Problemas de saúde e limpeza de ar condicionado

Viver em grandes centros urbanos é um desafio para a saúde. A poluição agrava diversos problemas. E sabe o que é pior? Nem mesmo em ambientes fechados estamos a salvo. Infelizmente, muitas pessoas pensam que estando em locais fechados, com circulação de ar apenas por aparelhos, a saúde estará intacta. Só que não. Assim como muitas situações podem ser prevenidas. é possível ter um ambiente adequado. E aqui neste texto, vamos alertar sobre a relação entre problemas de saúde e limpeza de ar condicionado.

O uso desse aparelho que pode salvar dias e noites tem seu lado ruim… alguns problemas podem ser potencializados com o uso constante do ar.

Por isso, alguns cuidados básicos podem evitar prejuízos na saúde de quem já tem alguma doença respiratória e mais que isso, proliferar determinados vírus em pessoas saudáveis.

Tem problemas respiratório? Redobre a atenção com a limpeza de ar condicionado

Asma, bronquite, alergias… todas essas doenças respiratórias que são ocasionadas por acúmulo de poeira podem ter o ar condicionado com o filtro sujo como gatilho.

Umidade baixa, use o ar de forma moderada

Em épocas de tempo seco, ou seja, baixa umidade do ar, os cuidados precisam ser redobrados. O uso intenso do ar deixa a umidade mais baixa ainda.

A indicação é que a temperatura do ar seja regulada de acordo com a externa. A transição entre primavera e outono e outono e inverno traz uma baixa de umidade cada vez mais frequente. Em estados e cidades que têm como característica altas temperaturas, o cenário é pior. O Centro-oeste que o diga.

Problemas de saúde e limpeza de ar condicionado

Quando usado de forma intensa, o ar condicionado pode agravar as seguintes situações:

• coceira no nariz;
  • olhos irritados;
  • secura na garganta.

São os mesmos sintomas quando o clima da cidade/estado está em alerta devido a baixa umidade. E deixar isso acontecer em ambiente interno é bem grave.

Para evitar choques térmicos e proporcionar uma sensação agradável, a temperatura programada deve ser 10 graus abaixo do ambiente externo.

Ou seja, se lá fora está 30 graus, no interior a temperatura indicada é de 20. Nada de deixar o clima completamente diferente. O resultado de temperaturas extremas pode ser gripes, resfriados e corizas.

Um dica infalível é beber água. Mantenha seu organismo hidratado.

Ventile o ambiente sempre que necessário

Caso o ambiente tenha janelas que possibilitem a abertura, deixem-as abertas durante os períodos mais frescos do dia (de manhã e a noite). Caso seja um espaço corporativo, combine com a primeira pessoa que chegar de deixar o local arejado. Renovar o ar do ambiente faz parte do processo e muito bem para a saúde.

Quer limpar e não sabe como?

A Field preparou um passo a passo sobre como limpar o ar condicionado. É só clicar: Como fazer a manutenção de ar condicionado?.

Referência:

Hidratação e regulação da temperatura ajudam a evitar doenças respiratórias em ambientes com ar-condicionado. Hospital Sírio Libanês – Conteúdo para Você, 2015.