Período sazonal e faturamento: existe influência?

Será que determinados períodos influenciam seu faturamento não só com aumento do fluxo de caixa, mas também com quedas? Como a prestação de serviços pode ser afetada por determinadas épocas, sem contar com a instabilidade de nossa economia? São perguntas que impactam nosso orçamento e estar bem planejado para determinadas demandas é a melhor saída. Neste texto, vamos abordar a influência e relação entre o período sazonal e faturamento.

Cada segmento da prestação de serviços tem características específicas.

E cada ao gestor tem relatórios muito bem organizados que indiquem qual mês ou trimestre recebe um número maior e menor de visitas.

O que, consequentemente, impacta lá no faturamento. Se você precisa de um reforço sobre o tema, é só clicar: Qual a importância de fazer relatórios de qualidade e produtividade.

E quais são esses períodos? No caso de empresas que atuam com climatização, é impossível negar o aumento de demandas no verão. Isso inclui instalação e reparos de ar-condicionado.

Ainda mais em regiões que têm clima ameno em outras estações, como Sudeste e Sul.

Em épocas de altas temperaturas e períodos de liquidação, como a Black Friday, podem estimular um aumento considerável de aquisição de novos equipamentos.

E as residências e empresas que já possuem, irão potencializar o uso. Isso significa que os reparos e trocas de filtro acontecem com mais frequência.

Ondas de calor estão cada vez mais frequentes e fora de época, o que pode pegar a equipe de surpresa.

Quem atua com telecomunicações também pode sentir aumento nas demandas de reparo em dias de temporais.

Quando as redes de internet e telefônica são afetadas, ainda mais quando acontece quedas de árvores na rede elétrica.

Outro fenômeno sazonal são as enchentes, muito comuns em diversas regiões do país.

Como que a prestadora pode atuar nesses casos? Principalmente os de grande impacto?

Independentemente da relação entre período sazonal e faturamento, o empreendedor sempre precisa ter uma reserva de emergência.

Caso alguma demanda factual aconteça a ponto de impedir a atividade na região, não sofrerá tantos prejuízos. Algumas tragédias de grandes proporções causam grande impacto em uma cidade inteira e até nos municípios em torno dela.

Um exemplo são os rompimentos de barragens, que são fatos que já aconteceram no Brasil e transformam o cenário de uma população inteira.

Por isso, caso sua região tenha risco de algum desastre natural ou causado pelo homem, é sempre indicado para não sofrer consequências econômicas daquilo que não se pode controlar.

Período sazonal e faturamento

Como citamos acima, se sua cidade tem histórico de desastres naturais, é importante ter planos de emergência.

Esses planos variam de acordo com os cenários regionais e realidade de cada situação.

E mais ainda, se algum cliente seu está na zona afetada, seja por enchente, seja incêndio, ou qualquer outro desastre que possa colocar em risco a vida das pessoas que atuam no local e também as atividades, seja solicito ao oferecer ajuda. Questione se todos estão a salvo.

No contrato, uma dica é inserir um contato de emergência do cliente pra esse tipo de situação.

Ainda, é possível também oferecer treinamentos para os clientes sobre como lidar com os equipamentos em casos de desastres.

Gestão produtiva

Ter uma gestão muito bem estruturada exige uma energia extra. Ainda mais para demandar todos essas possibilidades sazonais.

Se você ainda tem esse pensamento, te convidamos clicar neste botão e fazer um TESTE GRATUITO de um sistema de gestão de equipes externas.

Além de te dar uma mão na organização de todos os processos burocráticos como ordem de serviços, check-list, possibilita ao gestor ter o conhecimento da localidade do técnico em tempo real.

Em situações de emergência, além de orientar o técnico a não permanecer em determinada área, pode também indicar o que está mais próximo do cliente que precisa de ajuda para voltar às atividades após algum problema externo.

Para conhecer as outras ferramentas, acesse www.fieldcontrol.com.br.