Você é daqueles que gosta de prever futuro? Se a resposta é sim, a análise preditiva precisa fazer parte da sua gestão. Não tem nenhuma bola de cristal por trás, entretanto antecipa alguns acontecimentos negativos e positivos para a sua empresa.
Se o seu negócio já tem esse tipo de previsão, parabéns! A análise preditiva já faz parte da vida empresarial. Mas será que tudo está contemplado da melhor forma para se obter os resultados esperados?
A intenção aqui não é desmotivar. Pelo contrário. Com o nosso conteúdo, você terá condições de montar a sua própria análise e ainda checar se a já implementada está adequada.
Estão preparados?
O que é análise preditiva mesmo?
Usar o passado para melhorar o futuro do seu negócio. Isso não acontece do nada. Tudo é baseado em cálculos. A inteligência artificial que muitos temiam nas décadas de 80 e 90 cabe bem aqui. E é por meio dela que é possível se chegar a uma previsão.
Quanto mais exata a informação que temos, melhor a tomada de decisão, concorda? Ainda mais quando envolve investimentos altos e até outras decisões que podem ser consideradas arriscadas.
Para se alcançar uma boa análise preditiva, as empresas, além da inteligência artificial, adotam o machine learning, que é responsável por automatizar e orientar computadores que agem por conta própria.
Mesmo com toda essa tecnologia, a análise preditiva começou há um tempinho atrás. Mais precisamente na década de 1940. Porém, com a popularização da tecnologia nos últimos tempos, o uso e capacidade ficou mais acessível.
Dependendo da sua área de atuação, é possível saber algumas respostas antecipadamente.
Sabe quando chega fim do ano e várias matérias aparecendo falando sobre tendências? Pois bem, tem muito dessa análise aí.
O comportamento do consumidor pode ser medido e por meio dele, um cálculo sobre o que se esperar da próxima temporada. Com isso, é possível prever e se adiantar.
Por que incluir essa análise na minha empresa?
Mais que estar à frente da operação, é preciso saber como está e estará o mercado.
Como atender as demandas, se preparar para que o seu cliente espera?
As vantagens da implementação da análise preditiva são várias. Entre elas, promover uma melhor segurança não só financeira, mas também de dados. Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, é importante ficar atento aos aspectos que envolvem a segurança digital.
Outro ponto também é como e em que investir em marketing. E não importa o formato. O tradicional ou o digital. Cada vez mais a publicidade entra na vida das pessoas em todos os acessos virtuais.
Algumas empresas não levam o marketing e as estratégias de comunicação muito em conta. O que na verdade é um erro. Um negócio não pode ter como base de estratégia só as vendas dos produtos e serviços. Alinhar a forma como se comunicar e como chegar a esse público-alvo precisa ser desenhado. Ou seu dinheiro será jogado fora.
E como a gente não quer que isso aconteça, se liga aqui:
- 6 exemplos reais de falha de comunicação;
- Como fazer um plano de marketing na prestação de serviços;
- Conceito de marketing para empresas
Passo a passo para fazer sua análise preditiva
Como tudo nessa vida, defina um plano. Inclua todos os objetivos da análise nele. Elabore um documento que seja de fácil acesso. E principalmente, de fácil entendimento.
Defina o que se espera com os resultados da análise. Essa definição tem que ir ao encontro do estágio do seu negócio. A evolução dos últimos anos e ainda, o que está na frente para ser resolvido. Sabe aquele calo onde mais aperta? Então, se não tiver tanto tempo e energia, foque nele.
Um exemplo, caso o resultado da sua avaliação de clientes não anda nada bem, foque nas melhorias do consumidor. Como está mercado? O que os concorrentes estão fazendo?
Outra sugestão é a redução de gastos. Para muita gente, economizar é uma ação presente. Mas onde e quando? Muitos cortes podem levar a mais prejuízos, já outros investimentos conseguem reverter em maior produtividade. A Field Control é um deles. Se o foco for melhoria e agilidade na gestão, a partir da facilidade de processos, pode contar com a gente.
Como somos um sistema de gestão de equipe externa, o nosso principal objetivo é melhora a sua rotina e também aumentar sua produtividade. Os detalhes a fundo, te contamos aqui: www.fieldcontrol.com.br.
Definido o objetivo, prossiga com o plano…
O passo seguinte é definir como essa análise será implementada. Por quais meios. Vai contar com a ajuda da tecnologia? Se sim, quais? Quando implementar? Quando começar?
Feito isso, comece com a coleta desses dados. E mais que sair por aí coletando tudo o que encontra sobre o seu objetivo, tenha muito, mas muito cuidado com o critério de escolha. Em épocas de fake news, escolher dados de fontes confiáveis virou mais que obrigação. Com isso, questione sempre da onde aquela informação saiu. Lembre-se que esses dados vão impactar o rumo do seu negócio mais para frente.
Depois disso, ao ataque! Analise esses dados. Converse com a equipe! Questione o que cada um acha do cenário.
Se você achou todas essas demandas trabalhosas, existem softwares que fazem essa análise para você. Mas não faça a contratação e deixe para depois. Faça com que a análise preditiva tenha condições de mudar a sua realidade!
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