O que é o coronavírus: como higienizar equipamentos

O que é o coronavírus: como higienizar equipamentos

Desde a pandemia do novo coronavírus, anunciada pela Organização Mundial de Saúde no início de março, a corrida às farmácias esgotou produtos como álcool em gel e máscaras. Com as confirmações dos primeiros casos no Brasil, seguir algumas recomendações do Ministério da Saúde garante a prevenção e propagação do vírus. Neste artigo iremos te dizer o que é o coronavírus e quais serão as medidas de proteção para os técnicos de campo que ficam na rua o dia inteiro e utilizam celulares e aparelhos que também são focos de transmissão?

A Field não iria te deixar na mão bem nesse momento de apreensão e vai te orientar, por meio de fontes oficiais e entidades reconhecidas, a melhor forma de proteger a sua equipe externa e todos que circulam na prestadora.

Começando pelas informações básicas:

O que é o coronavírus?

Os coronavírus, como o nome já diz, são vírus que podem afetar a saúde humana, principalmente a partir da infecção do sistema respiratório. Atualmente são conhecidos 7 tipos de coronavírus que atingem humanos. Se você se pergunta a origem do nome, nada mais é porque as partículas virais quando visualizadas na microscopia eletrônica, aparentam ter o formato de coroas, objeto que em italiano e espanhol é traduzido como corona.

O novo coronavírus, batizado de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde tem rápida transmissão e acomete principalmente o sistema respiratório. Os principais sintomas são febre, cansaço, tosse seca, congestão e corrimento nasal, dor de garganta e diarreia.

Como se proteger?

? Está com tosse, espirros e resfriados? A indicação é ficar em casa. Sim, pode atrapalhar toda a agenda, mas não é só para o bem daquele técnico, mas de toda a comunidade e locais onde ele iria circular.

? Se não está gripado e der aquela coceirinha no nariz e vontade de espirrar, não tem problema, desde que cubra o nariz com lenço de papel. O mesmo deve ser feito em caso de tosse.

? Lavem as mãos sempre! E muito bem lavadas. Água corrente e sabão por, no mínimo, 20 segundos. Vai almoçar? Lave as mãos. Voltou do almoço? Lave as mãos. Chegou na visita, pergunte onde pode lavar as mãos e no momento da saída também.

? Nada de cumprimentar o cliente. Um aceno de cabeça e um simples olá já basta. Evitar contato físico é a ordem da vez!

? Chegou em uma visita com ambiente fechado? Pergunte ao cliente se pode abrir as janelas para circular o ar. Inclusive, na sede da própria prestadora é bom deixar o ar-condicionado de lado e deixar a brisa fresca rolar.

? Claro que você vai precisar tocar em maçanetas, apertar botões de elevadores, abrir portões para chegar até o local da visita. Por isso, ter um álcool em gel sempre à mão é importante.

? Não há necessidade de investir em produtos caros para desinfetar o ambiente. Passar um pano com água sanitária e desinfetante comum já basta para eliminar o vírus do ambiente.

? E nada de ficar perto das pessoas. A distância recomendada é de dois metros, aproximadamente.

Kit de sobrevivência para técnicos de campo 

A Field indica aos gestores que montem um kit para que os técnicos circulem nas ruas e o utilizem não só durante, mas entre as visitas:

? 1 tubo de álcool em gel 70%

? 1 pacote de lenço de papel

? 1 pano limpo e 1 garrafa de álcool (caso ele precise esterilizar algum equipamento que irá manusear)

? O uso da máscara não é necessário. Apenas para pessoas que estão gripadas – e que devem seguir a primeira recomendação: não circular nas ruas e se recuperar em casa.

Mantenha celulares e equipamentos limpos e protegidos do coronavírus

A gente já deu algumas dicas aqui no blog sobre como conservar e limpar os aparelhos celulares utilizados na prestação. Principalmente pelas equipes que utilizam sistema de gestão de equipes externas. Mas agora o foco é outro.

A higiene é essencial, mas em tempos de pandemia é questão de sobrevivência. Mesmo você seguindo todas as recomendações de esterilização das mãos te perguntamos: e seu celular? Você sabia que esse aparelho tão amado e utilizado é um dos focos do Covid-19? E não só dele. Em um único aparelho existem em média 17 mil bactérias. E isso não é a Field que está dizendo, mas a Universidade do Arizona por meio de uma pesquisa.

E cá estamos aqui para te ensinar não só a mantê-lo limpo, mas higienizado contra o vírus. O Covid-19 precisamente pode sobreviver até três dias em uma superfície, por isso a importância da higienização.

Limpeza do celular

?Antes de mais nada, desligue o celular.

?Tire todos os itens de proteção como capas e se possível recolocá-la, a película também.

?Utilize um pano úmido com água morna e sabão em pouca quantidade ou um lenço de álcool isopropílico.

?Não use alvejante com cloro e demais produtos químicos que possam danificar a funcionamento do aparelho.

?Nas entradas de fone e cabos de bateria, evitar passar o pano para a umidade não entrar nesses locais.

?Espere secar naturalmente para inserir a capa e película novamente. E por falar em capa, ela também deve passar pela limpeza. Se for de plástico, basta água e sabão nela. E espera secar, viu. Nada de umidade no aparelho para não danificar o funcionamento.

Fique atento às informações e recomendações que for seguir. Muitos vídeos e notícias estão circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens sem referência ou evidência científica. Está com dúvida? Cheque a informação e a procedência. Deixe as fake news de lado e proteja a sua saúde, da sua família e de todos ao redor. Assim, iremos passar pela primeira pandemia da era tecnológica da melhor forma possível. Não esqueça do senso de comunidade. Você se protegendo, está evitando transmitir o vírus para pessoas mais vulneráveis como idosos e portadores de doenças crônicas.

A Field espera ter te ajudado. Se quiser continuar com a gente, aproveite a quarentena e o isolamento e continue no nosso blog que está recheado de bom conteúdo: https://fieldcontrol.com.br/blog/.

Lá no nosso canal do YouTube, você encontra mais conteúdo: Field Control no YouTube

Referência:

Ministério da Saúde

Organização Mundial da Saúde

Apple – Limpando seu iPhone – Aprenda a limpar seu iPhone
NOVO CORONAVÍRUS 2019: O QUE SABEMOS ATÉ AGORA. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.
Covid-19 – Atualização sobre o coronavírus. Informativo Hospital Albert Einstein

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossas Política de Privacidade