Escalar e expandir pequenas empresas na prestação de serviço

Ter uma empresa em constante crescimento é o desejo da maioria dos empreendedores. O que muitos não sabem é que quando se trata de expandir pequenas empresas, é preciso ter um bom planejamento. Não importa o setor. Como aqui vamos focar na prestação de serviços, iremos traçar os tópicos necessários para escalar de acordo com as fases. E também, com foco nos processos.

A expansão de empresas acontece quando todos os processos estão alinhados e funcionando de forma integrada. O atendimento ao cliente é eficiente e com alta demanda de resolutividade. Por isso, antes de dar esse passo de escala e expansão, arrume a casa primeiro. Pode começar ajustando os principais pontos de reclamação dos clientes e também da galera que atua na equipe. Não adianta prestar um excelente serviço e não prestar atenção e dar voz aos técnicos e colaboradores. Nesse caso, santo de casa faz milagre sim!

O que é preciso para escalar e expandir pequenas empresas na prestação de serviço

O processo de expandir empresa precisa ser muito bem organizado e articulado. E isso deve se estender a todas as áreas da empresa. Assim, terá como mensurar o crescimento e se as metas estão sendo atingidas dentro do prazo estipulado.

Quando se trata de empresas prestadoras de serviços, que tem processos específicos, seja para o gestor, seja para o técnico que atua na rua, quanto mais ágeis, podem ser utilizados como facilitadores da rotina. E quando não há burocracias, o trabalho flui com bons resultados, sem barreiras que impedem o fluxo de produtividade.

Agora, te pedimos aquela atenção especial. Deixe seu smartphone de lado. Abaixo vamos pontuar alguns tópicos facilitadores para escalar empresa e ter muito sucesso no negócio. Nada de zap zap ou dar aquele like na foto durante a leitura. O foco também deve fazer parte da nossa jornada, principalmente, em momentos de aprendizado e busca de conhecimento.

Resolva os problemas

Tem algum processo com etapas erradas que está empatando a produtividade e que impede os técnicos a realizarem mais visitas? Então, resolva-os! Simples e direto. Se os erros impedem que o técnico chegue no horário, há falhas graves de comunicação e outros equívocos precisam ser eliminados. Eles não podem fazer parte do dia a dia de uma prestadora de jeito nenhum. A não ser que a intenção seja contrária a escalar.

Não deixe nada para depois. Ajuste no dia e se puder, no mesmo momento. A gente sabe que nem tudo depende só de você. A prestação de serviços exige esforços de todos os envolvidos na operação. E todos devem estar com os objetivos, missão e valores bem alinhados.

Um bom método é analisar relatórios e comparar a produtividade por períodos. Uma dica também é ter dados individuais dos técnicos, assim como o desempenho de cada um.

Ok, sua agenda é cheia, tem clientes ligando a toda hora e você não sabe a localização dos técnicos. Se está perguntando em qual momento fará a análise desses relatórios, está na hora de ampliar seus conhecimentos. Não estamos sugerindo que você fique atrás de tabelas, construindo gráficos e fazendo cálculos infinitos. A dica que vale ouro aqui (não pelo preço, mas pelo valor), é ter um sistema de gestão de equipes externas que faz todo esse trabalho de compilação de dados. A sua tarefa passa a ser apenas a análise e estruturação para corrigir o que impede da sua empresa deslanchar.

Vamos começar agora?

Se manter atualizado é bem importante também. Aqui mesmo no blog da Field, você encontra diversas dicas para aplicar de forma fácil e dinâmica na sua empresa, sempre com foco no aumento da produtividade. Afinal, nós existimos para isso, melhorar a prestação de serviços no Brasil. Se quiser saber mais sobre a gente, acesse o nosso blog: www.fieldcontrol.com.br.