Como implementar métricas de desempenho na prestação de serviços

Muitos processos são mensuráveis na prestação de serviços. Reparos, visitas, pontualidade são características que, por meio de números, são possíveis avaliar o processo. E quando falamos sobre produtividade? Sabemos que é um quesito fundamental para o desempenho da empresa. Para ter bons resultados, o ideal e implementar métricas de desempenho. Se você não sabe como, está no lugar certo.

Assim como os técnicos, o gestor também precisa de habilidades específicas, que terão um grande diferencial na hora de medir produtividade de toda a equipe. Não é difícil, porém exige dedicação. E vamos juntos descobrir como fazer esse tipo de métrica nas próximas linhas.

A produtividade tem um conceito próprio. É basicamente o resultado esperado pela prestadora ou ainda superá-lo. Ou seja, uma prestadora que consegue realizar um número crescente de visitas com reparos de qualidade, sem altos custos. Traduzindo: fazer mais visitas sem gastar mais combustível, horas extras, ordem de serviços impressas… Não se assuste porque é possível e nós vamos te provar.

O impacto da produtividade na prestação de serviços é muito grande. Afinal, o que faz uma equipe de campo ser produtiva? Quais são as características? Já demos um spoiler lá no primeiro parágrafo, mas como somos muito gente boa, fizemos uma lista para que você possa checar tópico por tópico e analisar como está atualmente a produtividade da sua equipe.

• Organização;
  • Pontualidade;
  • Habilidades dos técnicos;
  • Notas da avaliação dos clientes;
  • Aumento progressivo de visitas a cada mês;

Esses são só alguns, certo? Cada segmento tem características próprias, por isso escolhemos algumas que se encaixam em todos.

Como medir produtividade de equipe externa?

A resposta vem na lata: implementando métricas de desempenho.

Nós aqui da Field gostamos muito de uma boa conversa produtiva. E nisso, batemos bons papos com gestores de equipes externas de todo o país para trocar experiências e potencializar cada vez mais a prestação de serviços no Brasil. Com isso, identificamos que muitos gestores ainda inserem dados importantes para medir produtividade em tabelas no excel. Claro que essa ação já é muito positiva, mas não a melhor. Explicamos: é preciso tirar um tempo da semana para fazer todo o balanço dos dados inseridos. Outro problema é a perda do arquivo que pode acontecer.

A nossa solução é uso da tecnologia sim. Porém, uma que seja própria para gestão de equipes externas e que faça grande parte do trabalho para você. A partir daí, a sua energia será única e exclusivamente para a analisar o que precisa ser alterado, os custos extras, os melhores técnicos para determinadas atividades e outros pontos a mais.

Todas essas informações são compiladas em relatórios atualizados em tempo real. Tudo isso é possível a partir do uso do sistema de gestão de equipes externas. Nada mais é que um software integrado ao computador do gestor, que utiliza uma plataforma web e a um aplicativo instalado no smartphone de cada técnico.

Antes da visita

A cada nova ordem de serviço aberta, que inclusive passa a ser digital (lembra da redução de custo? Aqui está uma), o gestor por meio de um mapa, consegue saber qual o técnico com habilidades necessárias para a demanda está mais perto (Bingo! Mais uma economia com combustível). O cliente recebe o técnico na hora combinada ou até antes. E mais ainda… ele sabe exatamente o horário que a visita vai começar. Por meio de um link enviado por whatsapp ou e-mail, é possível acompanhar a rota que o técnico está fazendo. Isso garante segurança e pontualidade na hora da visita.

Durante a visita

Na OS recebida no app, o técnico já sabe o que precisa ser feito. E além de preenche-la por meio de um check-list, também inclui fotos e outras informações no relatório fotográfico, caso necessário. Ao encerrar a visita, uma avaliação é indicada ao cliente no próprio aparelho do técnico, e em menos de dois minutos, todo o serviço é avaliado pelo responsável da abertura da ordem de serviço.

E chegou a hora mais esperada…

Após a visita e o momento de implementar métricas de desempenho

Todos os dados, de todos os técnicos da sua prestadora, não importa quantos são, desde que estejam usando smartphone com o aplicativo, são automaticamente compilados em relatórios. A imagem que aparece na tela do gestor é a que segue abaixo. Com isso, é possível avaliar quais técnicos estão com aquela moral com os clientes, qual o tempo médio de deslocamento e pontualidade, os gastos com combustíveis, que passam a ser menores, a comunicação que flui muito melhor.

Mais de mil prestadoras de serviços de todos os segmentos já utilizam o Field Control e sentiram um aumento considerável de 40% na produtividade. Pois mais que medir, o foco é sempre mantê-la em um aumento progressivo. E utilizar ferramentas próprias é a maneira mais rápida e eficaz de ter uma equipe com evolução contínua.

E como muitas outras prestadoras, queremos que você se junte a nós. Mais de dois mil técnicos já utilizam o aplicativo de forma totalmente segura em todas as regiões do país. E sua prestadora não pode ficar de fora, não é mesmo? Entre no nosso site, tire suas dúvidas, chame a gente lá no chat: www.fieldcontrol.com.br.

Mas se quiser partir direto para o ataque, te oferecemos um teste gratuito. É só ir lá no fim dessa página, se cadastrar e comprovar como o Field Control promove uma melhoria na sua gestão e produtividade nos primeiros dias de uso. Vem com a gente!

Para mais dicas de gestão, acesse nosso canal do YouTube.