Alguns dados são fatores mais que obrigatórios para manter a empresa em funcionamento. Além do fluxo de caixa que precisa ser atualizado, você sabe o impacto da análise de demanda na sua prestação de serviços?
Prever o futuro com os números já existentes te prepara para uma melhor organização. Como resultado, o atendimento fica mais fácil e a qualidade das visitas também. E ainda, a vida dos técnicos fica mais previsível. Isso mesmo com as chamadas de emergência incluídas de última hora na agenda.
Imagine o cenário: chegou o momento de renovação de contrato e o cliente quer saber quais foram as demandas mais solicitadas para incluir na nova negociação. Entretanto, você como gestor, não tem noção.
Fica chato, não é? Ainda, saber a análise de demanda individual permite uma maior personalização de serviços. Então, nada mais prático que incluir esse tipo de análise de forma útil na sua empresa.
Não é nada difícil, muito menos burocrático. E os resultados serão maiores do que você imagina.
As verdades da análise de demanda na sua prestação de serviços
Pode doer, mas a cura vem logo em seguida. Não vamos te deixar desconfortável com a sua gestão e não te dar condições para solução dos seus problemas.
Por isso, pedimos sua atenção durante a leitura. Reflita que as causas apontadas aqui podem estar trazendo resultados negativos para a sua produtividade. Portanto, faz total sentido eliminá-las.
Na sua atual realidade, é possível atender mais contratos, com a mesma realidade de técnicos?
Se sua resposta é sim, muito bom!
Agora se for não, vamos rever o que está acontecendo. Algumas falhas que já fazem parte da rotina passam desapercebidas. Por exemplo:
- A localização do técnico. Você sabe onde cada membro da sua equipe está neste exato momento?;
- Todos os técnicos estão com treinamento em dia para atender as demandas que chegam e não ficar pensando o que fazer e como na frente do cliente?;
- Seus clientes estão satisfeitos com o atendimento feito hoje?;
- A rota utilizada por cada técnico otimiza o percurso, com economia de tempo e combustível?
São muitas perguntas para poucas respostas?
Talvez. Se no seu dia a dia, a gestão não tem acesso a essas informações, como prever em contrato as demandas de cada cliente? Fica um pouco inviável.
Ainda, nada melhor que cobrar o preço justo. Se um cliente utiliza mais que o outro, ajuste o número. Pense sempre na fidelização. Mais que atender as necessidades e solução na prestação, é preciso encantar esse cliente.
A concorrência está aí ao seu lado. Então, não pense duas vezes. Comece agora mesmo a definir estratégias para resolver esses contratempos.
Faça uma reunião de equipe. Estipule algumas perguntas sobre as dificuldades do dia. O que cada um indica para melhorar o trabalho. Incluindo desde ferramentas e processos até formas de trabalho.
Dê voz a todos e anote tudo! Estude as sugestões. Aplique o que é viável para o momento, descarte o que não faz sentido e guarde o que pode ficar para depois.
Mas comece agir agora mesmo! Sua produtividade pode ser maior logo após a leitura desse conteúdo.
Para melhorar o desempenho da sua reunião, te orientamos no link: Como realizar reunião de equipe externa?
Você sabe quanto tempo o seu técnico fica na visita?
Essa possivelmente é outra dor. Saber quando a visita começou, qual o status e a finalização te auxilia a prever a agenda não só do dia, mas até da próxima semana. E com isso, até agendar mais visitas naquele período.
Se o técnico faz uma manutenção preventiva de ar-condicionado em quarenta minutos, e naquele dia, ele tem apenas esse tipo de demanda, você já prevê, dentro da carga horária dele, quantas visitas agendar. Simples assim.
Se há outras atribuições na sua equipe, como manutenção corretiva de elevadores, por exemplo, quanto tempo para atender um shopping center os técnicos demandam? Com algumas perguntas ao responsável pela abertura do chamado, o técnico consegue prever. E mais ainda, se tiver um histórico, basta acessar e checar.
Dessa forma, não atrapalha os outros agendamentos, que pode até ser passado para outro técnico que está naquela região. Lembra sobre a pergunta se saber a localização do seu técnico? A justificativa cabe muito bem aqui.
O que a análise de demandas pode fazer pela minha prestadora?
Simplesmente te dar as respostas para todas as perguntas citadas acima. Entretanto, não basta implementar a análise de qualquer forma. Assim como tudo nas visitas técnicas, desde o agendamento até a assinatura na OS, a organização precisa reinar.
E se está se perguntando: já tenho tanta coisa para fazer, você quer me dar mais uma, Field?
A resposta vem na lata: use um sistema de gestão! Se sua prestadora precisa realmente sair do cenário atual, a partir das suas respostas dos questionamentos indicados aqui no texto, a tecnologia é a saída!
Seu cenário hoje, de acordo com a análise de demandas
Já pensou em um cenário no qual a gestão tem acesso a todas as informações da análise de demandas em apenas um clique? Um sistema de gestão que computa todos os dados de:
- Visitas feitas em um período;
- Visitas feitas por técnico;
- Tempo de visita de cada técnica;
- Qual o tipo de chamado de cada cliente (tipo de manutenção mais o tempo de serviço);
- Tempo de descolamento entre as visitas;
- E o mais impactante deixamos para o final: relatório de produtividade!
Não sabemos se você reparou bem, mas todos esses itens fazem parte de uma análise de demanda que se preze. Ou seja, o documento precisa te dar condições de melhorias e não apenas existir.
E já que você não perde tempos nas ações, que tal saber como funciona na prática?
Agende sua demonstração gratuita e saiba o que é ter uma análise de demandas que vai resolver seus problemas de gestão. Clique agora: quero agendar minha demonstração.
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