Manutenção planejada: o que é, porque e como fazer

Falhas repentinas nos equipamentos atrapalham toda a produção, que muitas vezes, tem prazo de entrega. Para que essa interrupção de atividade seja reduzida ao máximo, a manutenção planejada deve estar na agenda de indústrias e empresas que dependem de máquinas funcionando ativamente.

 

O que é manutenção planejada?

A manutenção planejada, conhecida pela sigla de MP, acontece de forma agendada com foco em prever e reduzir falhas apresentadas em determinado equipamento.

O foco é zerar as paradas repentinas, atuando com uma gestão de manutenção baseada na confiabilidade e redução máxima de custos extras. Para isso, planos de inspeção fazem parte, além das mais conhecidas manutenção preventiva e manutenção preditiva, evitando ao máximo a mais custosa de todas: a manutenção corretiva.

Por que implementar a manutenção planejada?

A equipe técnica é responsável por toda a organização e planejamento da manutenção planejada. Ao estudar os equipamentos individualmente, é feita uma prioridade de acordo com a performance de cada um deles.

Nesta ação, os possíveis custos também são pontuados e a partir disso, toda a estrutura das atividades a serem executadas é organizada.

Como objetivo, as falhas são reduzidas ao máximo, aumentando a performance dos equipamentos e também na segurança de quem os opera.

Organizar a manutenção planejada com um sistema de gestão de equipes externas melhora o desempenho da operação

Organizar a manutenção planejada com um sistema de gestão de equipes externas melhora o desempenho da operação

Como fazer manutenção de diversos tipos sem erros e com redução de custos?

Como a manutenção planejada envolve estratégia, incluindo outros tipos de manutenção, ter um histórico sobre tudo o que é feito é fundamental para que todo o objetivo seja cumprido da forma mais rígida possível.

Nenhum detalhe deve deixar de ser reportado ou dado indicado. Qualquer mínima observação é essencial para que, a partir do histórico, a equipe de campo responsável entenda cada vez o comportamento daquele equipamento, o que foi feito em visitas passadas e também quais falhas já foram apresentadas.

Afinal, não importa que as falhas sejam reduzidas ao máximo, se tudo o que foi executado para que esse efeito acontecesse não esteja registrado para acompanhamento.

Começando obrigatoriamente pela emissão da ordem de serviço. E caso a sua empresa de manutenção e instalação atenda um número considerável de clientes, uma planilha para acompanhamento melhora a gestão e organização das visitas programadas para o dia.

Se você ainda não utiliza essa ferramenta, comece agora mesmo:

Depois da OS, o preenchimento do relatório de visita técnica é o passo seguinte. Nele são incluídas características específicas e como o próprio nome do documento diz, informações técnicas imprescindíveis para o bom desempenho do equipamento avaliado.

E esta não é uma ferramenta que tem apenas validade no dia da aplicação da manutenção. Pelo histórico, é possível entender quantas falhas aquele equipamento apresentou, qual o formato de correção, as últimas peças trocadas e até fotos do estado antes e depois da visita técnica.

Se você já se imaginou visitando uma sala cheia de arquivos, delete essa cena da sua mente! Ter processos em papel é algo do passado e que está ficando para trás cada vez mais quando se trata de empresas de prestação de serviços.

Aquelas pastas com milhares de papéis cheios de pó e que muitas vezes quando encontrados já estavam com dados importantes apagados pelo tempo deixaram um espaço livre e agradável, sendo substituídas por processos digitais.

Quando uma empresa tem diversas equipes em campo atendendo clientes em toda a cidade, a gestão da agenda torna-se um desafio para que todos sejam atendidos não apenas dentro do horário, mas que cumpram o objetivo proposto daquele chamado. Neste caso, a comunicação sem ruídos é a essência de uma alta produtividade.

A tecnologia aumenta a produtividade evitando falhas na execução da manutenção planejada

A tecnologia aumenta a produtividade evitando falhas na execução da manutenção planejada

Processos digitais para execução da manutenção planejada 

Ao receber a ordem de serviço por um aplicativo no smartphone, a equipe de campo tem acesso a todas as informações necessárias para que aquela visita seja realizada da melhor forma possível.

Esse app integra um sistema de gestão de equipes externas no qual o técnico recebe a ordem de serviço, consegue planejar a rota até o cliente, preenche o relatório de visita técnica, tira e anexa fotos e ainda, coloca os dados do veículo da frota, caso a empresa tenha, como km inicial e final.

O Field Control foi desenvolvido para organizar toda a gestão de equipes externas com processos digitais que eliminam erros, facilitam a execução dos serviços e proporcionam economia.

Ao eliminar 100% o papel da operação, sem necessidade de blocos para preenchimento da ordem de serviço e demais relatórios, dependendo do porte da empresa, mais de 10 mil folhas deixam de ser utilizadas por mês. Ou seja, um custo a menos.

Uma outra ferramenta do Field Control é a localização da equipe em tempo real. Ao saber onde o técnico se encontra, o gestor o direciona o que está mais perto. Como resultado, mais uma redução. Dessa vez, com combustível, já que visitas mais próximas evitam grandes deslocamentos, o cliente é atendido no horário esperado e a equipe fica menos tempo parada no trânsito.

Entendeu como é possível aumentar a produtividade da sua empresa em 40% e cortar gastos que se tornam desnecessários? Se você quer todos esses resultados, agende agora uma demonstração gratuita que será realizada por um especialista em gestão personalizada para sua empresa, não importa quantas equipes tenha.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade