Controle de jornada de equipes externas: Como fazer?

Blog da Field Control > Sem categoria  > Controle de jornada de equipes externas: Como fazer?
controle de jornada

Controle de jornada de equipes externas: Como fazer?

Gerir equipes externas não é uma tarefa simples. Um dos pontos que recebemos muitos questionamentos é sobre como fazer o controle de jornada de equipe externa.

O controle de jornada de equipe externa passa por uma série de questões, como a gestão de uma equipe externa, retenção de um técnico e até do ROI para uma equipe externa. Assuntos que, por sinal, já abordamos por aqui.

Mas antes de falarmos do tal controle de jornada, precisamos entender o que é o trabalho de equipes externas. 

A lei focada em trabalhadores que exercem atividades externas traz alguns pontos diferenciados. Entre eles,  a incompatibilidade com horários fixos de trabalho e um ponto obrigatório, que diz que a condição do empregado deve ser anotada na Carteira de Trabalho.

O artigo 62 da CLT diz que trabalho externo são as atividades feitas por profissionais externos e que não são compatíveis com a fixação de horário de trabalho e com essa condição descrita na Carteira de Trabalho, como já apontamos. Sendo assim, trabalho externo não é a mesma coisa que trabalho remoto ou home office.

Com a lei em mãos e com a explicação sobre trabalho externo, como devemos fazer para termos um bom controle de jornada, já que o texto que rege a profissão deixa bem claro que não há a questão de horários fixos? 

É ponto importante para uma empresa que trabalhe com equipes externas ter processos claros e eficientes de controle de jornada. Por questões legais, é de suma importância que as empresas tenham esse controle. O Judiciário Brasileiro entende que estão isentos de ponto apenas alguns funcionários, como, por exemplo, quando a função exige  estar o tempo todo viajando. Caso contrário, para estar em legalidade com a justiça, há a necessidade do ponto e do controle de jornada – trazendo mais para o assunto que estamos tratando.

#E como fazer o controle de jornada?

Sempre falamos aqui de tecnologia, sempre. E fazemos isso porque ela tem ajudado diferentes tipos de empresas e suas áreas. No caso de controle de jornada de equipes externas, ela, mais uma vez, chega para resolver uma série de problemas. Inclusive, a justiça se apoia bastante nessa questão e entende que é possível fazer o controle de jornada externa.

Ofereça às equipes externas uma solução que contemple diferentes ferramentas, para que ele consiga, mesmo na rua, fazer tudo que for necessário. Hoje, com os smartphones ou tablets, há tecnologias móveis de onde se controla tudo diretamente na palma de mão. O que significa que o gerenciamento passou a ser mais produtivo, com apenas alguns cliques.

Com a soluções existem atualmente no mercado, o controle de jornada de equipes externas fica realmente muito mais simples, claro e real. Algumas ferramentas possibilitam o controle do check-in e check-out do técnico. Somente com isso é possível ter o controle de jornada.

#E o que a tecnologia tem a ver com isso? 

A Field Control, por exemplo, oferece uma tecnologia que ajuda na organização, gestão e controle de jornada de equipes externas. O sistema proporciona um processo claro e simples de todo o fluxo de trabalho.

Para os gestores, a solução da empresa traz diversas ferramentas. Um dos benefícios é auxiliar na tomada das melhores decisões na hora de fazer a gestão de equipe externa. Entre elas, um “mapa”, que mostra em tempo real a posição geográfica da equipe. Essa função ajuda também quando o cliente entra em contato indagando sobre a chegada do técnico. Com essa informação, o gestor consegue ter uma visão clara do controle de jornada. Além de conseguir responder com mais nível de certeza ao cliente. Todas as informações no sistema como hora de check-in, check-out, serviços realizados, onde se encontra e tudo mais relacionado ao serviço, ficam disponíveis em tempo real. 

#Gestão e monitoramento

Ao implantar um sistema como a Field Control, a pessoa responsável pelo controle de jornada de equipe externa envia as atividades às equipes via aplicativo. Tudo isso de forma remota. As ferramentas integradas possibilitam anexar fotos, preencher check-lists, colher assinatura do cliente e muito mais. Toda ordem de serviço é 100% digitalizada e armazenada em nuvem. Se há a necessidade de revisitar alguma ordem, basta apenas digitar um dado localizador e o acesso é imediato. É a gestão toda na palma da mão, em um smartphone, ou na tela de um computador.

A Field Control é a solução perfeita para quem precisa fazer  controle de jornada de equipe externa. E também para ajudar e melhorar o dia a dia de trabalho das equipes, que estão na rua, na correria diária.

 

Eduardo Santos

Eduardo é um dos fundadores e responsável pelas operações da Field Control. Trabalha há mais de 12 anos com tecnologia, gestão e processos.