Roteirizador: Qual a importância para sua frota

Ei, você que é gestor e tem passado um aperto para gerenciar as frotas da sua empresa, sabia que um roteirizador pode facilitar a sua vida em um estalar de dedos??

É isso mesmo! 

Ao utilizar um roteirizador, realizar a gestão de rotas se torna uma tarefa fácil e ágil. Neste conteúdo, abordaremos todos os aspectos desta ferramenta, incluindo sua funcionalidade, benefícios e como encontrar essa plataforma no mundo empresarial.

Vamos nessa?

O que é e para que serve o roteirizador?

Para ajudar você gestor, no desafio diário de gerenciar suas rotas, o roteirizador é a ferramenta ideal para o sucesso do seus negócios.

O roteirizador é uma ferramenta que tem como objetivo otimizar as rotas de uma frota, definindo o melhor trajeto a ser percorrido pelos veículos, levando em consideração alguns fatores como: distância, tempo, custos, restrições de tráfego, entre outros.

 

Nunca foi tão fácil gerenciar suas rotas!

 

Qual é a importância do roteirizador para as empresas?

O roteirizador faz a diferença nos negócios, pois permite que a empresa planeje e otimize as rotas de seus veículos de forma mais rápida, reduzindo custos operacionais e aumentando a produtividade da equipe. 

A otimização é uma das principais funcionalidades dessa ferramenta, visto que com rotas otimizadas a empresa pode realizar mais visitas ou entregas a clientes em um período de tempo menor.

Além disso,  o roteirizador pode contribuir para a redução do consumo de combustível e emissão de poluentes, o que pode trazer benefícios financeiros para a empresa e ambientais.

 

 Benefícios de usar um roteirizador

Devido aos diversos benefícios que essa ferramenta pode proporcionar, ao utilizar um roteirizador sua empresa pode obter uma vantagem competitiva no mercado. Os principais benefícios que podemos destacar são:

  • Redução de custos operacionais
  • Aumento da produtividade
  • Melhoria no atendimento ao cliente
  • Maior segurança no transporte

 

Redução de custos operacionais

O roteirizador permite que a empresa planeje rotas otimizadas, reduzindo o tempo e a distância percorrida pelos veículos, o que consequentemente diminui os custos de transporte. Com essa ferramenta, a empresa pode economizar em combustível, manutenção e desgaste dos veículos, o que impacta diretamente nos custos operacionais da empresa.

Aumento da produtividade

Aumentar a produtividade é um dos principais benefícios que o roteirizador pode oferecer para as empresas que precisam gerenciar rotas. Isso acontece porque a ferramenta possibilita que a empresa planeje rotas mais eficientes, reduzindo o tempo e a distância percorrida pelos veículos. 

Com isso, os colaboradores podem atender a mais clientes em menos tempo, o que pode ser uma vantagem em relação a outras empresas do mercado. Com esse processo otimizado, sua empresa pode ampliar seus negócios, aumentar sua capacidade de atendimento e, assim, trazer vantagens financeiras e estratégicas para a sua empresa.

 

Melhoria no atendimento ao cliente 

Com a otimização de rotas, a empresa pode oferecer aos seus clientes prazos de atendimento mais rápidos e confiáveis, o que pode aumentar a satisfação dos clientes e contribuir para a fidelização. Sem contar na redução do tempo de espera para a chegada do técnico na realização dos serviços, podendo melhorar a experiência do cliente com a empresa.

 

Maior segurança no transporte

O roteirizador permite que a sua empresa elabore rotas mais seguras e evite áreas de risco, contribuindo para a redução de acidentes e aumentando a segurança dos colaboradores. Utilizando o roteirizador, a empresa pode identificar com mais rapidez os pontos críticos das cidades e evitar rotas perigosas ou com alto índice de roubos e furtos, o que pode reduzir os prejuízos. 

 

Impacto da utilização do roteirizador no relacionamento com os clientes

Todo cliente espera um serviço ágil e de qualidade, independente de qual atividade ele está buscando. Sendo assim com a utilização do roteirizador, você gestor conseguirá alcançar as expectativas dos seus clientes, reduzindo o tempo de espera para realização da atividade e aumentando a pontualidade na prestação de serviços.

Essa otimização pode trazer um grande impacto positivo no relacionamento com os clientes da sua empresa, fazendo com que o seus clientes se sintam mais valorizados e consequentemente, mais satisfeitos com os seus negócios. 

Além disso, a facilidade de enviar a localização dos técnicos é outra grande vantagem do uso do roteirizador. Com essa funcionalidade, é possível fornecer informações em tempo real sobre a localização do técnico, permitindo que o cliente acompanhe o andamento do serviço e tenha uma ideia precisa do horário de chegada. Essa transparência na comunicação pode gerar uma confiança por parte do cliente em relação à empresa, pois ele se sente mais informado e seguro sobre o andamento da atividade.

 

Conscientize seus colaboradores da importância do roteirizador

Para que o roteirizador seja aplicado de maneira efetiva, é fundamental que todos os colaboradores da sua empresa estejam cientes da importância que ele tem para a otimização dos processos e saibam utilizá-lo corretamente. Sendo assim é relevante  que você  invista em treinamentos e capacitações, além de fornecer suporte técnico para os seus colaboradores. Isso acarretará na qualidade do seu relacionamento com seus técnicos e agregará valor a sua empresa.

Como lidar com a resistência dos técnicos no momento da utilização?

Quando você  decide implantar um novo sistema na empresa, é natural que os colaboradores possam apresentar certa resistência, especialmente quando a ferramenta impõe limites à sua autonomia e conhecimentos prévios. 

No caso de empresas que precisam administrar suas frotas, a rigidez na escolha da rota pode ser um problema para os técnicos, que se sentem limitados na tomada de decisão. Por esse motivo, é importante que a empresa esteja preparada para enfrentar essas resistências e implemente medidas de conscientização e treinamento para aumentar os níveis de aceitação do novo processo.

Uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas é oferecer premiações para incentivar a adaptação dos colaboradores na usabilidade da nova ferramenta. No entanto, também pode ser necessário aplicar penalizações para aqueles que não cumprem as normas estabelecidas pelo sistema, a fim de garantir a efetividade da roteirização e dos ganhos associados a ela.

 

Otimize suas rotas com o Field Control

Com o objetivo de ajudar você gestor a otimizar a gestão das rotas de sua equipe, o Field Control desenvolveu um módulo de roteirização para o seu negócio. Esse módulo tem como finalidade economizar o tempo dos seus técnicos, permitindo que eles realizem mais atendimentos por dia, além de economizar combustível, o qual está cada vez mais caro. 

Além desses benefícios, o módulo disponibiliza as preferências dos técnicos, permitindo que eles escolham entre o percurso mais curto, mais rápido ou aquele que equilibra  entre a economia e a velocidade. Também o módulo proporciona o monitoramento da rota escolhida pelo seu técnico, onde você pode visualizar em tempo real todo o trajeto que seu colaborador irá realizar, além disso, você consegue compartilhar essa rota com o seu cliente, onde ele poderá acompanhar o horário de chegada do seu técnico para a realização do serviço.

Ficou curioso para saber mais sobre o nosso sistema? 

Não perca tempo e otimize o gerenciamento das rotas dos seus técnicos. 

Agende agora uma demonstração GRATUITA, e venha conhecer o nosso sistema. 

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade