Falta de reconhecimento: como lidar e o que fazer para mudar

A falta de reconhecimento profissional é uma das principais causas da desmotivação no trabalho. Dependendo do profissional, esse efeito causa danos até na vida pessoal, provocando diversos sentimentos negativos. Se você está passando por essa fase, confira como sair dela, além de detalhes para melhorar seu bem estar dentro do ambiente da empresa.

O que causa a falta de reconhecimento?

Diversos fatores causam a sensação de falta de reconhecimento profissional. Mais do que entender esse momento, que para alguns pode ser muito mais difícil do que para outros, implementar soluções é o caminho mais saudável, quando a primeira atitude não parte da liderança.

O primeiro passo é identificar que, realmente, você não está sendo reconhecido profissionalmente, mediante aos resultados e esforço acima da média que entrega. O segundo é estudar como resolver esse problema. Para otimizar seu tempo, separamos as principais causas da falta de reconhecimento profissional.

Salário abaixo da expectativa

Com o tempo, é normal o salário aumentar de acordo com o desenvolvimento do funcionário. Quanto mais experiência, mais resultado e também, maior expectativa salarial, até porque, ganhar bem pelo o que fazemos é um reconhecimento e tanto.

Falta de feedbacks positivos

Infelizmente, não é todo líder que proporciona feedbacks de todo o tipo, seja negativo, seja positivo. Em todo o caso, isso é ruim para a produtividade, pois os integrantes da equipe não sabem como estão se saindo no dia a dia. Mesmo que uma tarefa executada tenha destaque e proporcione um resultado acima do esperado, o não reconhecimento, público ou até mesmo privado, abre brecha para o sentimento de falta de mérito, insuficiência e até mesmo indicar que o esforço para alcançar aquele feito foi em vão.

Acúmulo de funções

O acúmulo de funções acontece ou porque não existe mão de obra suficiente para atender toda a demanda de trabalho ou quando um profissional se destaca e acaba recebendo mais demandas do que cabe na jornada diária de trabalho.

Falta de valorização profissional à cultura organizacional

Nem toda empresa tem uma cultura forte o suficiente de valorização do funcionário. Por mais que os clientes sejam a base do negócio, a empresa é feita de pessoas que passam a maior parte do dia naquele espaço. Não valorizar o papel de cada um, não importando a função, incorpora aspectos negativos que refletem diretamente na produtividade.

Líderes despreparados ou sobrecarregados

Não são todos os lideres que conseguem estar abertos às demandas da equipe pela falta de tempo. Muitas vezes, a rotina sufoca até mesmo os gestores que não conseguem dispensar o cuidado que os integrantes da equipe necessitam. E isso é realmente um problema, pois mais que reuniões e apresentação de resultados, o acompanhamento individual faz parte de uma liderança de equipes de alta performance.

Ainda, estar desalinhado com os gestores, é outro fator que causa a falta de reconhecimento, que gera uma desmotivação no trabalho. Para isso, cabe aos líderes a implementação de algumas ações bem simples que vão desde uma reunião semanal com o time, até mostrar-se aberto para receber as demandas individuais.

Como lidar e o que fazer para contornar a falta de reconhecimento?

Identifique a causa da desmotivação

Vários fatores impactam diretamente na falta de reconhecimento. Citamos os principais deles acima para que você tente se encaixar em algum deles e, a partir disso, entender o porquê está passando por essa fase. Saber qual é a causa da sua desmotivação é um passo importante para seguir em frente, atrás da solução mais viável para você e para a empresa.

Converse com o seu líder

Ter uma relação harmônica com o líder torna o clima organizacional muito melhor para se trabalhar. Por mais que esse profissional tenha a agenda atribulada, na primeira oportunidade, indique que precisa de uma conversa. Compartilhe seu sentimento e, dependendo, até uma solução para essa situação, caso tenha uma.

Compartilhe o que sente, a sua trajetória até chegar ao dia de hoje e se há uma saída para que essa falta de reconhecimento não cause efeitos negativos na sua vida pessoal, além de interferir em resultados negativos.

Alinhe expectativas

Você precisa saber o que seu líder espera não apenas no momento da contração, mas também, reforçar de tempos em tempos, a partir do seu desenvolvimento na empresa. Chegar na empresa sabendo o que está previsto para aquele dia ajuda a evitar a não apenas a ociosidade, mas também a cumprir com a expectativa que o seu líder espera.

Trabalhe seu desenvolvimento pessoal com foco no reconhecimento profissional

Não estacione seus conhecimentos. Implemente uma rotina de estudos que fará com que sua produtividade agregue ainda mais suas tarefas na empresa. Estar por dentro de tudo o que acontece na sua área, novidades, tecnologia, dados, permite troca com outras pessoas da área e te dá mais impulso para desenvolver o que está estipulado, de acordo com seu cargo.

Além da parte técnica, não esqueça de trabalhar sua vida pessoal. Não pensar no trabalho 24 horas por dia faz bem para a saúde mental. Evite levar preocupações para a casa. Leitura, atividades esportivas, meditação, encontro com amigos e tempo com a família melhoram muito nosso bem-estar e proporcionam momentos de relaxamento.

É importante sim focar no progresso profissional, mas o manter o equilíbrio é uma das chaves para o sucesso.