Como calcular ROI da sua equipe externa?

Mensurar os investimentos realizados nas empresas proporciona maior segurança e possibilidade de avaliação da continuidade de métodos, ações e ferramentas. Para te auxiliar, a Field te ensina como calcular ROI.

É algo que exige um tempo, mas os resultados são bem satisfatórios. Quando tratamos de ROI focado em equipes externas, o procedimento é o mesmo que os demais.

Apenas com algumas características que relevam os segmentos. Agora está pronto para relacionar as duas palavras ROI equipe externa, no mesmo conceito?

Sempre falamos por aqui de diversas dicas muito úteis sobre gestão de toda a empresa, mas já comentamos também de questões que cercam o cuidado com a equipe externa.

Recentemente, por exemplo, explicamos tim-tim por tim-tim como é possível reduzir custos de uma equipe externa, e até do papel do gestor junto à equipe externa e como monitorá-la.

Agora, neste post, vamos abordar outra tema muito importante. Porém, poucas vezes é utilizado na gestão de uma empresa: como calcular o ROI de equipe externa.

O que é o ROI?

De uma forma geral, o termo ROI (uma sigla em inglês para “Return over Investiment” e Retorno Sobre Investimento, em português) é utilizado nos mais diversos setores de uma empresa.

É um indicador que mostra qual o retorno em cima de um investimento feito.

Utilizar o ROI é uma estratégia que visa identificar o quanto a empresa está ganhando ou perdendo com investimentos.

Por exemplo, investimento em treinamento, novas ferramentas, retenção de clientes, contratação de colaboradores e equipamentos.

E ROI de equipe externa?

Como sempre comentamos por aqui, informação é poder, não é mesmo?

Quando temos as informações necessárias para a gestão da sua empresa, sabemos exatamente onde é preciso mexer. E o ROI de uma equipe externa não é diferente.

E é preciso entender que nenhuma outra ferramenta é tão eficaz e importante quanto o ROI de uma equipe externa. Esse número te ajuda a responder e entender pontos que podem mudar seu negócio, como:

– Quais suas principais fontes de lucro?

– O processo de vendas tem sido eficiente?

– As equipes estão atingindo o esperado?

– O atendimento ao cliente está fidelizando?

Com essas informações, que serão passadas pelo ROI de equipe externa, é possível entender onde e como investir seu rico dinheirinho. Afinal, ele não nasce em árvore, não é mesmo?

O ROI de equipe externa vai te ajudar a maximizar e melhorar seus investimentos, dando ainda mais valor ao seu dinheiro.

Como calcular roi da sua equipe?

Quando falamos de ROI de equipe externa, assim como o ROI de qualquer outra área, a conta básica a ser feita é: subtrair o lucro pela investimento inicial e dividir o resultado pelo valor do investimento inicial.

Lembrando que o lucro é tudo o que sua empresa ganha por meio das vendas.

Então, se a ideia é fazer o ROI apenas de uma parte da empresa, como o marketing, por exemplo, use apenas os números da área.

No caso do ROI de equipes externas, você pode fazer o cálculo projetando todo o setor (como será o exemplo abaixo).

Além de  utilizá-lo também para cada equipe, sempre utilizando os valores (de investimento e lucro) de acordo com cada uma das suas equipes.

Vamos a um exemplo:

– Investimento inicial: R$ 100.000,00

– Lucro feito por suas equipes externas: 200.000,00

A conta do ROI de equipe externa: (200.000 – 100.000) / 100.000: 1

Tenho um número e agora?

O cálculo está feito, mas é preciso entender o resultado do ROI de equipe externa. O que esse “1” quer dizer?

O ROI de equipe externa é R$ 1 e significa que para cada R$ 1 investido, sua empresa recebeu R$ 1.

Percentualmente, isso seria 100%. Para fazer essa conta, basta multiplicar o resultado do ROI de equipe externa por 100: R$ 1 x 100 = 100%).

Como calcular o ROI e saber se é bom ou ruim?

Temos um número – até percentualmente -, mas como saber se ele é bom ou ruim? Foi bom esse ROI de 100%?

Tudo isso vai depender do momento da empresa e do que se está buscando.

O ROI pode ser medido diariamente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente. Basta ter os dados necessários e fazer a mesma conta.

No exemplo que mostramos, se fossem dados diário ou até semanais, teríamos um bom ROI.

No caso de um investimento a longo prazo, o ROI da equipe externa já não foi um grande resultado.

E onde levantar essas informações?

A pergunta existe, mas é simples de responder: no seu software de gestão.

Nele, você terá todas as informações necessárias e importante para fazer o ROI equipe externa. Seja de toda a área, seja individualmente de cada equipe.

O Field Control, por exemplo, é um aplicativo para prestadores de serviços externos que armazena informações que podem ser utilizadas na hora de fazer o ROI de equipe externa.

Entre elas, algumas das receitas e gastos. Além de mostrar visualmente, por meio de calendário, a previsão dos serviços que foram realizados. Isso proporciona medir o lucro com mais facilidade.

Com o Field Control, o gestor de equipes externas é capaz de acompanhar todo o trabalho em tempo real, aumentando a produtividade da equipe e facilitando a comunicação entre técnicos e gestores.

Comece agora a melhorar a gestão da sua empresa. A tecnologia que integra o aplicativo utilizado por técnicos de equipes externas e um sistema web para os gestores foi desenvolvida para aumentar a produtividade.

Outro objetivo é elevar a qualidade de serviços prestados no Brasil.

Empresas prestadores de serviços dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações estão aptas para o uso.

Queremos tanto que você sinta esse impacto positivo, que te convidamos a agendar uma demonstração agora. É só clicar AQUI e experimentar uma nova forma de gestão, com foco no aumento da sua produtividade.