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A mobilidade nas empresas e a tecnologia como aliada

A mobilidade nas empresas e a tecnologia como aliada

A mobilidade nas empresas é realidade constante no Brasil. O perfil das mesas de trabalho dos profissionais que atuam com computadores mudou em curto período de tempo. Já se ligou nisso?

Com mais espaço, sem CPUs, teclados e monitores, nossa… como tudo mudou! Se recorda como esses equipamentos tomavam boa parte do ambiente? Os notebooks e tablets vieram para proporcionar um novo visual e formato de trabalho. Bem mais clean!

Ao participar de reuniões dentro ou fora da empresa, não é mais preciso levar o caderno de anotações. Isso é ótimo! O notebook, tablet e até mesmo smartphone já viabilizam anotar e apresentar o que será discutido. Esse novo conceito de mobilidade oferece rapidez, menor volume de  materiais de papelaria e possibilita ao funcionário atuar em diversos ambientes, até mesmo em casa em situações emergenciais, caso a empresa não adote o sistema home-office definitivamente.

A tecnologia também proporciona agilidade, auxiliando a mobilidade corporativa. Em tempos atuais, a velocidade da informação é essencial para que todo o fluxo de trabalho tenha o desempenho esperado. Já percebeu como a sociedade atual está cada vez mais exigente? principalmente clientes quando estão em fase de atendimento e precisam resolver problemas urgentes de serviços de reparos. Além disso, a satisfação dos funcionários de trabalhar com algo inovador, induz maior produtividade e qualidade do trabalho realizado.

Quando a empresa adota novos sistemas que facilitam e economizam tempo em tarefas que muitas vezes são consideradas monótonas, fazem com que a rotina do trabalho flua e os resultados sejam mais satisfatórios, a partir da implementação de processos mais eficientes. Por isso a importância da mobilidade nas empresas!

O aumento do lucro também está envolvido com as vantagens da mobilidade nas empresas. Pode-se dizer que, muitos empreendedores e gestores decidem investir em novos processos para aumentar a carteira de clientes, agilizar as demandas, reduzir custos e tempo com tarefas burocráticas. Tudo isso, para que o foco seja voltado com precisão, SIM! Precisão! nos processos que envolvem aumento da receita da empresa.

Ainda segundo o artigo A Inovação e Tecnologia nas Micro e Pequenas Empresas, a aplicação desse conhecimento tecnológico voltado à produção de novos produtos pode gerar processos dentro da organização, abrindo outros setores e vagas que possam desenvolver o núcleo da empresa com pessoas qualificadas e dispostas a novos conhecimentos.

Essas ações implementadas refletem no ambiente organizacional como um todo. Afinal, quem não gosta de atuar em empresas que utilizam os melhores e mais novos equipamentos, softwares e aplicativos para melhorar a gestão dos processos de trabalho como um todo? A satisfação dos funcionários conta nesses momentos e a retenção de talentos também fica mais viável e facilitada.

A competitividade de aumento do desempenho induz fatores notáveis em empresas que buscam sempre inovar os conceitos baseados na tecnologia. Muita vezes, apenas um único sistema que o concorrente investe já é fator de destaque para que seja a primeira escolha de potenciais clientes em momentos de pesquisa de mercado antes da aquisição de determinado produto ou serviço.

Teoricamente, a tecnologia está relacionada ao conhecimento acumulado, isso mesmo! aplicado por meio do trabalho e de habilidades nos empreendimentos mais difíceis e sofisticados. Atividades que exigem esforços podem levar muitas vezes a transformações revolucionárias. Não devemos resumi-la em um único aspecto, ela está também relacionada às lentas melhorias aplicadas aos processos e as ferramentas capazes de dar significância ao produto final e mobilidade nas empresas. Portanto, a tecnologia pode ser traduzida como o mais avançado estágio da técnica. Essa definição é de Paulo Figueiredo.

Outra vantagem é a solução de problemas cotidianos que a tecnologia soluciona nas empresas. Sabe aquele imprevisto indesejado? aquele acontecimentos corriqueiro? É HORA DE MANTER A CALMA!! até os empecilhos mais complexos podem ser resolvidos e prevenidos com potencial economia de recursos e tempo.

Para as pequenas e médias organizações que utilizam sistemas de atuação fora do ambiente do escritório, sobre a mobilidade nas empresas já existe dispositivos móveis como fonte facilitadora. Gosta de novidades? então o que acha quando digo que existem aplicativos, que fazem a otimização de rotas? a partir de localização e mapeamento geográfico da região de atuação do técnico, indicação de novos atendimentos sem necessidade de retorno à sede da empresa, comunicação fácil e em tempo real?

A vantagem dessa informação auxiliar na resolução de algum problema que não estava esperado ou descrito no chamado, para o qual o profissional precisará de auxílio para resolve-lo.

A padronização dos sistemas de trabalho entre os funcionários é outro fator positivo da tecnologia. Utilizando um mesmo programa/aplicativo, atuando em sintonia podem trocar informações compreensíveis aos envolvidos e, consequentemente, fazer com que a comunicação e ideias benéficas e viáveis fluam com maior credibilidade, rapidez e espontaneidade.

Ah! além disso, programas dispõem de uma visão geral de desempenho do negócio. Pode indicar pontos que precisam ser melhorados, apontar falhas para rápida reparação antes que torne um problema maior. Os bons métodos que trazem resultados rápidos e positivos também podem ser visíveis de forma mais ampla, com possibilidade de compartilhamento e expansão em todo ambiente, seja interno, seja externo.

Tecnologia da informação nas empresas

A Tecnologia da Informação (TI) deixou de ser algo inovador e agora é vertente obrigatória nas empresas. O desejo é expandir os negócios, independentemente do tamanho. Pequenas, médias e grandes empresas e até microempreendedores estão se inovando com a adesão de sistemas que facilitam as tarefas de rotina, como:

Administrativas;
Vendas;
Pós-venda;
Marketing e gestão.

Em muitas empresas, é comum os gestores acumularem tarefas, concorda? desde as administrativas, até as funcionais como analisar métricas de desempenho e evolução. Com a instabilidade do mercado, você sabe quem está preparado para atender a demanda de clientes exigentes? é quem têm condições de angariar mais clientes e proporcionar um serviço satisfatório proporcionando fidelidade.

Alguns gestores podem se incomodar com o uso excessivo da tecnologia, como celular, em horário de expediente. Vamos te dar uma DICA! que tal oferecer um aparelho próprio da empresa, apenas com recursos utilizados na atuação profissional? esse processo limitará o acesso a redes sociais e aplicativos que tiram o foco em horário de expediente. Essa opção também pode ser uma saída para alguns funcionários que reclamam de ter que utilizar equipamentos de uso pessoal no trabalho.

Produzir um planejamento estratégico antes de implementar qualquer mudança traz visibilidade e segurança para aquisição de determinados equipamentos e sistemas que poderão aumentar o lucro,  a produtividade e alavancar os negócios, independentemente do setor de atuação.

mobilidade nas empresas não é mera aplicação, ela realmente fornece recursos para uma eficiente evolução. Como por exemplo é de extrema importância nas empresas que fornecem serviços externos, para firmar o valor de sua gestão.

Algumas empresas ainda não investem em tecnologia por receio de mudanças de padrão e queda na produtividade, que muitas vezes, já é alta. Mas é preciso quebrar tabus e abrir a mente, principalmente gestores que atuam com jovens conectados.

Equipe Field Control

O Field Control é uma poderosa ferramenta de gestão para empresas prestadoras de serviços. Para o gestor, organização e controle da empresa. Para os técnicos, praticidade e mais rendimento nas atividades do dia a dia.

Modelo de Ordem de Serviço