Organograma de uma empresa prestadora de serviço

Não é um palavrão, mas o organograma de uma empresa pode te livrar de um problemão. Sua prestadora já tem um? Se ainda não, orientamos a tirar um tempo do seu dia para refletir sobre a necessidade dele.

Mas é não é qualquer organograma que você precisa. Para ter resultados mais diretos e precisos, te orientamos a criar um organograma para prestadoras de serviços, com todas as características do segmento.

Não é difícil, porém, não vamos te dizer que seja um trabalho leve. Você vai precisar se dedicar.

Antes de mais nada, vamos te explicar o que é um organograma e para que serve.

Vai que você pensa que estamos te lançando uma nova tarefa, sem explicar direito nem o que é. Da forma mais simples, o organograma é um gráfico que representa toda a estrutura de organização da sua empresa. É um modo prático de você visualizar tudo ao mesmo tempo.

E também refletir sobre as funções e estratégias aplicadas na sua gestão.

Ao visualizá-lo, pode tirar métricas sobre onde está errando e corrigir ali mesmo, sem muita enrolação e direto no ponto. Bem assertivo.

Nesse gráfico, é possível incluir setores e cargos. No caso de prestadoras de serviço, irá te ajudar a saber qual o melhor técnico para determinada função, de acordo com as melhores habilidades de cada um, a partir dos  serviços oferecidos. O organograma ainda serve para motivar o desempenho do trabalho e promover que todos os esforços de todas as áreas sejam compatíveis.

Parece tudo muito complicado e talvez, você ainda esteja se perguntando se realmente precisa de um. A gente te explica já já.

Organograma de uma empresa prestadoras de serviços

Um organograma para prestadoras de serviços deve incluir funções e responsabilidades que você acha que serão necessárias para dar suporte aos objetivos primários da empresa. Lembra da missão, visão e valores?

Eles que encaixam aqui.

• Na primeira fase, não atribua nomes e posições, apenas determine as habilidades necessárias para cada função;
  • Alinhe o novo organograma com as metas anuais da sua empresa para permitir que sua organização execute estratégias definidas;
  • Nunca, jamais esquece esse princípio: os clientes devem ser sempre o centro dessas ações e de qualquer outra executada na prestadora;
  • Direcione atenção a um conjunto de questões ou preocupações prioritária para o que se deseja alcançar dentro da prestadora;
  • Sinalize onde o serviço de campo irá focar esforço e recursos para facilitar a realização do trabalho.

Quando estiver pronto…

Com o organograma pronto e funções definidas, atribua a equipe funções de acordo com as habilidades de cada um. Aqui, será possível checar quem não se encaixa mais na empresa e quem está engajado com o novo foco do negócio.

Os que não se encaixam podem ser treinados ou atribuídos a novas funções.

Ou até mesmo desligados da prestadora, caso haja resistência nas mudanças de atitudes para se enquadram no novo ritmo da prestadora.

O gestor precisa ter em mente que mudanças no organograma normalmente significam demissão de algumas pessoas.

O organograma não precisa ser perfeito, mas ter linhas claras de autoridade e funções bem definidas e responsabilidades vinculadas aos objetivos organizacionais.

O caminho será longo, mas irá permitir que sua equipe trabalhe de forma eficiente.

Sobre as habilidades

Nós aqui da Field sabemos que atender e demandar os técnicos de acordo com as habilidades e ordens de serviço é um pouco complicado. Ainda mais se você não sabe a localização de todos ao mesmo tempo.

Mas isso é uma questão do passado. A tecnologia invadiu literalmente o serviço de campo no Brasil. E é óbvio que veio para ficar.

Com um sistema de gestão de equipes externas, você pode encaixar qualquer nova chamada para determinado técnico sem sequer ligar para ele. Como?

Com o Field Control, que é composto por dois módulos, um aplicativo para o técnico e um painel para o gestor, no qual ele consegue saber a localização de todos os técnicos em tempo real, é possível aumentar sua produtividade e promover uma alta qualidade de prestação ao seu cliente.

Quer saber como funciona? Você pode! É só agendar uma demonstração.

E claro que tudo isso casa com um organograma perfeito. Quer saber como? Acesse: www.fieldcontrol.com,br, teste gratuitamente e qualquer dúvida, é só chamar nosso time que está lá no site para te ajudar!