Manutenção de eletrodomésticos: como atender as demandas no prazo

Muitas prestadoras que atuam como assistência técnica e manutenção de eletrodomésticos são uma verdadeira salvação de muitas casas e empresas. A tecnologia modernizou diversas atividades e funções da nossa rotina, inclusive, muitas demandas domésticas. Desde um simples fritar de ovo até aspirar a casa deixaram de ser tarefas manuais e podem simplesmente ser terceirizadas por equipamentos eletrônicos.

Com toda essa demanda, o que sua empresa tem feito para atender os clientes em dia, realizar o reparo a ponto de entregá-lo não apenas com o problema resolvido, mas dentro do prazo estipulado?

A vida moderna e a rotina agitada tornaram muitas pessoas reféns desses itens que, como qualquer outro aparelho, estão sujeitos a ter falhas e  interrupções de funcionamento, atrapalhando o dia a dia e o bem-estar. Muitos consumidores, ao comprarem determinado equipamento, já contratam junto o prazo estendido de garantia, para facilitar e ter menos custos, caso precisem. E o mais importante: quando precisam acionar o serviço, esperam que o problema seja não só solucionado, mas no tempo indicado no momento da abertura da ordem de serviço.

 

 

Manutenção de eletrodomésticos: como atender as demandas no prazo

Em primeiro lugar, você precisa ter uma agenda muito bem planejada, afinal, as demandas de serviço devem chegar constantemente. Organizar os pedidos que estão chegando e aqueles em andamento em uma simples planilha resolve bem e te dá uma visão do que está acontecendo e quais serão os próximos clientes a serem atendidos.

 

O melhor fluxo de atendimento e organização de uma assistência técnica que atua com a manutenção de eletrodomésticos é o seguinte:

  • Logo no primeiro contato do cliente, abrir uma ordem de serviço que especifica o problema, dados do aparelho e o prazo de entrega;
  • Acompanhar o status (em espera, iniciado, finalizado);
  • Inserir fotos e dados sobre o reparo, assim como informações de peças trocadas e o que realmente foi executado para histórico e conhecimento do cliente;
  • Ter acesso rápido às informações de tudo o que foi feito para, caso o cliente solicite, tudo esteja na palma da mão.

Tudo isso pode parecer muita coisa lendo assim ou até mesmo algo muito complicado para se aplicar. Entretanto, com as ferramentas adequadas é possível, principalmente, se a meta da sua empresa for aumentar a produtividade em 40% ou mais.

Quando se trata de prestadoras de serviços que atuam com manutenção de eletrodomésticos, a produtividade significa atender mais clientes, com a mesma equipe, sem necessidade de novas contratações. Ao atingir essa meta, a empresa consegue aumentar o lucro e, consequentemente, expandir o negócio.

E isso só é possível a partir da adesão de ferramentas e processos, que melhoram o dia a dia dos funcionários e ainda, aumentam a qualidade do serviço, evitando ao máximo erros e retrabalho.

Relatório para manutenção de eletrodomésticos 

Geralmente, o cliente que necessita de manutenção de eletrodomésticos leva o equipamento até a sede da empresa que irá prestar a assistência técnica. Algumas delas oferecem o serviço de retirada e até orçamento no local mesmo. Mas existe o caso de alguns aparelhos que, pelo porte, precisam ser atendidos na residência, como, por exemplo, geladeiras e máquinas de lavar roupa.

Independentemente do porte, emitir um relatório de visita técnica é um dos quesitos para se ter a produtividade que tanto se busca. Esse documento, além da ordem de serviço, indica informações e dados que darão ao cliente a precisão de que o serviço foi executado, além de prestar contas sobre tudo o que foi feito, como troca de peças, caso o eletrodoméstico dê problemas futuramente, basta buscar esse relatório para entender quais foram as demandas passadas.

Você já aplica esse relatório em todos os serviços abertos na sua empresa? Se a sua resposta for não, comece agora mesmo. Baixe um modelo pronto, produzido pela Field, com todos os campos e dados necessários para ter uma alta resolutividade nos chamados. Você receberá diretamente no seu e-mail, sem custo nenhum, ou seja, o modelo de relatório de visita técnica da Field Control é totalmente gratuito.

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Mais que inserir apenas dados e informações em escrito, o famoso ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” é aquele a mais que sua empresa faz ao inserir fotos do equipamento antes e depois do reparo. Uma peça, um botão e até vídeos que mostram o funcionamento antes e depois de passar pelas mãos da sua equipe que fez a mágica acontecer.

Dessa forma, a satisfação do atendimento ao cliente aumenta e a fidelização também.

E assim como o relatório de visita técnica, você tem acesso a um modelo pronto de relatório fotográfico para utilizar ainda hoje! Clique na imagem e receba diretamente no seu e-mail.

 

Quer saber sobre as outras funções do Field Control? Além da ordem de serviço, relatório de visita técnica e relatório fotográfico, o sistema de gestão de equipes externas desenvolvido para empresas de todos os portes, integra todas as ferramentas e processos, digitalizando-os. Como resultado, proporciona agilidade no atendimento, organização da agenda, com aumento da produtividade em 40%.

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