Produtividade é a palavra-chave de uma equipe externa de sucesso. Mas quando o funcionário não quer trabalhar, o que fazer?
Apenas um colaborador pode desestabilizar toda uma equipe e proporcionar maus resultados para toda a empresa.
E é claro que você não quer isso para seu negócio, não é mesmo?
Por trás de um técnico de equipe externa ocioso podem estar vários motivos.
Aqui, vamos te ajudar com o que pode estar gerando essa ociosidade e mais que isso, como diminuir ou, até mesmo, eliminar esse problema da sua prestadora de serviço.
Antes de tudo, vamos te dar alguns possíveis motivos da ociosidade desse técnico.
- desmotivação;
- erros e falhas na comunicação interna da empresa;
- má gestão da equipe;
- falhas no planejamento de rotas;
- coordenação equivocada de novos chamados.
Bom, esses são alguns motivos. Claro que não podemos generalizar, pois alguns casos são bem específicos e pessoais.
Porém, essa ociosidade pode estar com os dias contados. Se o seu técnico não está fazendo as visitas conforme o indicado ou está com baixo desempenho, é possível mensurar todos os resultados e fazer um estudo.
Antes de mais nada, indicamos uma conversa franca.
Nada melhor do que um café com esse técnico, no qual o gestor pode apontar os pontos mais críticos da atuação dele e o quanto isso impacta na equipe como um todo.
Ainda, orientamos a mostrar relatórios comparativos entre períodos com alta produtividade e os atuais.
Nós da Field Control sabemos de todas as dificuldades de gestão de equipes externas.
Todos esses tópicos citados acima que ocasionam a ociosidade podem comprometer de forma impactante as empresas prestadoras de serviço.
Por isso, desenvolvemos um software que irá te ajudar no dia a dia e mais que isso, impactar diretamente aquele técnico de equipe externa ocioso. Vamos te explicar com todos os detalhes nas linhas abaixo.
Funcionário não quer trabalhar: o que fazer?
Além da desmotivação, que pontuamos em primeiro lugar na lista de possíveis motivos para a ociosidade do seu técnico, as demais causas são de responsabilidade da empresa.
Caso o primeiro item seja algo muito relevante na sua prestadora de serviço, saiba como ter uma equipe externa produtiva.
Para todos os outros, a tecnologia será a solução. Isso mesmo.
Parece algo impensável diante da correria da sua rotina.
Mas sim! Com um sistema gerenciado pelo gestor, no qual os técnicos recebem orientações por um aplicativo, todo o processo da prestadora de serviço irá progredir.
Vamos abordar os tópicos um a um.
#Erros e falhas na comunicação interna da empresa
Quantas vezes você teve que ligar para o técnico perguntando aonde ele está ou mais que isso, para repassar uma nova abertura de ordem de serviço com informações erradas?
Receber uma demanda incorreta pode acontecer, mas não com frequência.
Com o aplicativo Field Control instalado no smartphone, o técnico recebe todas as demandas, a partir de uma ordem de serviço digital com todas as descrições necessárias para a execução do trabalho.
Tudo que for realizado durante a visita será incluído no aplicativo, naquela ordem de serviço que poderá ser acessada a qualquer momento pelo gestor.
Caso haja necessidade de uma consulta naquela OS após uma semana, um mês ou até mesmo um ano, basta digitar o número da ordem no sistema, que ela estará disponível em menos de um minuto.
Isso elimina a necessidade procurar a OS em estantes e arquivos esquecidos e empoeirados.
Além de liberar espaço no ambiente de trabalho.
Toda a comunicação fica concentrada no aplicativo entre o gestor e o técnico. Sem a necessidade de uso de demais aplicativos informais e pessoais.
Que tal agendar uma demonstração e conferir como é na prática? É só clicar: agendar demonstração.
#Má gestão da equipe
Hoje, é possível ter toda a gestão da sua equipe na palma da mão.
E não importa o número de técnicos.
Com o Field Control é possível ter um relatório da equipe como um todo e também individual, de acordo com o empenho da cada técnico.
Dessa forma, é possível melhorar os acertos e consertar as falhas nas visitas.
O gestor pode fazer uma auto-avaliação sobre os processos da prestadora de serviço.
Com essa ferramenta, você pode avaliar se determinada atividade está fluindo bem ou é preciso remanejá-la.
Uma boa fonte de análise é a avaliação que o cliente faz no próprio aplicativo do técnico após a visita. Em menos de dois minutos, ele avalia o serviço da sua empresa.
Todos esses resultados podem ser consultados a qualquer momento.
Caso a avaliação de um único técnico não esteja satisfatória, é sinal de alerta para considerações internas.
Para te ajudar nesse quesito, te damos uma mãozinha com as orientações no link: Organização da equipe externa é a palavra-chave do sucesso.
#Falhas no planejamento de rotas
Com o Field Control, o gestor consegue ter uma visão em tempo real da localização de todos os técnicos ao mesmo tempo, em uma única tela.
Assim, o acompanhamento, planejamento e deslocamento entre as visitas ficarão bem mais ágeis.
O gestor poderá descolar um técnico de acordo com as habilidades a cada nova chamada, com a linha do tempo.
Outra ferramenta é o mapa que indica o local exato do técnico.
Mesmo que sua empresa utilize sistemas de rastreamento na frota, o aplicativo está sendo junto ao profissional. Por isso, a localização é precisa.
Caso esse seja o problema da sua equipe, resolva-o com as dicas do texto: Gestão de rotas para equipes externas: como fazer? .
#Coordenação equivocada de novos chamados
Já citamos acima sobre o histórico de ordem de serviço.
A ordem de serviço digital facilita todos os processos diários de técnicos de equipes externas.
Claro que erros podem acontecer, afinal nenhuma empresa é 100% perfeita. Mas com o Field Control, eles são mínimos. Sobre a OS digital, saiba mais em Elimine o gasto de papel utilizando ordem de serviço digital.
No aplicativo do técnico há uma função: Formulários.
Lá o gestor define o passo-a-passo que o técnico precisa realizar para cada tipo de serviço. Com isso, há uma melhor transmissão de demanda, com fidelidade real à necessidade do cliente.
A tecnologia simples e objetiva promove muitas mudanças positivas nas empresas prestadoras de serviços.
Lidar com técnicos e clientes de personalidades diversas e atuar ainda em segmentos que demandam chamados de emergência é algo desafiador.
Os gestores que já aderiram ao Field Control conseguiram um aumento de 40% de produtividade, pois eliminaram diversas funções que eram manuais para a automática.
Com isso, o tempo para lidar com situações que necessitam de atenção maior, como a análise das atividades de um técnico de equipe externa ocioso, promove melhorias em todos os processos da empresa.
Faça um teste gratuito: www.fieldcontrol.com.br.
Nossa equipe está à disposição para tirar todas as dúvidas e contribuir para que sua empresa faça parte do nosso propósito: contribuir para a melhoria da prestação de serviços no Brasil.