Ser bem atendido e ter os problemas resolvidos de forma prática é o sonho de todo consumidor. E com certeza é o seu também! Nesse texto iremos te mostrar como entregar um ótimo atendimento ao seu cliente com a padronização de processos.
Pagar por um valor e ainda tem um atendimento adequado, acima da média e sempre com um alto padrão proporciona a satisfação de um bom investimento.
Virando a chavinha, como está o atendimento ao cliente na sua empresa?
Manter uma qualidade desde o primeiro contato é muito importante.
E para que você agregue mais resultado e valor ao seu negócio, vamos falar hoje sobre como padronizar atendimento.
Antes de tudo, a Field reforça que padronizar atendimento, não significa manter um contato de forma fria e sempre com respostas prontas.
A proposta é literalmente o oposto.
Queremos que você e sua equipe proporcione um atendimento inesquecível de acordo com a necessidade de cada cliente, mas com um padrão de atendimento espetacular.
As dicas começam desde agora:
- nunca prometa o que não pode cumprir. Alguns colaboradores para se livrar do cliente que reclama e faz contato consecutivamente por não ter o problema resolvido, promete ações que estão fora do escopo da empresa;
- realize atendimentos dentro dos horários divulgados. Não deixe o cliente esperando na linha ou resolva o problema no dia seguinte. Na era da tecnologia, queremos tudo para ontem. Mesmo que o problema seja complexo, dê um retorno e explique realmente as ações necessárias para a solução;
- sempre retorne o contato, caso cliente tenha alguma pendência a ser resolvida;
- saiba quem é o seu público. Conhecer quem compra seu produto ou serviço te ajuda a elaborar um atendimento de acordo com o perfil.
Resolução de problemas para padronização de processos
O problema de um único cliente ou até mesmo uma dúvida, pode ser a mesma de tantos outros.
Por isso, uma pergunta, por mais básica que seja para o profissional que domina o assunto, pode te ajudar a promover uma melhor comunicação ou até mesmo, melhorar algum processo interno.
Não é comum grandes empresas resolverem problemas a partir de sugestão dos clientes, afinal são eles que usam seu produto ou serviço.
Por isso que essa relação de confiança é mais que necessária para a sobrevivência do negócio.
Muitos gerentes e gestores classificam aquela pessoa que liga e questiona tudo como chata e desocupada. Mas faça dessa relação uma parceria.
E de quebra, você tornará seu dia mais agradável e produtivo. A gente te dá umas dicas sobre relacionamento com o cliente no link: 6 dicas para encantar o cliente.
Reforça a boa comunicação da empresa
Parece até piada, mas na era da internet a comunicação continua sendo um grande problema nas empresas. Informações desencontradas acontecem, acredite se quiser. Para eliminar esse problema, a dica da Field é: tenha uma resposta padrão para as principais dúvidas e perguntas. Não importa quem atender o cliente e a forma desse contato.
Já pensou se você compra uma camiseta azul pela internet, daquelas que você vai sair por ai, curtindo seu momento de folga, mas a loja te entregam uma verde e ao contatar o SAC:
- por telefone, te dizem para enviar a camiseta de volta para a loja que farão a troca;
- Por e-mail, que você ficar com a camiseta errada de presente e vão te enviar a certa sem custo;
- pelas redes sociais, dizem que a camiseta não tem no estoque e que saiu de linha.
É no mínimo frustrante e cansativo.
Uma dica é sempre se colocar no lugar do cliente e ter as respostas alinhadas e bem definidas em todos os processos, desde a negociação de fechamento de contrato até o atendimento com o técnico, na abertura da OS até a fase pós-visita.
E por falar em ordem de serviço, você tem uma que atende toda a demanda daquela vista? Se não tem, é só baixar um modelo AQUI.
Com esse material, reforçamos a importância de padronizar atendimento.
Para manter uma boa qualidade e um relacionamento que te dê aquele ibope por aí, invista: O relacionamento ideal com os clientes da sua empresa.
Satisfação do cliente com a padronização de processos
Cliente bem atendido sai por ai falando bem de você de graça. E gostar do se faz é uma condição para se fazer um trabalho excelente. Aqui não classificamos o seu trabalho como bom, porque ele tem que ser acima da média.
E como você sabe que seu time está promovendo um bom atendimento?
Se não tiver a resposta na ponta da língua, algo precisa ser revisto internamente.
Mas não estamos aqui para te julgar, ok? Na verdade, estamos aqui para exatamente o contrário: promover uma gestão de equipes externas excelente!
Já pensou em aplicar uma avaliação após a visita de campo?
De forma rápida e feita diretamente no smartphone do técnico, a avaliação tem dados compilados, o que facilita sua vida corrida e promove uma análise sobre os erros e acertos cometidos com os clientes, durante as visitas.
Se tiver interesse em conhecer mais sobre o tema, é só acessar o texto: Melhore sua prestação de serviços com avaliação dos serviços prestados.
Padronização de processos de treinamento da equipe
Não importa o cargo, todos colaboradores, sem exceção devem conhecer o produto ou serviço prestado a fundo, com detalhes e ter a prática de saber explicar para qualquer pessoa que questiona sobre o trabalho da empresa.
O funcionário não trabalha com o atendimento ao cliente? Mesmo assim. Ele precisa conhecer o que a empresa faz.
Ele é o seu primeiro porta-voz, já que fala em casa, na rua, nas festas de família onde trabalha e o que faz. E começar sempre falando bem da empresa onde se trabalha, produto e serviço, é um ponto muito positivo.
Se você quiser, podemos ir muito além desse texto. A gestão de equipes externas exige prática, experiência e outras habilidades que não barram o andamento e abertura de chamadas.
Mas, é possível otimizar todas as tarefas do gestor e também dos técnicos, com um sistema de gestão de equipes externas.
Como já dissemos, basta você querer otimizar seu negócio e voar junto com a gente, acesse que a gente te conta tudo: www.fieldcontrol.com.br.