Antes de tirar qualquer projeto da gaveta, ter um plano de negócio muito bem desenhado é fator de sobrevivência. Todo empreendedor, não importa a categoria ou setor de atuação, sabe que alguns passos são fundamentais para tirar o negócio do papel. E o plano de negócios é uma diretriz para traçar processos assertivos e evitar erros que poderiam ser eliminados desde o início do projeto.
Vamos começar pelo básico, com a definição do conceito.
Depois, o passo seguinte é te ajudar a estruturar um modelo que encaixe no seu negócio, independentemente do tamanho dele.
Pode parecer trabalhoso na teoria, mas na prática, é algo que fará o empreendedor entender o porquê deseja seguir com o projeto escolhido e se é viável mercadologicamente.
Ao decidir empreender, precisamos ter o pé no chão e antes de investir, checar se há realmente mercado para aquele plano que tanto idealizamos.
O que é um plano de negócios?
Segundo o suíço Alexander Osterwalder, criador do conceito, o plano de negócio descreve a lógica de criação, a entrega e a captura de valor de parte de uma organização.
Ou seja, é a lógica de como uma empresa pretende criar valor e para isso, é preciso envolver: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
Como compor um plano de negócios
Basicamente, respondendo perguntas.
De forma simples, clara e objetiva.
E o principal, não só quem o desenha precisa entendê-lo.
Pessoas próximas, de confiança, consultores, amigos, podem ser aliados e dar opiniões de fora que, você, focado no seu negócio, pode não ter por estar 100% direcionado a ele.
Elementos e componentes básicos para criar um modelo de negócio
1 – Segmento de cliente. Nesse item, você define seu público. Esta etapa é importante para esclarecer que realmente seu negócio abordará a pessoa certa, em negócios B2C (Business to consumers) , ou empresas, no caso B2B (Business to Business).
Para quem vou vender meu produto ou serviço?
O valor final irá agregar qual grupo de consumidor?
Qual a finalidade do meu produto/serviço para determinado cliente?
Quem é meu consumidor mais importante? E o menos importante também?
Vou criar valor para quem?
O cliente é a base de existência da sua empresa. Boa parte da atenção precisa estar voltada a ele:
2 – Proposta de valor. Essa pergunta é uma complementação do tópico 1. Ou seja, é a descrição do seu produto ou serviço.
Quais são os valores qualitativos ?
Quais são os valores quantitativos?
Estou solucionando qual problema?
Qual necessidade do meu cliente será resolvida?
Qual preço será cobrado?
Quem terá acesso?
Ainda, elementos como marca, design e status também, entram nesse componente.
3 – Canais – Comunicação em tempos digitais é imprescindível.
- Como seu cliente saberá que você existe?
- Como seu produto/serviço será adquirido?
- As propostas serão feitas por quais meios?
- Há necessidade de suporte pós-venda? Caso positivo, como será feito?
4 – Relacionamento com clientes. Lembra do componente 1? Então, este aqui casa com ele.
Como me relacionar com cada segmento de cliente?
Sei como reter as vendas?
E a ainda, como ampliar essas vendas?
5 – Fontes de receita. O assunto está esquentando. Pensou que não iria traçar valores? Chegou a hora!
Quanto será cobrado por cada segmento de cliente?
Haverá modelo de assinatura?
Haverá cobrança para suporte pós-venda?
E a forma de pagamento?
A minha precificação será fixa ou dinâmica?
Está cansado? Não desista, já percorremos metade do caminho…
6. Recursos Principais. Aqui, você pontua o que realmente sua empresa precisa para sair do papel.
Quais recursos abaixo sua empresa precisa?
- físicos;
- intelectuais;
- humanos;
- financeiros.
7. Atividades-chave. São basicamente as ações que você quer planejar.
Como seu produto será criado?
Qual será o canal de distribuição?
Como será aa base do meu negócio ou produto?
8. Parcerias Principais. Os seus fornecedores fazem parte do modelo também. Afinal, muitos negócios dependem 100% deles para funcionar.
Quem será meu fornecedor potencial?
Quais produtos e serviços vou adquirir dele?
Meu negócio depende dele para funcionar?
9. Estrutura de Custo. Por fim e não menos importante. Se faz parte do seu modelo de negócios, é porque tem relevância. Neste último componente, você mensura os custos da sua operação.
Para a operação funcionar:
- Quais são os custos: fixos e/ou variáveis?
- Qual valor mensal necessário para manter a operação? E anual?
Crie um quadro
Provavelmente, você deve estar se perguntando qual o melhor formato para descrever todos esses tópicos, não é mesmo? Pode ser em um arquivo de Word, em um Power Point mesmo.
Mas, para ver o projeto como um todo, um quadro é a forma mais interativa e te proporciona uma visão única de todos os componentes ao mesmo tempo.
O quadro com todos esses componentes te ajuda a raciocinar e ligar todos de uma forma lógica. Todos os 9 itens precisam falar entre si. Não são singulares, mas sim, complementares.
Um não existe sem o outro. Claro que a disponibilidade de um quadro depende muito do seu espaço fisico. Mas caso tenha num sócio, é a melhor forma visual de discussão, correções e acertos.
Ainda, quando há mais de duas pessoas envolvidas, em reuniões, o modelo fica mais claro.
Quer referências para construir seu plano de negócios? Sugerimos os seguintes livros:
Business Model Generation, de Alex Osterwalder, considerado a bíblia do modelo de negócios.
Modelo de Negócios para Leigos, de Jim Muehlhausen.
Qual o seu modelo digital de negócio? 6 perguntas para ajudar a construir a empresa da próxima geração, de Peter Weill e Stephanie L. Worerner.
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