Autocobrança no trabalho: como evitar sem perder produtividade

Estar em jornadas longas de trabalho, entregar resultados julgados insatisfatórios por si mesmo, se sentir insuficiente em toda e qualquer atividade desempenhada. A autocobrança considerada por uns uma qualidade, pode ser uma vilã para os melhores profissionais do mercado, sabotando a saúde mental, ao desenvolver doenças e transtornos que impactam diretamente a vida das pessoas.

Como identificar que estou me cobrando excessivamente?

Vários sinais podem indicar que você está sofrendo uma autocobrança excessiva, uma delas e a mais comum é o ato de fazer muito e não ficar satisfeito com os resultados gerados. Isso acontece devido alguns fatores como a desmotivação que pode ser provocada por várias razões e que, muitas vezes, traz consigo a insatisfação.

Se você se sente ou já se sentiu assim, ligue o sinal de alerta.  Se cobrar de forma exagerada não é uma qualidade que deve ser exaltada com orgulho, pelo contrário, você  precisa  saber identificá-la e reconhecê-la para aprender a lidar com esse comportamento excessivo de perfeição, evitando assim agravar a situação na qual pode desenvolver problemas mais sérios como a síndrome de Burnout.

De acordo com o Ministério da Saúde, conhecida como síndrome do esgotamento, a síndrome de Burnout é causada por uma exaustão extrema, com esgotamento físico, resultados de uma jornada de trabalho estressante que causa desgaste pela sobrecarga de atividades.

E como não queremos que você passe por situações como essa, desenvolvemos um conteúdo focado em melhorar sua qualidade de vida sem perder a sua produtividade.

Como lidar com a autocobrança excessiva?

Alguns passos te ajudam a lidar com a autocobrança, como:

  • Foque no autoconhecimento;
  • Não compare as suas conquistas com as dos outros;
  • Fortaleça suas habilidades emocionais;
  • Determine metas realistas (para sua vida pessoal e profissional);
  • Faça acompanhamento com psicólogo

A seguir, confira os detalhes de cada um deles.


Foque no autoconhecimento 

Esse termo está cada vez mais em evidência e não é por acaso. Conhecer sentimentos e emoções que estão impactando diretamente vários aspectos da sua vida, sendo eles pessoal, profissional, emocional e até mesmo  financeira, te ajudam a viver melhor e a não se cobrar tanto. 


Não compare as suas conquistas com as dos outros

Focar na sua evolução individual é uma das chaves para evitar a insegurança e autossabotagem que acompanham a cobrança que você faz contra si mesmo. Concentre-se  no seu progresso individual, afinal, cada um tem seu tempo e traz  vivências profissionais e pessoais diferentes no seu dia a dia de trabalho. 

Sendo assim, evidencie suas conquistas, foque nas estratégias que poderia implementar para avançar. Você pode comparar os seus resultados para buscar melhorias, porém analise os fatos vividos por você e não pelo seu colega de trabalho. 

 

Fortaleça suas habilidades emocionais

Já pensou em fazer uma lista sobre as qualidades que mais admira em você? E não estamos falando do aspecto físico, mas sim, do que você mais aprecia em sua personalidade, como:  coragem, foco, persistência. 

Reconheça o que há de melhor em você e trabalhe para que essas qualidades e habilidades sejam exaltadas e transpareçam.

Determine metas realistas

Na sua agenda profissional, não queira abraçar o mundo. Não há saúde física e mental que suporte uma rotina repleta de pressão na qual você faz mil coisas ao mesmo tempo.

Estipule uma agenda diária, começando sempre pelas demandas mais importantes e urgentes. E quando estiver realizando-as, foque 100% nelas. Evite pensar no que precisa ser feito nas horas seguintes e até em situações negativas, caso você não entregue o que está proposto naquele dia.

Pensando em situações como essas, elaboramos os conteúdos:

Na sua vida pessoal 

Você sabia que a leitura é uma prática na qual te ajuda a ter melhorias em seus resultados no trabalho? Não imponha metas inalcançáveis se você não é um leitor frequente. Comece com 10 páginas por dia e adquira esse novo hábito em sua rotina. 

Adote também outras estratégias que o impulsionam a ter mais disposição, como  a prática esportiva, cozinhar, assistir um filme com a família entre outras ações. No primeiro momento essas práticas podem parecer não agregar em sua vida profissional, no entanto você vai perceber que estão 100% relacionadas ao seu bem-estar e te deixarão mais disposto e disciplinado.

 

Infelizmente, ainda existe um grande tabu na sociedade quando o assunto é terapia, porém com o maior acesso às informações esse preconceito vem sendo desfeito aos poucos. Você não precisa estar em sofrimento mental ou desenvolver alguma doença psíquica para realizar um acompanhamento com um psicólogo.

Ter um espaço para se abrir sem julgamentos, encontrando apoio para seus objetivos e que te auxilie a enfrentar medos é um autocuidado que todos deveriam ter e que é adquirido na terapia.

 

autocobrança no trabalho

Desmotivação é um dos sentimentos causados pela autocobrança.

Como ser produtivo sem se cobrar tanto?

  • Comemore cada projeto finalizado e seus resultados;
  • Melhore a comunicação interna no escritório;
  • Organize seu tempo de trabalho e descanso;
  • Pratique atividades físicas acompanhada de uma boa alimentação. 


Comemore cada projeto finalizado e seus resultados

Comemorar cada projeto finalizado e seus resultados é uma atitude importante para evitar a autocobrança excessiva. Ao celebrar suas conquistas, você reconhece o seu esforço e dedicação, o que aumenta a sua autoestima e motivação. Portanto, não deixe de valorizar cada etapa concluída em seus projetos, mesmo que sejam pequenas.


Melhore a comunicação interna no escritório

Experimente exercitar a comunicação entre os membros da equipe. Muitas vezes, nos sentimentos sobrecarregados por não compartilhar as atividades e por não saber delegar as tarefas. Por isso, ter uma boa comunicação na empresa ajuda a eliminar o sentimento de insatisfação, já que quando todos colaboram, a rotina fica mais leve. E a Field Control tem dicas a respeito para você seguir:


Organize seu tempo de trabalho e descanso 

Descansar é preciso! Desligar a mente nas horas de intervalos faz parte da rotina de um profissional que entrega bons resultados. Sabia que profissionais de destaque no mercado tiveram grandes ideias em momentos de lazer? Isso indica  que estar ligado e focado no trabalho o tempo todo atrapalha, ao invés de ajudar.

Aqui, reforçamos a importância de você também ter metas pessoais de atividades que não estejam relacionadas ao trabalho. Já pensou em praticar meditação? Experimente. Existem vários vídeos no YouTube que te ensinam a desligar a mente e focar no momento atual.

Durante a sua pausa para o almoço, evite checar seus e-mails de trabalho. Caso almoce com seus colegas, é importante não discutir assuntos relacionados a suas atividades profissionais. Além disso, é recomendável não almoçar em sua mesa, pois pode prejudicar a percepção do seu cérebro de que é hora de se alimentar e seus olhos também precisam de um descanso da tela. Por isso, é essencial respeitar esse momento de pausa para o seu corpo e mente, o descanso é necessário para que você retorne e cumpra as suas atividades planejadas com eficiência.  


Pratique atividades físicas acompanhada de uma boa alimentação

Você sabia que existem alimentos que acabam com nosso metabolismo nos deixando mais lentos e improdutivos? Pois é, escolha muito bem o que você consome no seu dia a dia, se precisar de ajuda, consulte um nutricionista para te indicar qual a melhor orientação, de acordo com seu objetivo.

Não deixe de manter seu corpo em movimento! A atividade física melhora diversos aspectos da vida, não apenas a aparência e o controle de peso. Fortalecer os músculos e a coluna é uma prática ideal para quem fica sentado o dia todo. E o melhor é que existem tantas modalidades que você pode escolher, desde as individuais como corrida, yoga, natação, até as coletivas, como futebol, vôlei, entre outras.


Dicas de livros para desenvolver seu autoconhecimento

Diga adeus a autocobrança excessiva:

 

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a utilizar esse site, entenderemos que você concorda com isso. Visite nossa Política de Privacidade