Qualidade é uma palavra que determina o quanto será a satisfação do cliente atendido. Muitas ferramentas utilizadas na gestão precisam estar no mesmo ritmo para que a produtividade alcance a todos e seja sentida desde a abertura da ordem de serviço até o tchau do técnico. O controle de qualidade da equipe externa não pode ter altos e baixos e muito menos ser fixa. Tem que ser sempre crescente.
Só dessa forma, os clientes, que estão cada vez mais exigentes, estarão fidelizados à sua prestadora.
O perfil do consumidor como um todo está mudando. Faça uma reflexão e analise a si mesmo como cliente. A sua exigência sobre determinados serviços continua a mesma de 10, cinco, ou até mesmo seis meses atrás?
Esse é um bom exercício que podemos trazer de fora para dentro da prestadora e que pode te ajudar a entender o perfil do seu consumidor.
E por falar nesse perfil, ele é tão importante para as empresas que atuam com equipes em campo que falaremos mais à frente em um texto só sobre ele.
Antes de iniciar as nossas dicas sobre o controle da qualidade da equipe externa, lá vamos nós para mais uma pergunta.
A nossa intenção é que você reflita ao ponto de trazer indagações sobre sua gestão com um único objetivo: a produtividade da prestadora.
Você tem um programa muito bem estruturado de gestão?
Esse é o princípio básico da qualidade na prestação de serviço. Agora, vamos partir para o principal.
Controle de qualidade da equipe externa
Diversas ações e ferramentas podem impactar o controle da qualidade da sua equipe. Alguns podem ser considerados bobagem, mas quando integrados a um conjunto de metas, fazem toda a diferença.
E o reflexo não é sentido apenas pela pessoa que abriu o chamado. Todos os técnicos, inclusive o gestor, precisam sentir mais facilidade nos processos. E dessa forma, alcançar as metas e objetivos da empresa.
Para isso, é importante focar em alguns pontos que podem ser problemáticas como:
- Atraso na visita ou pior, não ser realizada no dia agendado;
- Não saber a localização exata de cada técnico;
- Falta de controle nos processos;
- Atividades e relatórios sem padrão.
Em nossas conversas diárias com gestores de todo o país com diversos formatos de time de campo e segmentos, conseguimos levantar que esses quatro pontos não são os únicos, mas os principais que afetam a qualidade da equipe externa.
E uma dica da Field é, antes de mais nada, tire um tempo para analisar como estão esses pontos na sua equipe de campo. Fazer uma auto-análise da gestão também ajuda muito. Converse com seus técnicos.
Eles sentem algum problema impactante no dia a dia que impede que as visitas sejam mais produtivas?
Outro fator muito relevante é o uso de equipamentos e ferramentas adequadas não só para os reparos e instalações.
A gestão também precisa ser contemplada. Base de toda a produtividade, é a origem de todos os processos e direcionamentos que farão os reparos/instalações serem realizados com 100% de resolutividade.
Como analisar e checar o aumento da qualidade
Entre as ferramentas de gestão, existe um sistema exclusivo para equipes externas.
Utilizado pelo gestor, técnico e cliente, com ele é possível proporcionar um impacto direto em todos os processos. E ainda, garante relatórios com dados para analisar todas as características que impactam diretamente a produtividade.
Se você nunca ouviu falar, o Field Control foi desenvolvido com o objetivo de resolver todos os problemas de gestão de equipes externas. E como estamos inseridos dia a dia no universo da prestação de serviços, construímos ferramentas específicas para solução de cada item pontuado lá em cima.
Quer saber como?
É só acessar nosso site, que te explicamos a funcionalidade de cada uma delas: www.fieldcontrol.com.br. Se quiser ir além, te convidamos para uma conversa no chat, ou até por telefone mesmo.
Na prática, você pode agendar uma demonstração aqui e agora. E assim, vai entender como é possível facilitar todos os processos e o uso das principais ferramentas pela sua equipe.