Coronavírus: ações para cada tipo de segmento em tempos de pandemia

É um momento de crise, não podemos negar. Com as ruas vazias e empresas fechadas devido a pandemia do coronavírus, como as prestadoras de serviço podem atuar? Sempre com a motivação de proporcionar uma alta produtividade para a sua gestão, a Field não vai te abandonar na hora que você mais precisa e muito menos toda a sua rede que envolve técnicos, os demais colaboradores, cada um com seu cargo de importância, e consequência, as famílias envolvidas.

Pensando nisso, a Field te proporciona um guia sobre como sobreviver a essa pandemia de coronavírus – Covid 19. Para elaborar esse documento, criamos uma rede de apoio com diversos profissionais que atuam nos mais diversos segmentos para entender como podemos te orientar da melhor forma possível e manter seu negócio ativo.

E não esqueça de consultar com a associação local do segmento ou junta comercial sobre decretos locais e ações de apoio às empresas da sua região.

Uma sugestão valiosa: contato constante com clientes para garantir segurança da carteira e manter contato/relacionamento próximo nesse momento.

Para os colaboradores em exercício, reforço na importância de EPIs, e semear nos clientes a importância das preventivas.

Não deixe de lado a humanização no momento da abordagem. É uma época na qual as pessoas estão sensíveis. Por isso, não ser invasivo e se adequar a cada cliente faz toda a diferença.

Dê uma olhada no seu estoque para checar se está bem suprido para atender todas as demandas com peças e demais ferramentas necessárias.

Ações para cada tipo de segmento com foco na pandemia de coronavírus

Refrigeração

Muitas empresas e estabelecimentos estão abertos por oferecer serviços essenciais.

• Mercados;
  • Farmacêuticas;
  • Centros de pesquisas;
  • Frigoríficos;
  • Clínicas que atuam com vacinas;

Enfim, eles que são os responsáveis por abastecer o Brasil durante a pandemia.

Estar em alerta e informar que está operando normalmente, inclusive, para chamados de emergência é imprescindível para mantê-los em funcionamento. Nada melhor que emitir um comunicado ao responsável. E não é só enviar um e-mail. Uma ligação garante que a mensagem foi recebida de forma direta.

Climatização

• Bancos;
  • Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento;
  • Supermercados;
  • Farmácias;
  • Basicamente qualquer estabelecimento em funcionamento que agrega circulação de pessoas;
  • Residências – antes, verifique se há alguém infectado ou com sintomas. Caso esse quadro se confirme, suspenda a visita para proteção do técnico.

Mantenha as manutenções agendadas. Reforce sobre a importância de manter o equipamento em bom estado de funcionamento, principalmente agora com a chegada o outono, quando os problemas respiratórios se agravam. Reforce a importância do serviço com algumas informações complementares: Problemas de saúde e ar condicionado: qual a relação?.

Uma saída também é oferecer higienização com incentivos de descontos.

Elevadores

• Bancos (atente-se ao horário de funcionamento reduzido);
  • Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento;
  • Condomínios;

Mais que esses lugares que estão operando, os grandes centros empresariais contam com a segurança patrimonial que podem receber os técnicos. Com o espaço vazio, a manutenção não irá afetar o funcionamento e alterar a rotina das pessoas que transitam ali, como é feito normalmente. Ou seja, é um ótimo momento para atuação em clientes nesse formato.

Orientações e cuidados para evitar Covid-19
Os técnicos que atuam nesse segmento devem transitar na cabine sozinhos. Tome cuidado ao apertar os botões coletivos, faço o com o cotovelo ou com um papel que será descartado em seguida.

Provedor de Internet/TI

Onde atuar, oferecer serviços e continuar com a agenda de manutenção:

• Pessoa Física, mas que trabalha em serviços essenciais, ou possível de homeoffice/teletrabalho;

Aproveite o boom de homeoffice e tráfego de uso nas residências. Parece que não tem ninguém trabalhando, não é? Mas milhões de pessoas estão em operação, cumprindo suas funções em casa. E tudo isso, sem a internet não é possível.

A prestadora pode oferecer monitoramento de suporte e tráfego para garantir a manutenção da rede para clientes em regime homeoffice. Ofereça atendimentos remotos e indique que essa opção está disponível.

Para os provedores: Oferecer promoções de banda/trimestre-ano para clientes com pico de banda (não apenas homeoffice, mas também de clientes em férias antecipadas, tráfego maior de entretenimento online, streaming, youtube, redes sociais, jogos). Garantir fidelização em tempos de crise é mais que necessário. É questão de sobrevivência: O que significa fidelizar um cliente?.

Segurança Eletrônica

• Bancos;
  • Edifícios residenciais e empresariais;
  • Universidades;
  • Farmácias;
  • Clínicas médicas e de vacinas.

Todos os seus clientes que demandam manutenção estão aptos a continuarem com a agenda. Em tempos de isolamento, com as ruas vazias e com baixo movimento, o índice de furtos pode ser maior. E manter o sistema de segurança em pleno funcionamento é o indicado.

Agora que você já tem dicas sobre como enfrentar essa crise, indicamos a leitura do material complementar: Guia de sobrevivência para gestores de manutenção na época do coronavírus.

Do mais, conte com a Field para o que precisar. Estamos sempre por aqui e não iríamos te abandonar nesse momento de tanta apreensão para o mercado e para a economia. Seguimos juntos e fortes.

Complemente essas orientações com o nosso guia: Guia de sobrevivência para gestores de manutenção na época do coronavírus.