Energia solar: como evitar os 3 piores erros na manutenção

Com a busca cada vez maior por fontes renováveis, a energia solar entra em destaque por ser considerada limpa e econômica. Com o avanço da tecnologia, a implementação deixou de ser exclusividade de estruturas de grande porte, possibilitando até residenciais instalar as placas solares. Com esse aumento de demanda será que as empresas de instalação e manutenção que atuam no segmento de energia solar estão preparadas para atender todo esse mercado?

Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa o 13ª lugar em países com capacidade solar fotovoltaica instalada, segundo a ABSOLAR. Em 2021, foi o quarto país que mais cresceu no setor, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.

Em fevereiro de 2022, bateu recorde de geração de energia solar, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que aponta mais de 1,2 mil MWm (Megawatt-médio) gerados, o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior.

Quais são as vantagens da energia solar? 

  • É um recurso não poluente e renovável;
  • Tem baixa demanda de manutenção;
  • O custo de geração de energia é muito menor quando comparado com outras fontes. A economia chega a ser 95% maior;
  • A vida útil gira em torno de 25 anos, de acordo com o Portal Solar;
  • Promove acesso de energia elétrica em locais mais remotos;
  • Facilidade na instalação;
  • Equipamentos utilizados podem ser reciclados, evitando a produção de mais lixo;
  • Valoriza o imóvel entre 4% e 6%, segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.

Por todas essas vantagens e com o crescimento e adesão de recursos sustentáveis, as placas de energia solar estão mais populares. É muito comum, casas, prédios, empresas com as placas nos telhados serem parte de paisagem não só no contexto urbano, mas também no rural.

Com as facilidades de financiamento para instalação e até mesmo de empresas que comercializam as placas, ter uma gestão para instalação e manutenção é fundamental para sobreviver em um mercado tão competitivo.

Energia solar está cada vez mai popular no Brasil, nos grandes centros e também na zona rural

Energia solar está cada vez mai popular no Brasil, nos grandes centros e também na zona rural

Empresas de instalação e manutenção de placas de energia solar: quais erros não cometer?

1 – Não emitir a ordem de serviço e não preenchê-la totalmente

A ordem de serviço documenta que a instalação ou manutenção foi solicitada. Indica para a equipe onde, quando, o responsável e qual o motivo daquela visita: instalação de quais placas e quantas e o local exato no endereço. Traz observações válidas para as futuras visitas como manutenção e visitas posteriores e organiza a agenda de instalação do dia.

Quando a empresa adota a ordem de serviço online, a facilidade na comunicação aumenta 100%, além de poupar o custo com papel, tornando-se uma prestadora de serviços sustentável. 

Caso a sua empresa já utilize a ordem de serviço, mas a equipe não a preenche completamente, deixando em branco dados importantes para trás, a ordem de serviço digital evita esse problema, pois, por ser integrada a uma plataforma de gestão de serviços externos o colaborador só consegue finalizar a visita ao preencher todos os dados considerados relevantes e até obrigatórios.

Experimente GRÁTIS na prática como a ordem de serviço digital é dinâmica, fácil de utilizar, preencher e até de compartilhar com seus clientes:

2 – Deixar de fotografar antes e depois o local da instalação

Sabe aquele cliente que reclama que algum dano foi feito no patrimônio pela equipe de instalação? Para a empresa provar que não houve nenhuma avaria no imóvel antes e durante a instalação, fotografar o local é uma forma de proteção.

Para isso, na visita prévia à instalação para conferência das medidas, fotografe o local. Logo após a instalação das placas também. O relatório fotográfico serve como mais que uma prova de que o serviço foi feito, mas é também uma documentação de vistoria.

3 – Ignorar o planejamento das visitas

Nada como começar o dia sabendo o que cada equipe irá fazer e para onde serão direcionadas. Quanto mais próximas as visitas, menos tempo no deslocamento e mais economia de combustível. O resultado dessa simples atitude é aumento na produtividade. Quanto mais organizada a rotina, maior é o desempenho da equipe que estará preparada antecipadamente aos eventos do dia e da semana.

Não importa se a visita será para instalação ou manutenção, a equipe precisa saber antes o que fará naquele cliente. Por mais que a ordem de serviço indique isso, quando se tem uma agenda diária fechada, os riscos de erros são quase nulos. Isso não apenas para a equipe que sente mais segurança na execução dos processos, como também para a gestão que, quando questionada pelo cliente, pode confirmar quando e quem atenderá aquela demanda solicitada por ele.

Você pode fazer isso com uma planilha no excel, mas nada melhor do que integrar a ordem de serviço online a uma agenda digital. Dessa forma, as ferramentas conversarão entre si e serão comunicadas diretamente ao app integrado ao sistema utilizado pelos técnicos.

Agora, você tem o poder de eliminar esses três erros e muitos outros que impactam diretamente a sua produtividade. Sua empresa de energia solar tem chances de lucrar mais e bater as metas estipuladas antes do prazo ao fazer mais visitas com o mesmo número de equipes.

Para que você visualize como funciona, de acordo com o tamanho da sua empresa, agende uma demonstração GRÁTIS com nosso time de especialistas em gestão de equipes externas.

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade