Como encantar o cliente: confira 6 dicas

O que é encantamento? É a promessa de compromisso de se criar um relacionamento positivo e de total confiança entre cliente e empresa. A empresa precisa do cliente. Mas o oposto não é uma regra, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Na maioria das vezes, o encantamento é gerado por gestos que nao envolvem muito custo ou esforço. Por isso, a Field, que promove uma melhor qualidade de prestação de serviço no Brasil, reuniu as melhores dicas sobre como encantar o cliente para você e sua empresa.

Como encantar o cliente

#1 O encantamento começa antes da compra

É preciso entender como cada cliente chegou até você e como sua empresa pode ajudá-lo. Atendimento personalizado é essencial. Captar o sentimento e a emoção no momento da compra precisa ser um dom do vendedor. E não importa o canal dessa venda: site, telefone, redes sociais ou pessoalmente.

Uma regra de ouro: simplifique. Explique como seu produto/serviço funciona de forma simples e clara. Não gere dúvidas. Comece com os benefícios, e aprofunde o conteúdo e a complexidade, caso tenha, aos poucos. Cause boa impressão desde o primeiro contato.

E desde essa fase de negociação, honre seus compromissos. E ofereça sempre valor e não preço! Por qual motivo sua empresa foi criada?

#2 Evolua sempre

Melhorias contínuas são a chave para obter bons resultados. Mesmo as pequenas. O principal aqui é facilitar a vida do seu consumidor com o produto ou serviço oferecido. E essas mudanças devem ser reais. Faça investimentos em pessoas, inovação, processos e tecnologia que conectam e facilitam a vida do cliente.

Quando a experiência no uso do produto ou serviço é uniforme, interrupta e de alta qualidade, os clientes serão fidelizados à sua empresa.

#3 Coloque sempre o cliente em primeiro lugar

Sua empresa tem a cultura centrada no cliente? Se sua resposta é negativa, reavalie seu negócio. No momento da escolha entre as opções de mercado, algumas táticas influenciam entre a adesão a sua empresa ou a do concorrente. O que você está fazendo para sua marca ficar mais evidente no seu ramo de atuação?

Estude sobre o processo, qualidade e melhore todo o ciclo de atendimento, desde o menor detalhe até os mais robustos.

#4 Identifique ameaças e oportunidades

Identificou um problema não esperado e o cliente ainda não o sentiu? Antes de receber reclamações e ocasionar problemas, solucione. E mais que isso, avise seus clientes que determinado problema foi identificado, porém resolvido.

Faça um monitoramento sobre a qualidade do seu produto. Ligue sem compromisso para algum cliente antigo ou que gosta muito do seu trabalho e agende um café. Marque presença! Troque informações sobre o mercado, explica sobre a equipe, o que te motivou a estar nesse ramo e como pode ajudar ainda mais no dia a dia dele.

Se coloque na perspectiva do cliente e elimine etapas desnecessárias, simplifique processos. Tempo é muito valioso hoje em dia.

Tente se antecipar aos acontecimentos, principalmente os negativos. Reputação vale muito hoje em dia. E com a rapidez da internet, ela pode ser mais frágil do que se imagina.

#5 Tenha empatia

Mais que demonstrar interesse nas dúvidas que surgirem na jornada do cliente, tenha o próprio interesse em si. Essas dúvidas podem ajudar a melhorar seu negócio como um todo.

Quando tiver que retornar uma ligação, prepare-se para se adaptar ao cliente. Mantenha o foco e não disperse o assunto. Além disso, seja espontâneo, humanizado e impactante.

Discursos rápidos causam impacto positivo inicial. Isso faz com que se instigue o interesse a partir da abertura para a solução de algum problema que determinado cliente esteja enfrentando.

Não faça elogios falsos ou exagerados, isso causa desconforto e manipulação.

#6 Surpreenda!

Pontualidade, qualidade de serviço e melhoria em tempo real não são diferenciais. Sinto muito te dizer isso. São mais do que obrigações.

As empresas precisam vender muito mais que produtos, mas sim boas experiências.

Um cliente está com dificuldade de usar o seu software? Vá até ele e faça uma aula.

O seu cliente mais antigo está mudando de sede? Agende uma visita para conhecer o espaço e como seu negócio impacta diretamente no dele.

Crie experiências individuais sobre cada cliente. Analise essa experiência do ponto de vista de cada um. Para isso, é preciso conhecer sus necessidades, desejos e usar todos os elementos do negócio.

Agora que você sabe tudo sobre como encantar o cliente, não pare por aqui!

Um atendimento personalizado faz parte de todo esse encantamento e para promovê-lo em sua empresa, confira nosso texto sobre o assunto: Conquiste seu cliente com Atendimento Personalizado !