Acordo de nível de serviço na prestação

O contrato entre as partes envolvidas na prestação de serviços basta para você? Se atua com fornecedores, o Acordo de Nível de Serviço é um documento que pode ser aplicado nessa relação.

O Acordo de Nível de Serviço também é muito conhecido como SLA, que significa Service Level Agreement em inglês. Nas duas nomenclaturas, a função é a mesma.

Neste conteúdo, a Field vai te explicar o que é, a importância, se a sua empresa precisa fazer e ainda como.

Então, fique com a gente. Pegue um café, desligue as notificações e usufrua desse conteúdo.

Acordo de nível de serviço na prestação de serviços

O que é?

Acordo de Nível de Serviço é uma coisa e o contrato é outra.

É mais um documento para as empresas que atuam com prestação de serviços. É firmado entre as partes envolvidas no processo. Pode ser entre empresa e fornecedor e até empresa e cliente. Muitas empresas que já o adotaram, inclusive, o inserem como anexo ao contrato, sendo assim, um capítulo à parte.

E por falar em contrato, para não prolongarmos nossa explicação, temos conteúdos só sobre ele.

Qual a importância de ter contrato de serviço?;

Contrato de prestação de serviços entre empresas

Viu como realmente ele é importante e não deve ser deixado de lado mesmo com a existência do Acordo de Nível de Serviço?

Qual a importância?

O principal objetivo da existência do Acordo de Nível de Serviço é a definição dos itens envolvidos na operação que envolve a prestação de serviços.

Sabe aquele processo super importante e que não pode ser deixado de lado de jeito nenhum? Então, o SLA reforça ele, inclusive, pode até estipular multa caso não seja executado da forma indicada.

Esperamos que não aconteça, mas caso chegue ao ponto de rescindir o contrato, o SLA impõe quais serão as medidas a serem tomadas. E ainda, dá algumas métricas de avaliação sobre o ponto que pode levar até essa rescisão que não é muito boa para quem é contratado e o contratante.

Por que sua empresa precisa fazer?

Padronizar os serviços e a qualidade que é oferecida. E essa qualidade tem todo um reflexo no sucesso da empresa. Desde a fidelização dos clientes com renovação de contratos, até evitar o retrabalho, com redução de custos e melhoria do que é realmente proposto a partir da contratação.

Portanto, no SLA não deixe de incluir:

• O que cada cliente precisa;
  • O uso de ferramentas para melhor execução e qualidade dos serviços. Por exemplo, sistema de gestão de equipes externas;
  • Qual o dever e ainda, a responsabilidade de cada um;
  • Com a Lei Geral de Proteção de Dados, muita coisa mudou a respeito de sigilo de informações. Caso sua área atue com informações confidenciais, entra também no Acordo de nível de serviço.

Adobe Stock

Você monitora a qualidade dos serviços prestados pela sua empresa?

Independentemente do Acordo de nível de serviço, como está os serviços prestados pela sua equipe? Você consegue dizer agora, com dados na ponta da língua? Difícil, não é?

Como mensurar algo que não vemos e não tocamos?

Para que todos os processos sejam efetivados, o uso de ferramentas adequadas é o primeiro caminho. Depois, tenha uma equipe muito bem treinada. Comece um time de alta performance desde o momento da contratação e continue com treinamentos.

Agora, como saber se o serviço executado está de acordo com a proposta do SLA? A resposta está em relatórios. Mas não pense que é necessário uma única pessoa para produzi-los ou até mesmo analisar esses documentos.

Pare de perder tempo com tabelas e fórmulas de excel. Quer saber como está a produtividade da sua equipe, quantas visitas é feita por técnico em determinados períodos, médias de horas em cada visitas? Use a tecnologia.

Facilite a sua vida, dos técnicos, fornecedores e clientes. Como resultado, você terá condições de checar onde está errando. Ou até mesmo, gastando com combustível extra, com deslocamentos que poderiam ser evitados.

Ainda, você oferece condições para que o acordo de nível de serviço seja cumprido à risca, com todas as exigências possíveis.

Estude seus relatórios de produtividade

Com esses relatórios, o gestor tem capacidade de mensurar se tudo o que foi acordado está sendo cumprido.

Ordem de serviço preenchidas de maneira indicada;

• Técnico chegando na hora e sem atrasos;
  • Relatórios fotográficos assinalados corretamente;
  • Check-lists com visto nas funções realizadas;
  • Avaliação do cliente;
  • Localização do técnico em tempo real;
  • Uso de agenda digital.

Todos esses processos têm características próprias e funções que agregam a qualidade do serviço ao cliente e uma produtividade alta para a prestadora.

Já que todos eles são digitais, são compilados em um único sistema de gestão de equipes externas. O armazenamento desses dados fica todo no sistema, sem prejudicar a memória do computador/notebook.

Sem contar que o acesso é muito prático. Basta clicar na função indicada que os resultados de cada um aparece para análise. Sem necessidade de contas, tabelas e rabiscos.

Portanto, se você atua com prestação de serviços e ainda é adepto do acordo de nível de serviço, o sistema de gestão de equipes externas é mais que bem-vindo.

Além de organizar todas as tarefas e chamadas, te auxilia a verificar como está a realização de todo trabalho em andamento, ali, em tempo real.

Aproveite a oportunidade de resolver todos os seus problemas em um único lugar. O Field Control oferece todas essas ferramentas. E o custo é por técnico. Ou seja, cabe muito bem no seu orçamento.

Confira como é na prática agendando uma demonstração AQUI.

E tem mais informações e detalhes no nosso site: www.fieldcontrol.com.br. Te esperamos lá.

Referência

ROSSI. João Guilherme Ribeiro Rocha. O acordo de nível de serviço e sua importância nos contratos. Migalhas, 2019.