Gestão empresarial: como evitar os erros fatais

Trabalhar em cima do crescimento da empresa é a principal atividade de muitos empreendedores e gestores. Para isso, ter uma gestão empresarial equilibrada e que atue de acordo com o propósito e metas, contribui para o cumprimento de prazos e a seguir todas as etapas do planejamento para se alcançar o sucesso.

 

Entenda o que é gestão empresarial

Está em dúvidas sobre como ter melhores e maiores resultados na sua empresa? A resposta está na gestão empresarial. Todo empreendedor que tem como meta o crescimento do negócio, se apoia na gestão empresarial baseada em uma série de fatores como eliminação dos principais erros, acompanhamento de perto das finanças para ter um gerenciamento dentro do esperado, além de acompanhar o desempenho e desenvolvimento de todas as pessoas que fazem parte do quadro de funcionários.

 

 

Os erros fatais na gestão empresarial e como evitá-los


Não ter um plano de negócios

Começar uma empresa sem ter um plano de negócios é basicamente impossível. Por mais que você esteja com o negócio funcionando, sem ter esse planejamento, comece com prioridade a produzir o seu. O plano de negócios é basicamente a estrutura da empresa com foco na captação de valor e crescimento. Ou seja, sua empresa precisa de um agora, caso ainda não tenha.

Precisa de um apoio? Óbvio que a Field te ensina como fazer: Plano de negócios: construa o seu passo a passo. E se quiser entender a diferença entre modelo de negócios, a gente te explica aqui também: Modelo de negócio VS Plano de negócio.


Falta de acompanhamento de tendências do seu mercado

Estar bem informado sobre o que acontece no seu segmento de atuação é essencial para a sobrevivência da sua empresa, e ainda, estar preparado para acontecimentos e não ser pego de surpresa.

Mais que notícias específicas sobre o setor, saber como anda a economia do nosso país e também das principais potências mundiais te ajuda a fazer um melhor planejamento e a tomar decisões mais assertivas. Basta uma guerra no Oriente que insumos básicos têm o preço impactado por aqui e pode atingir a sua empresa em cheio.

Hoje, nem temos mais desculpas para não saber o que acontece no mundo e o quanto cada um desses fatos nos afeta. Temos diversos portais nacionais e internacionais, que são atualizados em tempo real, além dos tradicionais noticiários televisivos. Muitos veículos de comunicação divulgam newsletters diárias e que podem facilitar seu dia com o resumo do que está rolando de mais importante. O The News é um deles. E o melhor, o acesso ao conteúdo é gratuito.


Desconhecer para quem você vende

Você conhece seu público-alvo? Entender o comportamento do consumidor que compra seu produto e/ou serviço evita graves erros na comunicação e desperdício de dinheiro. Afinal, quando a empresa adequa o tom de voz e sabe as principais dores dos potenciais clientes, tem condições de produzir estratégias comerciais e de marketing com resultados mais próximos ao esperado.

E não pense que logo que a empresa sair do papel você terá 100% as informações sobre o seu público. Aos poucos, ele vai se desenhando e aprimorando. A jornada de compra envolve várias fases e dentro de cada uma delas, você e o time interno terão chances de falar diretamente com quem está a procura da solução oferecida por você.


Não saber quem são seus concorrentes 

Quem vende o mesmo que você? Tenha um mapeamento dos seus concorrentes e com frequência, estude-os. Saber quais estratégias estão adotando, desde promoções, descontos, campanhas de marketing, conhecer o produto ou serviço oferecido. Analise a qualidade e como você poderá superá-lo. Faça sempre a pergunta: Por que meus clientes comprariam dele e não de mim?

Faça métricas de pontos contra e a favor do seu negócio em um comparativo e melhore o que sua empresa oferece a cada dia! Se você pretende se tornar referência no mercado, essa é uma tarefa que não pode ser deixada de lado.

 

Precificar os produtos ou serviços de forma equivocada

O item acima casa muito bem com este tópico. Ao pesquisar e acompanhar seus concorrentes de perto, você terá uma ideia se o preço do seu produto está acima, na média ou abaixo do mercado. Para a empresa ter lucro, o preço precisa cobrir o investimento na produção, mão de obra envolvida e outros processos necessários para realizar aquela venda.

Caso esteja com preço que não cobre a produção, você sairá no prejuízo. E quando muito acima, seus concorrentes estarão roubando boa parte dos seus potenciais clientes.

Desprezar o uso de tecnologias para gestão

Na era digital, é impossível não adotar tecnologias no dia a dia do seu negócio. Olhe ao seu redor e veja o quanto precisamos e dependemos dela. Desde uma simples abertura de chamado pelo whatsapp até envio de um orçamento por e-mail e preenchimento de uma ordem de serviço digital, essa facilidade que hoje não vivemos mais sem, chegou para ficar de vez no mundo corporativo.

Mais que promover agilidade nos processos da rotina, a tecnologia economiza tempo, papel e aumenta a fidelidade dos clientes já que erros desde os mais básicos até os complexos são quase eliminados da operação.


Dicas de tecnologias para melhorar a gestão empresarial

A nossa primeira dica é a ordem de serviço digital. Ao receber um chamado, oficializar a abertura é imprescindível para a execução e direcionamento para a equipe responsável. Quando utilizada em formato de papel, as chances de perdas são altas e realmente acontecem. Sem contar que esse documento nunca é preenchido da forma certa, com todos os dados necessários. E nem precisamos dizer sobre a letra, que muitas vezes, é indecifrável.

Com a simples adoção da ordem de serviço, você resolve problemas em um clique e ainda elimina aquela pilha de papel da sua mesa e a estante com arquivos que ocupam tanto espaço na sua sede.

Quer conhecer a praticidade dessa tecnologia? Baixe uma planilha de controle de ordem de serviço GRÁTIS e sinta a praticidade nas primeiras horas de uso.

Outra ferramenta muito importante para a gestão empresarial é o relatório. Como avaliar o desempenho da equipe sem relatórios que indicam tempo de atendimento por equipe ou individual, média de deslocamento, kms rodados entre um cliente e outro, além da opinião do cliente sobre o serviço prestado? E não, esse relatório não é feito manualmente. Esses dados podem ser acessados a qualquer momento já que a produção é automática.

A ordem de serviço digital e o relatório de produtividade são apenas dois processos que integram o Field Control. Nosso sistema de gestão de equipes externas agrega:

  • Agenda e orçamento digitais;
  • Localização da equipe externa em tempo real;
  • Controle de veículos;
  • Automatização dos processos;
  • Cadastro de materiais e equipamentos;
  • Profissionaliza a comunicação e contato com o cliente.

Já pensou em utilizar essas ferramentas no dia a dia e aumentar a produtividade da empresa em 40%? É isso que o Field faz todos os dias para mais de 2000 espalhadas pelo Brasil! Reduz os erros, aumenta a qualidade dos serviços prestados e organiza todas informações da empresa em um único lugar.

Agende agora mesmo uma demonstração e entenda como o Field foi feito para você e sua equipe, por meio de um sistema intuitivo e fácil de usar.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

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