Falhas repentinas nos equipamentos atrapalham toda a produção, que muitas vezes, tem prazo de entrega. Para que essa interrupção de atividade seja reduzida ao máximo, a manutenção planejada deve estar na agenda de indústrias e empresas que dependem de máquinas funcionando ativamente.
O que é manutenção planejada?
A manutenção planejada, conhecida pela sigla de MP, acontece de forma agendada com foco em prever e reduzir falhas apresentadas em determinado equipamento.
O foco é zerar as paradas repentinas, atuando com uma gestão de manutenção baseada na confiabilidade e redução máxima de custos extras. Para isso, planos de inspeção fazem parte, além das mais conhecidas manutenção preventiva e manutenção preditiva, evitando ao máximo a mais custosa de todas: a manutenção corretiva.
Por que implementar a manutenção planejada?
A equipe técnica é responsável por toda a organização e planejamento da manutenção planejada. Ao estudar os equipamentos individualmente, é feita uma prioridade de acordo com a performance de cada um deles.
Nesta ação, os possíveis custos também são pontuados e a partir disso, toda a estrutura das atividades a serem executadas é organizada.
Como objetivo, as falhas são reduzidas ao máximo, aumentando a performance dos equipamentos e também na segurança de quem os opera.
Como fazer manutenção de diversos tipos sem erros e com redução de custos?
Como a manutenção planejada envolve estratégia, incluindo outros tipos de manutenção, ter um histórico sobre tudo o que é feito é fundamental para que todo o objetivo seja cumprido da forma mais rígida possível.
Nenhum detalhe deve deixar de ser reportado ou dado indicado. Qualquer mínima observação é essencial para que, a partir do histórico, a equipe de campo responsável entenda cada vez o comportamento daquele equipamento, o que foi feito em visitas passadas e também quais falhas já foram apresentadas.
Afinal, não importa que as falhas sejam reduzidas ao máximo, se tudo o que foi executado para que esse efeito acontecesse não esteja registrado para acompanhamento.
Começando obrigatoriamente pela emissão da ordem de serviço. E caso a sua empresa de manutenção e instalação atenda um número considerável de clientes, uma planilha para acompanhamento melhora a gestão e organização das visitas programadas para o dia.
Se você ainda não utiliza essa ferramenta, comece agora mesmo:
Depois da OS, o preenchimento do relatório de visita técnica é o passo seguinte. Nele são incluídas características específicas e como o próprio nome do documento diz, informações técnicas imprescindíveis para o bom desempenho do equipamento avaliado.
E esta não é uma ferramenta que tem apenas validade no dia da aplicação da manutenção. Pelo histórico, é possível entender quantas falhas aquele equipamento apresentou, qual o formato de correção, as últimas peças trocadas e até fotos do estado antes e depois da visita técnica.
Se você já se imaginou visitando uma sala cheia de arquivos, delete essa cena da sua mente! Ter processos em papel é algo do passado e que está ficando para trás cada vez mais quando se trata de empresas de prestação de serviços.
Aquelas pastas com milhares de papéis cheios de pó e que muitas vezes quando encontrados já estavam com dados importantes apagados pelo tempo deixaram um espaço livre e agradável, sendo substituídas por processos digitais.
Quando uma empresa tem diversas equipes em campo atendendo clientes em toda a cidade, a gestão da agenda torna-se um desafio para que todos sejam atendidos não apenas dentro do horário, mas que cumpram o objetivo proposto daquele chamado. Neste caso, a comunicação sem ruídos é a essência de uma alta produtividade.
Processos digitais para execução da manutenção planejada
Ao receber a ordem de serviço por um aplicativo no smartphone, a equipe de campo tem acesso a todas as informações necessárias para que aquela visita seja realizada da melhor forma possível.
Esse app integra um sistema de gestão de equipes externas no qual o técnico recebe a ordem de serviço, consegue planejar a rota até o cliente, preenche o relatório de visita técnica, tira e anexa fotos e ainda, coloca os dados do veículo da frota, caso a empresa tenha, como km inicial e final.
O Field Control foi desenvolvido para organizar toda a gestão de equipes externas com processos digitais que eliminam erros, facilitam a execução dos serviços e proporcionam economia.
Ao eliminar 100% o papel da operação, sem necessidade de blocos para preenchimento da ordem de serviço e demais relatórios, dependendo do porte da empresa, mais de 10 mil folhas deixam de ser utilizadas por mês. Ou seja, um custo a menos.
Uma outra ferramenta do Field Control é a localização da equipe em tempo real. Ao saber onde o técnico se encontra, o gestor o direciona o que está mais perto. Como resultado, mais uma redução. Dessa vez, com combustível, já que visitas mais próximas evitam grandes deslocamentos, o cliente é atendido no horário esperado e a equipe fica menos tempo parada no trânsito.
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