Ter uma alta qualidade e desempenho na empresa depende de muitos fatores, entre eles, um dos principais recursos: pessoas! Sem os funcionários, não existe empresa. Entretanto, não podem ser quaisquer pessoas! Empresas de destaque no mercado contratam pessoas talentosas e que agregam valor ao negócio. Para isso, saber contratar mão de obra qualificada faz parte dos desafios enfrentados por todo gestor que atua na expansão da equipe.
O que é mão de obra qualificada?
Mão de obra qualificada refere-se a profissionais especializados em cumprir determinada função e/ou cargo dentro da empresa. Quanto mais conhecimento técnico o profissional tem, mais qualificado é. Geralmente, essas pessoas são de destaque na área de atuação pelo resultado que entregam e exigem um salário acima da faixa salarial, o que é justificável, por estarem acima da média dos demais.
Qual a importância de contratar mão de obra qualificada?
Se você, como gestor/a, pretende realizar entregas diferenciadas e até acima das estipuladas, precisa de uma equipe de alta performance. E para isso, não tem como fugir da tarefa de contratar mão de obra qualificada.
Afinal, ter clientes satisfeitos e que reconhecem o trabalho, ter índice reduzido de retrabalho e bater as metas e objetivos da empresa proporcionam várias vantagens. Mais que efetivar o crescimento da empresa, é possível se estabelecer no mercado, pagando melhores salários e atraindo novos contratos.
Para isso, pesquise no mercado a faixa salarial de pessoas mais experientes e que promovem resultados que são comprovados. Sabe aquele case de sucesso que te chamou a atenção? Confira quem são os responsáveis.
E mais que contratar mão de obra qualificada, que tal instituir uma cultura a ponto de se tornar uma das empresas mais desejadas para se trabalhar? Fazer o caminho inverso e selecionar os currículos que chegam por profissionais que se sentem atraídos pela gestão é mais que uma forma de reter talentos, mas também de atrair os melhores profissionais do mercado.
Como qualificar uma mão de obra?
Oferecendo cursos de atualização profissional, trocando ideias e promovendo debates entre a equipe sobre o que há de mais novo no mercado. A troca de experiências entre os membros da equipe também conta muito. Relembrar sempre que o trabalho de todos é importante e que cada função tem papel fundamental para a empresa faz parte de uma liderança que estimula novos aprendizados e aprimoramento constante.
- Regime de contratação de técnicos externos: quais são?;
- Quadro de funcionários: como montar o da sua empresa
O que fazer antes de contratar novos funcionários?
- Verifique se a empresa está com estrutura física adequada para receber mais um novo funcionário no quadro.
- Confira se há disponibilidade de fluxo de caixa a ponto desse novo salário fazer parte da folha de pagamento;
- Analise muito bem qual será o papel deste novo funcionário/a na empresa. Por mais que a equipe esteja sobrecarregada, estude como está a distribuição de tarefas e também se não há demora na entrega de tarefas e atividades. Estipular prazos funciona muito bem na maioria dos casos;
- Prepare a equipe para a chegada desta nova pessoa. Jogue limpo sobre qual será a função e o quanto irá impactar a rotina do time;
- Deixe tudo pronto para que, ao chegar na empresa, a pessoa tenha todos os materiais necessários para desempenhar a função e não tenha que ficar esperando dias ou até semanas, novos equipamentos para iniciar as demandas.
Como saber se é o momento de contratar mais um funcionário?
Equipe sobrecarregada, entregas atrasadas, funcionário que chega mais cedo e sai mais tarde, novos clientes e demandas. Esses são apenas alguns indícios que indicam que chegou a hora do time crescer. Se você é o responsável direto pela gestão, a contratação pode depender apenas 100% de você, agora, caso necessite de uma aprovação da diretoria, ao indicar esta necessidade, apresente justificativas plausíveis para esta nova contração que irá demandar novos investimentos, não apenas de salário.
No início, o gestor precisará dispensar algumas horas para explicar como funciona a rotina, o dia a dia, como é a empresa e as entregas. Ainda, quais são os programas, materiais e softwares utilizados para facilitar o trabalho, assim como o acesso a cada um deles.
Para evitar que aquela pessoa fique ociosa, já deixe tudo pronto para começar a mostrar para o que veio logo no início.
Como encontrar mão de obra qualificada?
Existem diversas formas. Hoje em dia, com plataformas como o Linkedin, é mais fácil, mas você também pode recorrer a outros meios. Pesquisar cargos nessa mídia social é um bom caminho, além de anunciar que está contratando. Recrutar também pessoas com currículo de destaque é uma sugestão.
Indicações da própria equipe ou até mesmo de colegas da área costumam dar super certo. Além de ter a referência, você já fica sabendo previamente como é o formato de trabalho daquele candidato/a.
Caso a empresa tenha um RH efetivo, promover recrutamentos e anúncios da vaga em canais próprios garante uma boa visibilidade.
E muito mais que contratar mão de obra qualificada, uma empresa com produtividade e metas de crescimento, precisa saber reter talentos. Se esta é uma dificuldade atual da sua empresa, confira o que pode ser feito para reverter essa situação:
- Motivação e produtividade: como ter equipe engajada?;
- Como motivar funcionários: 5 dicas para sua empresa;
- Como fazer a gestão de problemas da sua equipe?