Cuidados com os equipamentos da sua empresa

Cuidados com os equipamentos da sua empresa

Os equipamentos fazem parte do patrimônio da empresa. Por esse motivo, quando eles recebem o devido cuidado e são usados de modo inteligente, a companhia tende a se tornar mais eficiente e produtiva.

A grande questão é que, muitas vezes, as empresas não trabalham com uma gestão adequada dessas ferramentas. O resultado acarreta na quebra de equipamentos e prejuízos relacionados a reparos e perda de produtividade.

Quando nos referimos à equipamentos, falamos desde máquinas simples como um aparelho de ar condicionado. Ou até mesmo uma máquina de café. E por que não até equipamentos mais complexos, como um motor presença comum na rotina de uma indústria? 

O que os equipamentos citados têm em comum?  O fato de serem adquiridos com recursos da empresa. Logo, a sua subutilização ou uso incorreto tem um resultado. Porém, negativo. É desperdício de dinheiro. 

Problemas relacionados à gestão de equipamentos podem ser amenizados com algumas práticas simples.

Ao investir na capacitação de colaboradores e na manutenção preventiva, por exemplo, uma empresa é capaz de otimizar a durabilidade de suas ferramentas.

Você gostaria de administrar melhor os recursos de sua companhia? Leia o artigo e descubra como cuidar dos equipamentos de sua empresa. Além disso, veja como essa atitude pode otimizar suas atividades!

Escolha um equipamento adequado

Os cuidados com esses bens patrimoniais devem iniciar antes mesmo da compra.

Atualmente, o mercado oferece uma série de produtos e ferramentas diferentes. Cada um deles devidamente alinhado a uma determinada demanda. Antes de escolher um equipamento, é necessário que a empresa verifique suas funcionalidades.

Por exemplo, uma companhia que trabalha com o transporte de pessoas. Porém,  não lida com o transporte de cargas pesadas. Nesse caso, a compra de um veículo mais econômico, com um motor menos potente, é interessante.

Já uma empresa que carrega peças, ou máquinas pesadas, faz sentido o investimento em um veículo mais potente.

O importante é que a empresa adquira ativos que realmente vão ser úteis em sua operação.

Capacite seus colaboradores

Por mais avançado que sejam os equipamentos, suas funções serão, no mínimo, subutilizadas se os colaboradores responsáveis por operá-los não receberem o devido treinamento. Além disso, sem compreender a fundo as características de uma máquina, o colaborador pode danificá-la. Ou, até mesmo, sofrer um acidente.

É por isso que, antes de confiar aos profissionais uma nova ferramenta, a empresa precisa garantir que eles estejam preparados para usá-la.

Dependendo da complexidade do equipamento, essa capacitação deve ser realizada por meio de um treinamento formal. E ainda em situações mais simples. Ou seja, afixar as instruções para utilização no próprio equipamento já será suficiente.

Faça o controle patrimonial

Infelizmente, situações em que ferramentas e equipamentos de trabalhos são furtados, desviados ou perdidos podem acontecer.

O desvio de um rolamento ou parte de uma engrenagem do almoxarifado de uma indústria pode não significar muito como caso isolado. Mas se repetir outras vezes, no longo prazo essas perdas farão sim diferença no patrimônio da empresa.

Uma forma de evitar esse inconveniente é realizar um inventário contendo todos equipamentos. Inclua as máquinas e ferramentas de trabalho. No exemplo citado, os funcionários da oficina podem colaborar com este controle, se tornando também responsáveis pelos equipamentos.

Esse tópico merece até uma ressalva: este controle deve ser feito por profissionais capacitados e mantido atualizado de acordo com a legislação vigente. Essa atenção evita, por exemplo, que um ativo industrial imobilizado, como um acoplamento seja classificado de forma incorreta por desconhecimento.

Execute rotinas de limpeza

Uma opção importante para não só manter os equipamentos em funcionamento. Mas também garantir a segurança sanitária na sua manipulação, é a limpeza.

Esse cuidado assume cada dia mais importância. Dado o contexto que experimentamos atualmente, com a pandemia da Covid-19. 

Ferramentas de uso comum que não passam por limpezas frequentes. Elas podem ser fonte de disseminação de vírus e bactérias entre os colaboradores.

No contexto industrial, equipamentos elétricos com sua superfície coberta por poeira ou óleo podem provocar incidentes graves, como um curto-circuito.

Opere o equipamento de forma correta

Por fim, é necessário que a operação do equipamento, adquirido pela empresa, siga as instruções. A melhor forma de uso é sempre estabelecida pelo fabricante. 

Afinal, quem melhor que o fabricante para indicar as condições de uso ideais?

Vamos pensar em uma fábrica. Fazer uso de soluções que automatizam sua operação pode ser uma ideia interessante. Isso ocorre porque, ao automatizar o processo, ele ocorrerá de acordo com os padrões previamente estabelecidos e estará menos sujeito a erros.

Aplique procedimentos de manutenção

Quando pensamos em manutenção, naturalmente pensamos em máquinas pesadas. Ou até na manutenção de um carro. O fato é que esse importante cuidado deve ser aplicado em peças e equipamentos de todos os tipos.

Exemplificando, ao verificar com frequência os computadores da empresa, o time de TI é capaz de detectar sistemas nocivos. Isso antes que eles causem qualquer dano.

O importante é que a empresa conte com um time especializado para monitorar as condições de seus equipamentos. Além  de garantir que eles sempre estejam em boas condições. Sejam eles computadores, câmeras de segurança ou máquinas industriais mais complexas, como um redutor ou motoredutor de velocidade, por exemplo.

Leia nosso artigo sobre gestão da manutenção para entender como implementar essas ações importantes na sua empresa!

Tenha um seguro para os equipamentos críticos

Os seguros de ativos imobilizados, como é chamado no mercado, é de suma importância para empresas. Principalmente, as que possuem como patrimônio bens de alto valor agregado. O que são imprescindíveis para sua operação.

Uma empresa do segmento gráfico pode fazer o seguro de uma copiadora especial. Enquanto uma empresa que atua na construção civil pode segurar um guindaste estratégico para sua atuação.

Esses modelos de seguro, normalmente cobrem roubo, furto, acidentes de causa externa ou outro incidente que possa causar interrupção nas atividades. E até nos processos de produção.

Benefícios desses cuidados

Ao implementar essas estratégias, a companhia é capaz não apenas de aumentar a durabilidade de seus equipamentos. Acima de tudo, de ampliar a sua eficiência. Afinal, um time mais preparado é capaz de usar as ferramentas, que estão a sua disposição, de uma maneira otimizada.

Essa otimização se reflete diretamente em seus níveis de produtividade e rentabilidade. Consequentemente, se tornam mais elevados. Portanto, cuide do patrimônio de uma empresa. A sua gestão pode torná-la mais lucrativa!

Agora você já sabe como cuidar dos equipamentos de sua empresa . E ainda entende os impactos positivos dessa atitude. O que acha de ajudar seus amigos? 

Compartilhe o artigo em suas redes sociais. Assim,  eles podem adquirir essas informações! 

Conteúdo produzido pela Acoplast Brasil, empresa que produz e comercializa soluções e produtos de transmissão mecânica para indústrias de diversos segmentos.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossas Política de Privacidade