Transformar empresas tradicionais em empresas inovadoras

Empresas tradicionais estão aí para provar que com determinação é possível se chegar longe. Porém, ser tradicional, não significa deixar a modernidade do lado de fora. Utilizar processos inovadores e proporcionar um ambiente com as tecnologias disponíveis no mercado de atuação, tornam as empresas inovadoras, sem perder a essência e a personalidade.

Existem muitas prestadoras que têm uma longa estrada no ramo de serviços de instalação e reparos. E para acompanhar o crescimento e progresso, precisam manter um padrão de qualidade cada vez mais exigente e atuar de acordo com as mudanças do consumidor.

O cliente desta década, não é o mesmo dos anos 90. A popularização da internet trouxe uma nova forma de consumo e as empresas que não se adaptaram, acabaram ficando para trás. E hoje em dia, existe inovação para tudo. E claro que o ramo de prestação de serviços não ficou de fora.

Vamos fazer um check-list para saber se sua prestadora se enquadra entre as empresas inovadoras?

? Comunicação interna e com os clientes relacionamento ativo;

? Seus serviços são essenciais para o funcionamento dos clientes;

? Uso de tecnologia não só para os gestores, mas para os envolvidos na operação e atendimento;

? Os serviços passam por melhorias contínuas, a ponto dos consumidores sentirem o impacto ao usufruírem deles;

? A contratação e retenção de talentos é alta;

? Treinamentos internos e externos são oferecidos;

? As sugestões dos clientes para melhoria do negócio são ouvidas e estudadas.

A lista não é infinita, mas inclui mais alguns outros tópicos. E para irmos mais a fundo, vamos dar dicas sobre como tornar sua prestadora em uma empresa inovadora.

Você deu match em quantos tópicos acima? Se na maioria, muito bem, estamos no caminho da inovação. Mas se ainda está em processo de implementação, já é um passo. Mudar as estratégias de negócio de um dia para outro é algo bem fora da nossa realidade. Essas mudanças são implementadas pouco a pouco, e o primeiro passo é fazer estudo da cultura organizacional para saber como alterá-la de acordo com o processo.

Como tornar sua prestadora em uma empresa inovadora

Alguns itens da lista, nós já demos soluções aqui no blog. Parecem processos simples, mas quando unidos e bem implementados, o gestor sente o impacto direto na produtividade. E os clientes, na alta qualidade dos serviços oferecidos, retribuem com alta taxa de fidelização.

Entre todos as sugestões citadas, a adesão da tecnologia é a que traz mais impacto. Porém, ao tomar a decisão de aderir sistemas, escolha muito bem um que tenha todas as ferramentas necessárias para uma prestação de serviços adequada. O objetivo maior desse investimento é proporcionar facilidade, agilidade e praticidade para a gestão, técnicos e também cliente. Eliminar todos os problemas que impedem a produtividade esperada é o esperado, porém, com investimento que não impacte diretamente o fluxo de caixa. Por isso, pesquise, estude, faça testes gratuitos e questione suas dúvidas. Uma outra dica é que todo o sistema deve ser de fácil uso, sem muita burocracia e que não demande muita habilidade tecnológica para o uso adequado.

O Field Control, por exemplo, é intuitivo. Foi desenvolvido com o mesmo propósito que muitas empresas do Brasil: melhorar a prestação de serviços. É uma única ferramenta que integra diversos processos. Isso significa que o custo é um só. E como conversam entre si, proporciona um relatório final sobre tudo o que está acontecendo em tempo real. Talvez, você possa ter até imaginado ter um sistema assim, mas sem saber que ele já existia. Mas ele é real! E já é utilizado por mais de mil empresas em todo o país.

Uma informação é que essas ferramentas que tanto falamos, incluem processos utilizados todos os dias pelas equipes de campo:

• ordem de serviço digital;
  • localização dos técnicos em tempo real;
  • check-list e relatório fotográfico;
  • Padronização das atividades;
  • relatórios prontos a qualquer hora.

Você vai ter que concordar que isso sim é inovação! Todos esses processos melhoram a qualidade do serviço e diretamente o relacionamento com o cliente. E para a gente te provar na vida real como funciona, você pode fazer um teste gratuito (https://fieldcontrol.com.br/criar-conta.html), sem necessidade de inserir seus dados bancários. E caso tenha qualquer dúvida, durante a experiência, é só chamar nosso time que fica de prontidão no chat no nosso site: www.fieldcontrol.com.br. Venha mais que voar, vem inovar com a Field ?.