Conceito de marketing para empresas

Caros leitores e leitoras, marketing é marketing. Não existe um conceito específico desse tipo de comunicação para cada área. Se você já desanimou ao ler apenas esta primeira linha, pedimos um esforço extra para que continue aqui com a gente. A partir de agora, vamos focar no marketing para empresas. Vem com a gente!

Nosso blog é direcionado para os profissionais envolvidos na prestação de serviços, sempre com foco na melhoria da qualidade e produtividade.

E o marketing para empresas precisa ser aplicado na sua prestadora sim. E não apenas por um único departamento ou profissional.

Quer saber como e mais ainda, o por quê?

A Field te explica nas próximas linhas… te garantimos que não irá se arrepender, pelo contrário, vai terminar a leitura com conhecimento e pronto para aplicar mais um processo na sua empresa.

Este é o primeiro texto de uma série sobre marketing.

Todos estão publicados em sequência. E se quiser conhecer todos os posts sobre comunicação, basta ir no nosso campo de busca digitar o tema que mais gostaria de estudar.

Começando do básico, o marketing é definido no dicionário da seguinte forma: estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

Provavelmente, você já deve realizar alguma ação de marketing na empresa, mas sem classificá-la como tal.

Marketing para empresas: existe?

A gente já explicou que marketing é marketing. O que muda é a adaptação e particularidades do setor, direcionada às ações que serão implementadas.

Para isso, conhecer os pontos fortes para reforçar e os fracos para solucioná-los é mais que essencial.

Não tem como vender um serviço de má qualidade e achar que está tudo bem.

Na era digital, meu amigo e minha amiga, cada passo em falso que damos, pode dar muitas dores de cabeça.

A nossa dica principal é: antes de partir para o ataque, desenhando soluções e investimento em publicidade, arrume a casa.

Construa um plano para redução de erros nos processos.

Aumente sua produtividade. Se precisar de uma ajuda, conte com a tecnologia. Já existe no mercado um sistema de gestão de equipes externas que pode muito bem resolver os principais problemas da prestadora.

E mais ainda, ouvir o cliente com a avaliação.

Você vai entender a importância desse processo nos próximos textos. Se seu objetivo é ter uma alta produtividade, pode começar contando com a gente: www.fieldcontrol.com.br.

Diferença entre marketing tradicional e marketing digital

Um não substitui o outro. Inclusive, quando promovidos juntos, são aliados na consciência e aumento de interesse sobre a marca.

No marketing digital, incluir ações sobre a marca e principal defesa sobre ela é fundamental.

Estamos na era do Marketing 4.0, que indica que as ações devem ser voltadas ao humano, não para as vendas ou produtos. Isso significa que as necessidades do seu consumidor precisa ser supridas dentro da jornada do cliente.

Se esse termo soa como grego para você, claro que não vamos te deixar na mão. Temos um texto apenas sobre ele: Jornada do cliente: entenda a melhor hora de vender

Desafio de hoje = conquistar a atenção dos consumidores. E isso inclui conquistar corações e as mentes do seu público-alvo.

Não adianta cercar seus potenciais clientes com diversas ações de marketing se a o produto ou serviço oferecido têm qualidade inferior ao que se está anunciando ou prometendo.

Ah, existe também o marketing de conteúdo.

O foco é promover conteúdo de qualidade, de acordo com o que seu público busca em relação aos seus serviços.

No caso de prestadoras, produzir posts e textos nas redes sociais da empresa sobre quando trocar o filtro do ar condicionado, quando aderir aos serviços de uma prestadora, como preservar aparelhos de telecomunicação, são algumas sugestões.

Aqui, a prestadora deixa de promover a marca e passa a contar histórias, mas não é para boi dormir não. Tem que ser tudo real oficial.

Formato de marketing

Criação de conteúdos em diversas plataformas. As ações de marketing podem envolver desde o envio de uma carta-convite diferentona, até a anúncio em plataformas digitais.

Ou quem sabe, uma publicidade no intervalo do Jornal Nacional, por que não?

São diversas as opções para implementar um marketing para serviços externos.

Cabe aos envolvidos elaborar um plano funcional e muito factível. Tudo bem, citamos o Jornal Nacional aqui.

Mas é o momento da sua empresa fazer um tipo de ação como essa? Irá atingir o seu público-alvo?

Entenda os formatos dos canais para fazer seu plano e decidir em quais deles investir:

Canais offline: são as ações nas quais o consumidor não consegue interagir. Por exemplo, campanhas publicitárias na TV, outdoor, jornais e revistas impressas. Envolve tudo o que está fora da internet, por isso a classificação de offline.

Canais online: tudo o que envolve as plataformas digitais. Anúncios, produção de conteúdo, interações, ações no site. Essas ações permitem o compartilhamento e até comentários. Por isso, o monitoramento é bem importante.

Esse foi só o começo da nossa conversa sobre marketing. Classificamos como conversa porque você continuar com a gente, dando sua opinião nos comentários desse texto, conhecendo nosso site (www.fieldcontrol.com.br) e batendo um papo com nosso time no chat ou visitando nossas redes sociais.

Paramos por aqui. Muita informação de uma vez só, não é mesmo? Para que você consiga processá-las e checar com seu time como poderá implementar o marketing de serviços externos, continue com a gente no próximo texto.

A Field agradece sua companhia. Nos conectaremos novamente, em breve!

Referência:

KOTLER, Philip. Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.