Contratar mão de obra qualificada: aprenda como e evite erros

Ter uma alta qualidade e desempenho na empresa depende de muitos fatores, entre eles, um dos principais recursos: pessoas! Sem os funcionários, não existe empresa. Entretanto, não podem ser quaisquer pessoas! Empresas de destaque no mercado contratam pessoas talentosas e que agregam valor ao negócio. Para isso, saber contratar mão de obra qualificada faz parte dos desafios enfrentados por todo gestor que atua na expansão da equipe.

O que é mão de obra qualificada?

Mão de obra qualificada refere-se a profissionais especializados em cumprir determinada função e/ou cargo dentro da empresa. Quanto mais conhecimento técnico o profissional tem, mais qualificado é. Geralmente, essas pessoas são de destaque na área de atuação pelo resultado que entregam e exigem um salário acima da faixa salarial, o que é justificável, por estarem acima da média dos demais.

Qual a importância de contratar mão de obra qualificada?

Se você, como gestor/a, pretende realizar entregas diferenciadas e até acima das estipuladas, precisa de uma equipe de alta performance. E para isso, não tem como fugir da tarefa de contratar mão de obra qualificada.

Afinal, ter clientes satisfeitos e que reconhecem o trabalho, ter índice reduzido de retrabalho e bater as metas e objetivos da empresa proporcionam várias vantagens. Mais que efetivar o crescimento da empresa, é possível se estabelecer no mercado, pagando melhores salários e atraindo novos contratos.

Para isso, pesquise no mercado a faixa salarial de pessoas mais experientes e que promovem resultados que são comprovados. Sabe aquele case de sucesso que te chamou a atenção? Confira quem são os responsáveis.

E mais que contratar mão de obra qualificada, que tal instituir uma cultura a ponto de se tornar uma das empresas mais desejadas para se trabalhar? Fazer o caminho inverso e selecionar os currículos que chegam por profissionais que se sentem atraídos pela gestão é mais que uma forma de reter talentos, mas também de atrair os melhores profissionais do mercado.

Como qualificar uma mão de obra?

Oferecendo cursos de atualização profissional, trocando ideias e promovendo debates entre a equipe sobre o que há de mais novo no mercado. A troca de experiências entre os membros da equipe também conta muito. Relembrar sempre que o trabalho de todos é importante e que cada função tem papel fundamental para a empresa faz parte de uma liderança que estimula novos aprendizados e aprimoramento constante.

O que fazer antes de contratar novos funcionários?

• Verifique se a empresa está com estrutura física adequada para receber mais um novo funcionário no quadro.
  • Confira se há disponibilidade de fluxo de caixa a ponto desse novo salário fazer parte da folha de pagamento;
  • Analise muito bem qual será o papel deste novo funcionário/a na empresa. Por mais que a equipe esteja sobrecarregada, estude como está a distribuição de tarefas e também se não há demora na entrega de tarefas e atividades. Estipular prazos funciona muito bem na maioria dos casos;
  • Prepare a equipe para a chegada desta nova pessoa. Jogue limpo sobre qual será a função e o quanto irá impactar a rotina do time;
  • Deixe tudo pronto para que, ao chegar na empresa, a pessoa tenha todos os materiais necessários para desempenhar a função e não tenha que ficar esperando dias ou até semanas, novos equipamentos para iniciar as demandas.

contratar mão de obra qualificada linkedin

Existem diversas formas de recrutamento para contratar mão de obra qualificada, entre elas, o linkedin e anúncio de vagas

Como saber se é o momento de contratar mais um funcionário?

Equipe sobrecarregada, entregas atrasadas, funcionário que chega mais cedo e sai mais tarde, novos clientes e demandas. Esses são apenas alguns indícios que indicam que chegou a hora do time crescer. Se você é o responsável direto pela gestão, a contratação pode depender apenas 100% de você, agora, caso necessite de uma aprovação da diretoria, ao indicar esta necessidade, apresente justificativas plausíveis para esta nova contração que irá demandar novos investimentos, não apenas de salário.

No início, o gestor precisará dispensar algumas horas para explicar como funciona a rotina, o dia a dia, como é a empresa e as entregas. Ainda, quais são os programas, materiais e softwares utilizados para facilitar o trabalho, assim como o acesso a cada um deles.

Para evitar que aquela pessoa fique ociosa, já deixe tudo pronto para começar a mostrar para o que veio logo no início.

Como encontrar mão de obra qualificada?

Existem diversas formas. Hoje em dia, com plataformas como o Linkedin, é mais fácil, mas você também pode recorrer a outros meios. Pesquisar cargos nessa mídia social é um bom caminho, além de anunciar que está contratando. Recrutar também pessoas com currículo de destaque é uma sugestão.

Indicações da própria equipe ou até mesmo de colegas da área costumam dar super certo. Além de ter a referência, você já fica sabendo previamente como é o formato de trabalho daquele candidato/a.

Caso a empresa tenha um RH efetivo, promover recrutamentos e anúncios da vaga em canais próprios garante uma boa visibilidade.

E muito mais que contratar mão de obra qualificada, uma empresa com produtividade e metas de crescimento, precisa saber reter talentos. Se esta é uma dificuldade atual da sua empresa, confira o que pode ser feito para reverter essa situação: