Qual a melhor forma de utilizar o sistema CRM

Aqui no blog, já trouxemos um conteúdo bem completo e cheio de informações interessantes sobre o sistema CRM. (Se ainda não viu, confira aqui). Nele, explicamos tim-tim por tim-tim o que é um CRM e como ele pode ser utilizado.

E a melhor forma de utilizá-lo, você sabe qual é?

Nova ferramenta, novos desafios

Toda vez que sua empresa implementa alguma novidade, seja software, hardware ou algum processo, há sempre uma alteração na forma como as coisas são feitas.

E isso pode dar um pouco de trabalho até que tudo esteja devidamente ajustado. Mas, como você investiu em uma nova ferramenta, como o sistema CRM, é preciso ter um trabalho sério e estratégico para tirar o melhor proveito possível e utilizá-lo da melhor forma.

Sendo assim, listamos algumas dicas para que você conheça a melhor forma de utilizar seu sistema CRM.

#Use e abuse dos dados

Qualquer bom software de gestão conta com um dashboards bem completo. E ele traz uma incrível visibilidade para que toda equipe consiga analisar e enxergar os dados. Um dica: estabeleça e organize diversos dashboards, com diferentes e importantes informações para cada área da empresa.

#Foco no histórico

Uma boa forma de utilizar o CRM é utilizar todo o histórico contido nele. Fazendo essa análise, é possível detectar tendências e prever o comportamento dos clientes.

#Utilize os recursos da sua agenda – incluindo atividades

Se há uma prática importante e uma forma interessante de utilizar o sistema CRM é deixando sempre uma atividade agendada. Sugestões:  e-mail, ligação ou status. Esses servem para entender como está o ‘relacionamento com aquele cliente ou prospect. Dentro do CRM, qualquer prospect sem atividade agendada será esquecido. #Nãoseesqueçadisso.

E já que falamos de atividades agendadas, é importante frisar que elas precisam estar integradas à agenda das equipes. É uma redundância, para que, mesmo que não estejam logados ao CRM, receberem uma notificação do compromisso. A integração das atividades com as agendas é um ótima forma de utilizar esse sistema.

#Sistema CRM como o centro do universo

A premissa é simples: se não está gravado no CRM, não vale de nada.

É importante que as equipes registrem todos os acontecimentos diretamente no CRM. É com as informações contidas nele que gestores e até mesmo as equipes conseguiram ler informações importantes para o dia a dia de trabalho.

#Não deixe qualquer um entrar

Sei que acabamos de falar que toda informação precisa estar contida no CRM, mas é sempre importante que se tenha rigidez no controle de acesso.

Qualquer dado inserido no CRM representa a produtividade de um vendedor ou de alguém da equipe. Por isso, o ideal é que cada usuário tenha seu login, para que se faça um controle bem rígido de tudo o que acontece na ferramenta.

#CRM e funil de vendas: tem tudo a ver

Uma forma de utilizar o CRM é ter um funil de vendas bem estruturado, para poder acompanhar a diferença de conversões entre as fases. Por isso, é importante uma análise criteriosa desses números. Com o CRM, é possível observar os percentuais em cada uma das etapas e desenvolver estratégias para aumentar a taxa de conversão.

Integre suas ferramentas de gestão

Outra forma de utilizar o CRM é integrando essa ferramenta a outras de gestão. Para empresas que contam com equipes externas, é muito importante contar com uma solução que ajuda no gerenciamento dessas equipes.

É o caso do Field Control, um app para prestadores de serviços externos, conta com uma série de informações importantíssimas sobre os clientes e que, quando cruzadas com as do CRM, dão ao gestor ainda mais poder para tomar decisões.

O Field Control conta, por exemplo, com uma linha do tempo e um mapa que mostra ao vivo onde estão os prestadores de serviços – o que dá ao gestor pronta respostas aos clientes -, o sistema conta com histórico de ordens de serviço, possibilitando que o atendimento consiga trazer de forma fácil e rápida toda a história e interação já realizada entre o cliente e a empresa.

É uma forma de demonstrar que sua empresa entende o cliente, seus problemas anteriores e o que precisa ser feito. Um técnico pode, ao olhar o histórico de ordens de serviço, perguntar se o problema anterior foi resolvido e se há algo que pode fazer para ajudar. Isso sim é atendimento personalizado.

Integração e tecnologia

A tecnologia que integra o aplicativo do Field Control, que é utilizado por técnicos de equipes externas, conta com um sistema web para os gestores e foi desenvolvida para aumentar a produtividade.

Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil. Empresas prestadoras de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.

Quer fechar com chave de ouro e começar uma demonstração? Agende agora no link: demonstração gratuita Field Control.