Controle de frotas para empresas de serviços externos

Se você realiza prestação de serviços externos, com certeza os veículos da sua empresa são o  modo  de locomoção mais prático e rápido que você tem para chegar até o cliente e cumprir o serviço solicitado. Porém para que esse mecanismo funcione de maneira produtiva é necessário que você tenha um controle de frotas.

O controle de frotas nada mais é que uma gestão que administra de maneira correta e efetiva  os veículos utilizados por sua empresa.

Porque devo fazer o controle de frotas?

Para obter inúmeros benefícios!

São diversos os desafios que um gestor enfrenta na realização das suas atividades, sendo o controle de frotas uma das principais preocupações de empresas que prestam serviços externos, afinal manter os veículos não é barato!

Ter uma boa administração da sua frota, garante a você um desempenho ideal na entrega dos seus serviços e certifica a segurança dos seus colaboradores envolvidos. Este controle disponibiliza informações precisas como quantos veículos você tem em sua empresa, onde eles estão e quem está dirigindo cada um deles.

Sem contar que essa gestão te ajuda a identificar problemas e oportunidades de melhoria. Através do histórico de uso dos veículos e da medição de gasto de combustível, você pode constatar possibilidades de otimizar rotas e reduzir custos com manutenções preventivas.

Para te ajudar a realizar um controle de frotas assertivo, vamos às dicas de como fazer isso de maneira eficaz?

Selecionamos 6 dicas que irão te ajudar a não ter mais dor de cabeça com essa falta de administração.

Vamos lá?

6 dicas de como fazer o controle de frotas eficiente

• Faça um mapeamento dos veículos
  • Crie regulamento para o uso das frotas
  • Elaborar um cronograma de manutenção preventiva
  • Ofereça um treinamento aos colaboradores
  • Analisar relatórios com gastos mensais
  • Invista em tecnologias

Acredito que agora você percebe os diversos benefícios que um controle de frotas adequado pode trazer aos seus negócios. Vamos entender de maneira precisa cada dica acima.

Faça um mapeamento dos veículos

Gerenciar cada detalhe dos seus veículos para levar seus negócios ainda mais longe.

Para começar a controlar seus veículos, é importante que você saiba exatamente quantos veículos você tem e onde eles estão. Para fazer isso, é necessário realizar um mapeamento de veículos. Esta atividade envolve informações relevantes sobre cada veículo, como: modelo, marca, ano de fabricação, número de chassi (documento de identificação de um automóvel), placa, dentre outros pontos. É considerável que você tenha essas informações em um só lugar para facilitar a gestão.

Crie regulamento para o uso das frotas

Estabelecer regras para o uso dos veículos é essencial para garantir a segurança dos colaboradores e dos outros usuários da via. Crie um regulamento com as políticas de utilização dos veículos, padronizando assim, as regras sobre a manutenção preventiva, a utilização de combustível, os limites de velocidade, entre outros quesitos que podem se enquadrar neste regulamento.

Elaborar um cronograma de manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um método indispensável para evitar problemas com os veículos e reduzir os custos de manutenção a longo prazo. Para se criar um cronograma deve incluir verificações regulares de óleo e pneus, limpeza e inspeção do sistema de freios, troca de peças desgastadas, dentre outros procedimentos importantes.

É necessário que você siga à risca estas direções para evitar problemas que possam levar a atrasos nas entregas ou até mesmo acidentes.

Ofereça um treinamento aos colaboradores

É fundamental oferecer um treinamento aos seus colaboradores que os orientem sobre as regras de conduta estabelecidas pela empresa em relação às frotas, como:

• Condução correta dos veículos;
  • Técnicas de direção defensiva;
  • Normas de trânsito;
  • Procedimentos de manutenção preventiva;
  • Regulamento interno da empresa.

Afinal esse treinamento vai além das práticas de direção, essa capacitação garante a segurança dos mesmos e otimiza o desempenho das atividades realizadas.

Analisar relatórios com gastos mensais

Para ter uma gestão eficiente da sua frota, é importante analisar relatórios de gastos mensais, como os gastos com combustível, manutenção, troca de pneus, multas, entre outros reparos.

Com essas informações em mãos, você pode tomar decisões mais assertivas sobre o uso do veículo e identificar áreas em que pode economizar, desenvolvendo assim estratégias para melhorar a gestão da sua frota.

Invista em tecnologias

Vale lembrar que atualmente  com o crescimento da tecnologia, existem softwares disponíveis no mercado  que podem te ajudar a controlar os seus veículos.

Com o auxílio dessa plataforma digital, é possível calcular os quilômetros rodados e obter históricos de uso dos veículos com mais facilidade. Recebendo essas informações, você pode tomar medidas preventivas em relação a possíveis problemas futuros.

Tendo em mente as necessidades que você enfrenta em sua gestão de frotas, o Field Control se dedicou a criar um módulo que o ajude nesta administração.

O sistema inclui, localizar os condutores em tempo real, possibilita registrar a quilometragem inicial e final durante o uso do veículo, além de vincular pela leitura de um QR Code o carro ao aplicativo do condutor.

Essas funcionalidades e muito mais, o Field Control proporciona para a gestão da sua empresa que presta serviços externos. Quer saber mais?

Agende agora uma demonstração e venha conferir os benefícios que o nosso aplicativo pode oferecer a você.