Será que você entende de indicador de manutenções e sabe como implementá-lo nos seus processos? Se as respostas dessas perguntas são suas principais dúvidas, vamos abordar o MTTR e como ele pode auxiliar a alcançar uma produtividade cada vez maior.
O que é MTTR?
Ao pé da letra, MTTR significa Mean Time To Repair, é mais uma sigla em inglês para fazer parte da nossa rotina. E que realmente é bem presente na vida de quem atua com manutenção e reparos.
Essa análise é aplicada em tudo que demanda manutenção, ou seja, equipamentos, máquinas. E outro benefício é que indica a qualidade do reparo.
Como nem todo mundo é especialista nessa área, cabe aos responsáveis pelos contratos informar sobre a importância desse indicador e a necessidade de implementá-lo na rotina de manutenção.
MTTR e a prestação de serviços
Atuar com o MTTR na prestação de serviços garante uma melhor precisão nas ações de manutenções em diversos segmentos. A mensuração é feita de acordo com cada equipamento e a forma de uso. Não existe uma tabela que padronize o tempo médio de reparo. Mas quanto menor for o resultado, melhor para o sistema de funcionamento. O esforço da equipe externa é fazer com que o número seja cada vez mais baixo.
Conhecer bem o funcionamento não só de cada equipamento, mas também o ciclo de trabalho de cada empresa auxilia muito a reduzir os custos e prolongar a vida útil de um aparelho. É, ainda, basicamente, um KPI obrigatório para as empresas prestadoras de serviços. Para conferir todos eles, acesse: KPIs das empresas prestadoras de serviços.
E esse indicador é bom também para a sua gestão interna. Com ele, você poderá mensurar o tempo que cada técnico irá demandar na visita, gerando um melhor programa de agendamento para aquele dia.
Você pode implementar alguns processos para melhoria e redução do MTTR. Entre eles estão a manutenção preventiva, ter profissionais com boas habilidades técnicas para detecção de falhas mínimas, produzir um protocolo de ações que possam evitar essas falhas, como lubrificação, por exemplo.
E outro protocolo bem importante, mas que pode passar batido é informar aos clientes a notificação sobre qualquer problema ou falha que o equipamento tenha. Mesmo que seja mínimo detalhe, que não interrompeu a operação, mas é sempre importante ter essa comunicação.
Para tudo isso, você precisa de um sistema de gestão de equipes externas eficiente e que faça toda essa demanda de forma automática.
Como fazer a conta do MTTR?
Da seguinte maneira, você vai utilizar como componentes as horas de funcionamento, as falhas e o tempo dessas falhas para fazer o MTTR.
Imagine o cenário: Uma máquina trabalha 12 horas por dia. Nessas 12 horas, três falhas acontecem.
As três falhas são a cada 5 minutos. A primeira com 5 minutos. A segunda com 10 minutos e a terceira com 15 minutos. Somando todos os minutos das três falhas, temos 30 minutos, certo? Os minutos representam o tempo de cada manutenção corretiva.
Com esses dados, temos condições de calcular a seguinte fórmula. A soma dos minutos dividido pelo número de falhas, que consequentemente, é o número de manutenções corretivas.
A fórmula é: MTTR = (5 + 10 + 15) / 3 = 10 minutos.
Para você ter sempre uma cola aí por perto, a conta sempre o exemplo é: MTTR: soma dos tempos de reparo dividida pela quantidade das manutenções corretivas realizadas.
Como mensurar?
Uma das melhores ferramentas para se trabalhar utilizando o MTTR é o relatório. Esse documento que pode até parecer antiquado para os mais novos traz informações mais que válidas para a sua produtividade.
Para não ter perder tempo com o preenchimento manual e garantir 100% de assertividade nos dados, um sistema de gestão de equipes externas facilita a compilação de dados de forma automática.
Processos que facilitam a conta do MTTR
Agora que você já sabe fazer a conta, fica a dica para a lição de casa. Que tal começar a pensar em ter processos melhores e mais ágeis para que sua produtividade seja mais alta e proporcione uma melhor operação aos seus clientes?
Mais que implementar um bom MTTR, a empresa de manutenção ou equipe responsável pela demanda precisa eliminar erros e falhas constantes que impactam o atendimento e qualidade do serviço oferecido.
Utilizar ferramentas ágeis que facilitam a comunicação é uma delas, além dos relatórios já citados. Para isso, a Field Control existe. Facilitar a vida de milhares de gestores e técnicos e promover um aumento de qualidade surreal!
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