Manter a produtividade em alta é uma tarefa e tanto para qualquer gestor. E como gerenciar uma equipe que atua nas ruas o tempo todo, sem acompanhamento físico? Engajar uma equipe e moldá-la de acordo com a missão, visão e valores da empresa é trabalho contínuo, que tem apenas uma data de início, mas sem data de finalização. Nesse texto, vou te orientar sobre como ter uma equipe externa com alta produtividade.
Agregar ao seu time ferramentas que irão melhorar a capacidade de produção e exaltar as habilidades de cada um, impacta diretamente nos resultados finais.
Quer saber como? Continue comigo. Nas próximas linhas, você saberá adequar seus técnicos a uma equipe com alta produtividade.
Fatores que contribuem para a alta produtividade
Alguns itens contribuem para que sua equipe esteja engajada e auxiliam o gestor a ter uma visão global sobre todo o processo de trabalho:
- Investir em recursos e reter os talentos dessa equipe externa;
- Construir uma equipe aos poucos, ajustando não só os integrantes, mas a melhor forma de conduzi-la;
- Ter sempre novas mentalidades;
- Fazer constantes avaliações da equipe e do modo de atendimento.
O papel do gestor na equipe externa com alta produtividade
O desafio diário de manter uma equipe externa com alta produtividade exige organização. Além de orquestrar todas as rotas, ordens de serviços e ações direcionadas ao atendimento do cliente, o gestor precisa também:
#Ter as metas da equipe externas bem definidas
No caso de equipes externas, é fundamental definir quantas ordens de serviços poderão ser atendidas num determinado período. E ter como meta a diminuição de telefonemas de clientes com aquela famosa pergunta: Onde está o técnico?
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#Boa comunicação
Estar bem equipado, com aparelhos que funcionam plenamente, é um pré-requisito para uma boa equipe. Mas utilizar sistemas que facilitam a comunicação, além dos aplicativos populares, é um ponto positivo.
Já existe tecnologia desenvolvida exclusivamente para equipes externas e com preços acessíveis para pequenas e médias empresas.
#Administrar conflitos
Eles acontecem. É comum do ser humano que convive em grupo e precisam ser administrados. Conflitos podem acontecer entre membros da equipe, entre o técnico e o gestor e até mesmo com o cliente.
É preciso jogo de cintura, paciência e resiliência. E sempre entender e ouvir os dois lados para chegar a uma melhor solução.
#Solucionar problemas
Muitos mais que gerir, solucionar problemas de forma ágil e eficaz é um dos papéis do gestor de uma equipe externa com alta produtividade.
Não importa o setor, equipes que atuam em campo podem ter problemas de deslocamento, com o carro e também na comunicação.
Outro problema que acontece em empresas prestadoras de serviços externos é a alta reclamação de atrasos dos técnicos. Aprimorar o atendimento e aderir tecnologias que solucionem o problema são alternativas.
#Incentivar os técnicos
Um bom líder é aquele que engaja sua equipe, mesmo diante dos problemas enfrentados. Está sem equipamento adequado? Clientes estão rompendo contrato? O mercado de atuação não está com bons índices?
Todos esses impactos podem causar desmotivação em todos. Porém, conforme citei acima, a tarefa de gerir é diária.
#Confiar na equipe como um todo e nos integrantes individualmente
Uma equipe externa com alta performance é construída aos poucos. E isso acontece desde montar uma equipe com profissionais ideais e qualificados.
Muitas vezes, é difícil acertar em uma contratação de primeira. Mas você pode moldar esse técnico, caso tenha potencial para ser um ótimo profissional.
O principal de tudo é mostrar que a pessoa pode confiar em você. Estar aberto para que você, como gestor, seja o primeiro a ser acionado em qualquer situação, é essencial.
Além disso, mostrar que confia em cada membro da equipe, demonstra que existe segurança e satisfação nos processos demandados.
#Sintonia do trabalho em equipe.
O técnico precisa do gestor e vice-versa. Sem a cumplicidade e parceria dessa dupla, nada funciona. Por isso, esteja sempre alinhado sobre tudo o que seu técnico faz, as dificuldades do dia a dia, quais são as principais habilidades.
Entender a dor de cada membro da sua equipe faz com que a convivência entre ambos melhore.
Mais ainda. Permite que vocês se integrem de forma a contribuir com que a empresa ofereça cada vez um trabalho de qualidade e reconhecido pelos clientes.
Novas tecnologias a favor da gestão
Um dos papéis do gestor é estar sempre informado sobre as novidades do setor que atua.
Essa atitude contribui para aprimorar seus conhecimentos. Além de promover, junto aos seus clientes, uma imagem de interação sobre o setor que envolve seu trabalho.
Afinal, quem não gosta de ser atendimento por pessoas bem informadas e atualizadas sobre o mundo a sua volta?
As novas tecnologias são lançadas a cada dia no mercado. Sistemas, aplicativos, aparelhos, ferramentas estão disponíveis para aprimoramento das empresas.
Mas, você já chegou a pesquisar sobre tecnologias específicas para equipes externas com alta produtividade?
Reconheço que o papel de um gestor de equipe externa de alta produtividade não é fácil.
Muito mais que manter todos os técnicos com alto padrão de atendimento, reparos e manutenção, avaliar todas ordens de serviços é algo desafiador.
Porém, você já pensou em ter todos os dados acessíveis a um clique? Sem papel, sem perda de tempo buscando em prateleiras com aquelas inúmeras pastas? Pois é, toda essa otimização de tempo e acesso, poderá te auxiliar a focar 100% nos planos de melhoria para sua equipe.
Uma outra atividade que é bem importante para um líder é a mensuração da avaliação dos atendimentos. Porém, com a tecnologia, você pode fazer uma análise global.
Dessa forma, ajustar o que precisa de melhoria e valorizar o que a equipe tem de melhor, potencializa os resultados e aumenta a sua produtividade como um todo.
Qual tecnologia escolher?
Há muitos aplicativos e sistemas no mercado que podem alavancar os processos e números de uma equipe externa com alta produtividade. Porém, qual escolher?
O ideal é aderir uma que agregue todas as necessidades da sua equipe, porém muito mais que isso. Um sistema que facilite a sua comunicação, sua gestão e também beneficie seu cliente.
Afinal, ele precisa ser incluído, pois sem o cliente, todo o seu trabalho e da sua empresa não teriam sentido.
O Field Control, por exemplo, tem diversas funcionalidades para você, gestor, para os técnicos e para os clientes. Lembre-se que estar à frente dos seus concorrentes com tecnologias que facilitam seu trabalho é um ponto positivo na hora de assinar novos contratos e na renovação.
Benefícios para quem?
Para o gestor, a partir de um sistema web, é possível visualizar a localização de todos os técnicos em tempo real, ter controle e históricos de ordens de serviços e programar rotas.
Os relatórios das avaliações dos clientes, feitas pelo aplicativo instalado no smartphone do técnico após o término do serviço, certificam sobre quais pontos necessitam de melhorarias e permite valorizar o que sua equipe tem de melhor!
Já para os técnicos, não há mais necessidade de andar com pranchetas e blocos de papel.
Todo o processo é digital. Recebimento das ordens de serviço, check-list, anexação de fotos, assinatura do cliente. Essas funções estão disponíveis e um único aplicativo conectado à internet, que também funciona offline.
Agora você deve estar se perguntando sobre os clientes. Não, eles não precisam ter um aplicativo no celular. Eles acompanham a rota do técnico, o que permite saber exatamente a hora que será atendido, por meio de um link enviado por e-mail ou whatsapp. Essa funcionalidade reduz as ligações na empresa.
Ainda, permite que a rotina da pessoa que abriu a ordem de serviço não seja atrapalhada. Além disso, ele tem a certeza de que será atendido por um profissional da sua empresa, pois muito mais que o nome, recebe a foto do técnico, o que evita fraudes, furtos e roubos.
E para continuar a aprimorar seus conhecimentos como gestor, acesse nosso texto: O papel do gestor em uma equipe externa.
Aproveite a nossa bibliografia e aprimore mais ainda sua rotina:
AHRENS, Verônica. Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes. São Paulo: All Prints Editora, 2012.
MAGALDI, Sandro. Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vender na 4ª revolução industrial / Sandro Magaldi e José Salibi Neto. – São Paulo: Editora Gente, 2018.