Mas se o ar condicionado quebrou de uma hora para a outra e não tem nenhuma pessoa com conhecimento técnico, o certo é acionar uma prestadora de serviço focada em climatização.

E agora quem poderá me defender desse calor e me levar para o mundo de Frozen de novo?

Uma dica bem valiosa: antes do desespero bater por completo, confira se o problema não está nas pilhas do controle remoto. Ligue diretamente o aparelho ou troque as pilhas.

Siga também os seguintes procedimentos:

? Verifique se está ligado na tomada ou se não está com mau contato;

? O ambiente está todo fechado? Se uma única janela estiver aberta em um dia muito quente pode dar a sensação de não funcionamento do ar;

? Ar bloqueado. Não há nenhuma obstrução na saída do ar?

? Data da última manutenção e troca de filtro.

Ar condicionado quebrou? Chame o técnico

Por mais que você seja o quebra galho da casa ou da família, existem tarefas que não tem como fazer. Por mais que tenha visto milhares de vezes a instalação de um ar condicionado, ter a segurança de um profissional especializado garante sua segurança física, da sua família e também evita danos ou até perda total do aparelho.

Milhares de empresas prestadoras de serviços oferecem a instalação e também a manutenção, assim como muitos técnicos autônomos. Cada caso exige um tipo de contratação diferente. O ar condicionado quebrou e pode ser por diversos motivos, desde uma falha técnica de uma peça interna, mau uso, pingando água, mesmo ligado não gela, gasto excessivo de energia. A solução? Chame o técnico.

Fique atento ao tempo da garantia. Dependendo, por estar dentro do prazo, você não precisará arcar com os custos do reparo.

De acordo com a metragem e número de cômodos, não importa se o endereço é residencial ou comercial, ter o número de aparelhos que proporcione climatização adequado é essencial. Para isso, você também pode consultar um técnico antes da compra para conferir qual o modelo mais adequado.

Em prédios, é necessário conferir as normas para a parte do aparelho que fica exposta, principalmente em edifícios mais antigos que não têm local e suporte já construídos.

Dicas para preservar o bom funcionamento do ar condicionado

❄Manutenção em dia. Não só pelo bom funcionamento do aparelho, mas pela saúde das pessoas que transitam no ambiente;

❄Limpeza dos filtros a cada dia 15 dias, ainda mais em períodos de uso intenso;

❄Qualquer barulho fora do comum ou cheiro (de queimado) desligue o aparelho e chame um técnico;

❄Cuidado com o controle remoto. Dependendo do aparelho, algumas funções podem ser acionadas e desabilitadas apenas por ele. Caso quebre ou se perca (acontece, não é mesmo?), se o original estiver com um valor fora do seu bolso, um controle universal pode resolver muito bem.

Na instalação…

Não faça gambiarras elétricas. Os fios precisam estar devidamente bem posicionados para evitar qualquer curto-circuito. Infelizmente, algumas tragédias aconteceram no Brasil por panes elétricas nesse tipo de aparelho.

Escolha um aparelho adequado para o seu ambiente. Existem centenas de modelos diferentes no mercado e de diversas marcas. Questione o vendedor sobre o consumo de energia para o susto na conta de luz não ser grande. E sempre contrate um profissional (sim, vamos sempre bater nessa tecla para o seu bem).

Evite transtornos nas empresas

Se você é empresário ou responsável pela gestão de uma empresa, o cuidado tem que redobrado em lugares que circulam pessoas diferentes diariamente. Bancos, supermercados, farmácias, escritórios demandam uma atenção especial. Pelo ambiente ser maior e com mais pessoas que uma casa/apartamento, é importante reforçar os cuidados.

Indique um colaborador para a tarefa de monitorar a agenda de manutenções e quando o ar der sinais de defeitos, acionar a prestadora de serviço ou o profissional autônomo. Sempre tem aquela briga do ar gelado demais/quente demais. Indique para os mais friorentos, principalmente para as mulheres (está cientificamente provado que mulheres sentem mais frio que os homens), para que deixem um casaco mais quente na mesa.

Algumas pessoas são mais sensíveis ao calor e podem ter queda de pressão arterial se estiverem muito tempo em um ambiente quente e sem circulação. Por isso, sempre cheque se a temperatura está adequada para evitar qualquer tipo de problema.

Vai trocar de aparelho? Não jogue no lixo

O descarte pode ser feito por meio de empresas que até retiram no local. O importante é evitar que um aparelho que demora centenas de anos para se decompor seja jogado no ambiente. O ar condicionado é composto por plástico, metal e até substâncias químicas (utilizadas para refrigerar o ar) que podem causar contaminação da água e também do solo.

A responsabilidade do descarte é do responsável pelo aparelho e não da empresa fabricante. Para saber mais, indicamos a leitura da Política Nacional de Resíduos Sólidos, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

 

Resumindo… ao adquirir um aparelho de ar condicionado, não basta instalar e deixá-lo ali para sempre, apenas no liga e desliga. Se não tem tempo de lidar e organizar uma manutenção ou até mesmo custear as visitas do técnico, aguarde o momento certo para evitar sérias consequências.

No mais, esperamos que você aproveite aquele clima geladinho e aconchegante nos momentos de descanso e também na hora do hard working.

Para conhecer a Field, acesse nosso site: www.fieldcontrol.com.br 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.