Registro e Hospedagem de Domínios

Registro e hospedagem de sites são os serviços mais básicos de uma prestadora de serviços. Eventualmente, todo negócio em crescimento precisará de contratar um serviço para registar um domínio e hospedar um site.

Será que já chegou a hora de criar um site para seu negócio? Se você ainda não sabe como contratar uma boa prestadora de serviços de registro e hospedagem de sites, não deixe de ler até o final.

O que fazem os prestadores de serviços de registro e hospedagem

Em primeiro lugar, quando se deseja criar um projeto na internet, o primeiro passo é a contratação de uma hospedagem de sites. Além do registro de um domínio.

Os prestadores de serviços de registro e hospedagem possuem servidores. Nesses locais  são armazenados os dados do site  criado. Desta forma, pagamos uma quantia por mês afim de utilizar a sua infraestrutura para mantermos nossos sites no ar.

Mas além disso, existem outras modalidades de serviços que podem ser prestados. Assim sendo, vamos falar um pouco mais sobre suas possibilidades

Registro de domínios

Na internet todo site precisa de um endereço para ser encontrado. Isso significa uma URL. Este endereço que você encontra na barra de navegação é chamado de domínio. E é único de cada site.

Para ter um registro de domínio em seu nome, é preciso contratar e renovar anualmente o serviço com um provedor de hospedagem e registro de domínios.

O valor em gira em média dos R$45,00 anuais. O preço é pago individualmente por domínio.

Hospedagem de sites

Se o domínio é o endereço do seu site a hospedagem é como se fosse o prédio onde fica o apartamento. Confuso? Vamos explicar claramente.

Todo site é composto por arquivos (geralmente no formato de Html).  E estes arquivos precisam ficar armazenados em alguma máquina. Os prestadores de serviços de registro e hospedagem de sites alugam um espaço em suas máquinas a partir de um valor mensal, para armazenarmos os arquivos de nossos sites.

Existem diversas modalidades de hospedagem de sites com muitas variações entre si. São elas: taxa de transferência, espaço em disco, backup, etc. Cabe ao cliente estudar qual se adequa melhor as necessidades.

Existem empresas que preparam pacotes de hospedagem de sites próprias para cada tipo de usuário como hospedagem empresarial ou hospedagem avançada.

Não apenas alugam esse espaço, como gerenciam toda parte técnica com conexão e transferência de dados e nós apenas pagamos mensalmente o aluguel.

 

Servidores dedicados

Provedores de hospedagem e registro também podem oferecer alguns serviços diferenciados para clientes com mais necessidades. Um exemplo disso é o servidor dedicado.

A fim de explicar claramente do se trata um servidor dedicado, podemos dizer que se a hospedagem de sites é um apartamento o servidor é todo o prédio.

Normalmente em um servidor existem diversos espaços cada um dedicado aos arquivos de uma hospedagem. Já em um servidor dedicado todo o espaço é dedicado a você.

A opção de um servidor dedicado é excelente para projetos grandes e que exigem uma conexão constante para um grande público.

 

Quando é hora de contratar serviços de registro e hospedagem de sites

Se você decidiu que é hora de seu negócio ter presença na internet, com certeza é hora de contratar um prestador de serviço de registro e hospedagem.

Atualmente a internet é um meio poderoso de divulgação empresarial e prospecção de clientes e ter um site na internet é como ter sua empresa aberta vinte e quatro horas por dia.

Podemos pensar por exemplo que todo perfil de negócio pode encontrar publico na internet. Desde comércios até as prestadoras de serviços podem divulgar ser trabalho com um ecommerce ou um site de apresentação.

Como avaliar provedores de registro e hospedagem

Antes de mais nada é preciso conhecermos mais sobre as nossas próprias necessidades. O grande problema é que muitos empreendedores na hora de contratar um provedor de hospedagem e registro de domínios, não conhecem o mínimo sobre o assunto e acabam levando gato por lebre.

Então, a melhor forma de avaliar um prestador de serviço de registro e hospedagem é saber do que precisamos e o que estamos adquirindo. Por isso, vamos falar de alguns aspectos técnicos presentes na hospedagem de sites para você poder medir por si mesmo a sua necessidade.

Espaço em disco

Em uma hospedagem de sites o espaço em disco se refere ao armazenamento que você terá disponível no servidor. Isso limita o quanto de arquivos em geral seu site pode ter.

Para estimar quanto de armazenamento você precisará pense no formato do site: blogs precisam de mais armazenamento para seus posts e imagens que sites de apresentação, por exemplo.

Transferência de dados

Outro ponto importante a se considerar em uma hospedagem de sites é a transferência de dados. Esta se trata da quantidade de dados que sua hospedagem pode transmitir e receber mensalmente.

Todavia, podemos dizer que a maioria dos sites comerciais de empresas pequenas e médias utilizam planos de 1Gb de transferência. Se a quantidade de visitas esperadas for cerca de mil visitantes diários, podemos aumentar esse valor para 5Gb.

Backup

Absolutamente sempre dê preferencia a prestadores de serviço que oferecem backup incluso na hospedagem de sites.

A princípio, o backup é apenas uma cópia frequentemente atualizada dos seus arquivos. E que será muito se precisar restaurar alguma informação.

No caso de migrar do seu provedor de hospedagem ou ter um problema com seus dados você se sentirá grato em ter uma cópia de segurança dos seus dados sem precisar pagar a mais por isso.

Onde encontrar prestadores de serviço de registro e hospedagem

Basta uma rápida busca no Google para descobrir uma infinidade de prestadores de serviço de registro e hospedagem. Entretanto, é preciso estar ciente das necessidades para não comprar gato por lembre!

Um bom provedor de hospedagem será capaz de além de lhe oferecer o serviço que você precisa. Como resultado, te ajudar a fazer a escolha correta no tipo de hospedagem de sites.  Desta forma estabelecer uma relação de confiança desde o princípio.

 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade